ESSAS NOSSAS LETRAS!!
NOTA DO EDITOR: A proposta de Eloy Melonio, ao tratar as letras como personagens com temperamento, vontade e biografia própria, recoloca a língua num território que é menos gramática e mais dramaturgia. Quando ele transforma o “E” em ponte elétrica que “enfia, empurra, encaixa”, está lembrando que a conjunção mais modesta pode ser o grande motor do sentido: une opostos, suaviza conflitos, cria nuances. Já o “F” – esse “fê” que “faz frutas renderem bons frutos” e, ao mesmo tempo, ameaça quem “se ferrou-se” – expõe a ambiguidade lúdica da linguagem: a mesma letra que inicia o “fim” também inaugura o “frio” e o “fluxo”. É um modo de devolver às letras o que elas quase perderam no uso automático: corpo, humor, ironia, potência narrativa. Paabéns, pois Eloy Melonio (APB-MA) por mais esse capítulo.
-------------
E (é)
“E” traz em si a essência de “unir”, de “explicar”. Acentuada ou não, é, respectivamente, tônica ou átona. Mesmo curta, a espertinha é tão empoderada quanto elétrica. E não é de brincadeira, não! Se preciso, enfia, empurra, encaixa. Sozinha, com ou sem acento (é/e), entre uma e outra coisa (bem/mal), o jeito é escolher. "Elementar, caro leitor!"
F (efe ou fê)
"F é f*." Se inferiu outra coisa, você "se ferrou-se". Sim, duplamente, porque essa letrinha funcional faz frutas renderem bons frutos. Antes do ponto final, fique frio, pois "o fim de um ato pode ser o começo de outro".
Convidados O Brasil é campeão mundial na categoria - salários anuais - entre treinadores das 48 seleções da Copa do Mundo/2026
Especiais ANTONIO LOBO O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
Colunistas FT Escritor maranhense inovador do século XIX ganha força entre amantes da literatura fantástica.
“Mens sana” #Alongamento depois dos 40: preparar o corpo exige técnica, não apenas esticar os músculos
Swing&Jazz De Augusto Pellegrini: “Woody Herman (1913-1987)”
LANÇAMENTOS LANÇAMENTO DO LIVRO “UM MOMENTO POÉTICO ” do Coronel Sebastião Bispo Lopes. Mín. 11° Máx. 21°
Mín. 12° Máx. 23°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 26°
Tempo limpo
Colunista Socorro Guterres Socorro Guterres: “O retorno de Ulisses”. exclusivo para o Facetubes
Academias Brasil/Exterior Coirmãs De Carlos Nina, especial para a Plataforma Nacional do Facetubes: “A erosão do discernimento”.
DINO DE ALCÂNTARA ANTONIO LOBO O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA Escritor maranhense inovador do século XIX ganha força entre amantes da literatura fantástica.