Quarta, 26 de Janeiro de 2022
25°

Nuvens esparsas

Curitiba - PR

Cidades PINTURAS EM CARVÃO

Artista maranhense ganha destaque internacional com pinturas à base de carvão

Vale ler.

18/12/2020 às 18h09
Por: Mhario Lincoln Fonte: Original do G1-S.Luís-MA
Compartilhe:
Foto original do texto
Foto original do texto

TEXTOS ESCOLHIDOS

Original do G1-S.Luís-MA

Artista maranhense ganha destaque internacional com pinturas à base de carvão

De São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís, o artista plástico Uendell Rocha tem se destacado pelas pinturas que usa o carvão como matéria-prima. Os trabalhos já foram expostos até em outros países.

As obras apresentam o cotidiano observado pelo artista em viagens por diversas regiões do país. Chama a atenção o realismo nas telas em um contexto artístico que destaca o claro e escuro nas imagens.

Artista desde criança, Uendell nasceu em São José de Ribamar e atualmente tem 47 anos. Ele conta que já foi bombeiro militar durante oito anos, mas decidiu mesmo viver de arte, a partir dos anos 90. Em 1999, fez sua primeira exposição profissional com o trabalho intitulado "Mulheres de Carvão".

Pinturas em carvão.

Pinturas com carvão criadas pelo artista plástico maranhense, Uendell Rocha — Foto: Paulo Pontes

"Eu acho que eu já nasci artista e não sabia, já nasci desenhando. (...) Sempre desenhei com carvão, sempre gostei de fazer parte do grupo de teatro, de participar dos concursos de desenho, sempre gostei da arte em geral, música, circo"

"Eu sempre usei materiais naturais, carvão, tijolo, giz, mas foi na minha primeira exposição que eu comecei a trabalhar só com carvão, a desenhar com carvão em telas, isso no finalzinho dos anos 90", relembra o artista.

As pinturas de Uendell já levou o artista a expor obras em várias regiões dentro e fora do Brasil, como Olinda (PE), Rio de Janeiro (RJ), Suíça e Portugal. Mas, apesar do reconhecimento, ele afirma que ainda é difícil viver apenas da arte.

"É um universo bem diferente do que as pessoas veem de fora, pensam que trabalhar com arte é um glamour, é uma farra, festa sempre, vivendo bem, tranquilo, viagens, sem preocupação. Trabalhar com arte é bem complicado, tem que gostar e saber se garantir no que faz para conseguir viver disso", relata Uendell.

Em 2020, Uendell Rocha planejava ir para Paris, na França, onde iria realizar uma exposição na Galerie Montmartre. Os planos foram adiados por conta da pandemia da Covid-19, mas os trabalhos para expansão de seu trabalho continuam, inclusive nas redes sociais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias