Quarta, 26 de Janeiro de 2022
23°

Nuvens esparsas

Curitiba - PR

Cidades PARABÉNS CONFREIRA

Imortal da Academia Poética Brasileira, poeta Elisa Lago, agora é Cidadã de São Luís

Ela nasceu no município de Pedreiras (MA).

22/12/2020 às 19h24
Por: Mhario Lincoln Fonte: ML
Compartilhe:
Genival Alves e Elisa Lago
Genival Alves e Elisa Lago

Nascida em Pedreiras (MA), imortal da Academia Poética Brasileira, poeta Elisa Lago, agora é Cidadã de São Luís

A Câmara Municipal de São Luís concedeu, na manhã desta segunda-feira (21), títulos de cidadania ludovicense a Maria Elisa Cantanhede Lago Braga Borges e Battista Soarez. Ambas as proposições de outorga dos títulos, são de autoria do vereador Genival Alves (Republicanos). A solenidade contou com a participação de vereadores, familiares e amigos dos homenageados.

Para Genival Alves, o título propicia reconhecimento às duas personalidades, que possuem vasta contribuição aos campos acadêmicos e cultural, e também têm servido de inspiração à juventude e colaborado para o futuro de São Luís. “A concessão da medalha, partiu do reconhecimento por toda a contribuição que ambos têm dado à nossa cidade, ao nosso estado. Por isso, buscamos, não apenas valorizar, mas dar a nossa contribuição àquelas pessoas, que desempenham papéis importantes por meio do seu trabalho, da sua obra”, frisou o parlamentar.

Quem é: Maria Elisa Cantanhede Lago Braga Borges, nasceu no município de Pedreiras (MA). É graduada em Pedagogia, bacharela em Direito e secretária executiva. Possui ainda pós-graduação em Negociação Coletiva no Serviço Público.É tambémservidora pública federal aposentada, cantora, intérprete e poeta. Foi pró-reitora de Recursos Humanos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É membro da Academia Poética Brasileira (APB), filiada à Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI) e à Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes da Sociedade Musical Brasileira (AMAR/SOMBRAS).

Elisa Lago: Cidadã Ludovicense.

O Dircurso

Cumprimento a mesa na pessoa do Vereador Genival Alves, propositor do projeto de concessão de tão honroso título de cidadã de São Luís. 

Cumprimento ao público aqui presente, na pessoa do meu marido Rui Braga Borges. Os convidados que aqui estão, são pessoas especiais, escolhidas com muito carinho, diante das restrições de segurança nesses tempos atípicos.

A palavra de ordem é GRATIDÃO: gratidão a Deus pelo dom da vida; gratidão à Ilha do Amor e sua gente, por terem me acolhido com tanto carinho; gratidão ao querido vereador Genival Alves e aos demais membros desta Casa Legislativa, por me outorgar o importante título, que agora me faz autêntica cidadã  ludovicense; fiquem certos de que o  honrarei; gratidão aos diletos familiares e amigos que vieram comigo comemorar este dia especial. 

O vereador Genival Alves, é um cearense de nascença que se tornou maranhense de coração. Não se rendeu às dificuldades; com fé e perseverança foi à luta em busca dos seus sonhos por uma vida digna e de partilhas. Ao chegar à esta casa, por sufrágio popular, exerceu com zelo e dedicação o seu mandato, sempre preocupado com a melhoria da qualidade de vida da população, nos segmentos saúde, infraestrutura, transporte, educação, esporte/lazer e cultura. Destaque deve ser dado, em relação ao segmento saúde, ao Projeto Saúde na Comunidade, que além de atendimento médico-odontológico e laboratorial, desenvolve ações socioeducativas, atendendo, principalmente, população mais carente. PARABÉNS VEREADOR! Tenho certeza de que seus projetos serão continuados, pois o senhor é um batalhador; e que tem ao seu lado uma parceira de fibra, a querida Rosiane Vale, com a qual constituiu uma família linda, com 4 filhos; família essa que prima pelos princípios da humildade, do respeito, do carinho e da responsabilidade.

Em 1989 escolhi viver em  São Luís, essa Ilha de Encantos, Bela, Magnética. Escolha acertada. Aqui criei meus filhos, firmei  muitos laços de amizade, fiz carreira profissional, e tenho concretizado meus sonhos. Amo essa cidade! Sofri com uma perda irreparável, em  pouco tempo que aqui cheguei, mas Deus tem me carregado em Seu colo, ensinando-me a conviver com essa dor, sem me perder: um dia nos reencontraremos, filha minha.

Assim, senhoras e senhores, é com alegria e emoção que recebo a acolhida do meu nome para outorga do título de cidadã de São Luís, sob as bênçãos de Deus: quanta honra ter o reconhecimento do nosso trabalho, nossas lutas, nossa história nessa passagem pela vida terrena. 

Como sempre falo, tudo nessa vida tem seu tempo certo; tempo para plantar... tempo para colher; e eu, eterna aprendiz, fui plantando no meu trabalho como servidora pública federal, exercendo com zelo, probidade e dedicação, diversos cargos de confiança, por um período de 42 anos, desses 30 anos somente dedicados à UFMA;  no apoio a projetos sociais sempre primando pelo anonimato; e ao me aposentar efetivamente em 2019,  tenho me dedicado  com mais intensidade à literatura e à música. Hoje colho os frutos: o reconhecimento que me orgulha, cada vez mais, de ser uma maranhense raiz: agora pedreirense e ludovicense. 

E para encerrar, vou ler uma de minhas poesias do livro Rascunhos de Gaveta:

 

TEMPO DE QUE PRECISO

Passa tempo, mas esquece de passar por mim...

não passo na vida como passatempo...

não sou atleta do contratempo...

não parei no tempo...

Espera tempo: ainda preciso de muito tempo.

FOTOS:

Solenidade.

O vereador Genival Alves e sua esposa Rosiane Rocha são fotografados ao lado da mais noca Cidadã de São Luís, título, aliás, merecidíssimo pelo tanto que Elisa Lago tem se dedicado às diversas causas públicas na capital do Maranhão.

 

Solenidade.

Ieldimar Sousa, amiga/ representando os conterrâneos pedreirenses. Todos os pedxcreirenses, com certeza, estão orgulhosos de ver um filho da terra chegar a receber um tpítulo tão honroso. A Academia Poética Brasileira, por seu presidente, jornalista Mhario Lincoln, parabeniza a confreira desejando tudo de bom neste 2021 e que possamos ter muitas atividades em prol da Cultura, da Música e da Arte do Maranhão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias