Quarta, 26 de Janeiro de 2022
25°

Nuvens esparsas

Curitiba - PR

Cidades BOM DE BOLA

Edmilson Sanches: "DIA DE FREI EPIFÂNIO DA BADIA, O FREI BOM DE BOLA"

Edmilson Sanches (Convidado Especial)

16/12/2020 às 20h15 Atualizada em 16/12/2020 às 20h32
Por: Mhario Lincoln Fonte: Edmilson Sanches
Compartilhe:
capa
capa

DIA DE FREI EPIFÂNIO DA BADIA, O FREI BOM DE BOLA

*Edmilson Sanches (Convidado Especial)

Foto/capa: Frei Epifânio da Badia (à direita) com o jovem missionário católico Albé Ambrogio. Segundo o blog "Museu Virtual de Imperatriz" (http://museu-virtual.blogspot.com) a fotografia é do "final dos anos 1960" e foi feita "no grande quintal da Casa Paroquial de Santa Teresa", onde funcionava a CIRETRAN, na Rua 15 de Novembro, Centro antigo de Imperatriz (oficialmente a rua agora se chama Avenida Frei Manoel Procópio). A foto original está no arquivo fotográfico da Associação Humanitária de Imperatriz Albé Ambrogio.

 

Frei Epifânio da Badia  -- que dá nome ao estádio municipal de Imperatriz (MA), oficializado por projeto do à época vereador Edmilson Sanches --  nasceu em 15 de dezembro de 1916 em uma pequena cidade italiana de menos de 2.500 habitantes.

Essa cidade se chama Badia Calavena. É daqui que veio o nome religioso do frade desportista: Frei Epifânio da Badia.

Portanto, é assim que se deve escrever o nome religioso do frei: Frei Epifânio da Badia. Não é “Abadia” nem “da Abadia” nem “d’Abadia”.

E qual o porquê de nomes assim?

Desde antigamente, as pessoas que se devotam ao mundo espiritual escolhem ou têm seu próprio nome religioso. É como se “morressem” para o mundo material, secular, e “renascessem” para um novo mundo, o espiritual, com novo nome.

Geralmente o novo nome do religioso faz referência ao nome da cidade onde ele nasceu. Cite-se, por exemplo, São Francisco de Assis, da cidade de Assis, Itália. O nome "oficial" de São Francisco de Assis é Giovanni di Pietro di Bernardone.

Assim também é com Cristo, chamado “Jesus de Nazaré”, pois o Filho de Deus procedia da cidade de Nazaré, em Israel.

Maria Madalena, filha da cidade de Magdala (Israel).

Paulo de Tarso, o apóstolo, era filho da cidade de Tarso, na Turquia.

Santa Teresa d’Ávila, padroeira de Imperatriz (MA), era filha de Ávila, cidade da Espanha.

E mais uma: Madalena de Canossa, que dá nome a uma escola pública municipal de Imperatriz, era uma rica princesa italiana, da cidade de Canossa, que abandonou tudo para se dedicar aos pobres.

Com 22 anos Frei Epifânio foi ordenado sacerdote. Veio para o Brasil em 1947 e chegou ao município de Imperatriz em 10 de outubro de 1952. Ficou em Montes Altos, que ainda era distrito imperatrizense. Foi pároco de Montes Altos (que, após breve período como município, de 1955 a 1957, é extinto pelo Supremo Tribunal Federal, voltou a ser distrito de Imperatriz e, nova e definitivamente, torna-se município em 1958, com instalação em março de 1959). No final dos anos 1960, Frei Epifânio vem para a cidade de Imperatriz, onde morreu em 1982.

Estádio de Imperatriz.

4) O Estádio Municipal Frei Epifânio da Badia (Imperatriz-MA).

Frei Epifânio gostava de futebol e o praticava. Era conhecedor de técnicas e táticas. Jogou de batina até conseguir autorização da Igreja para jogar de calção.

Foi um frei que prestou muitos serviços para o município de Imperatriz: foi responsável por duas grandes paróquias (São Francisco e Fátima), dirigiu e construiu igrejas, organizou clubes de futebol e, entre outras atividades e realizações, dirigiu o Ginásio Bernardo Sayão.

 

EDMILSON SANCHES

[email protected]

Fotos:

Caption
Caption

2) e 3) Frei Epifânio no Formiga Futebol Clube, "recém-chegado à cidade de Imperatriz", segundo Frei Rodrigo (https://freirodrigodearaujo.blogspot.com.br) e no Nacional Futebol Clube, em Imperatriz. (Fotos do blog do Frei Rodrigo).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias