Sexta, 04 de Setembro de 2026 14:07
(xx) xxxxx-xxxx
Brasil Luto na Música BR

Genival Lacerda, autor de "Mate o véio", sucesso nacional, morre de complicações do COVID-19

Genival Lacerda era um símbolo da cultura do Nordeste

07/01/2021 19h28 Atualizada há 6 anos atrás
Por: Mhario Lincoln Fonte: Textos escolhidos: UOL/SP/Clélio Silveira Filho
Internet/google
Internet/google

Genival Lacerda, autor de "Mate o véio", sucesso nacional, morre de complicações do COVID-19

Textos escolhidos: UOL/SP

Genival Lacerda, de 89 anos, morreu hoje por complicações da covid-19. O cantor estava internado na UTI desde o dia 30 de novembro, quando foi diagnosticado com pneumonia, em decorrência da doença causada pelo novo coronavírus. O enterro do artista, de acordo com informações divulgadas em seu Instagram, acontece hoje às 18h no Cemitério Nossa Senhora do Carmo (conhecido como Cemitério Monte Santo), em Campina Grande (PB), sua cidade natal.

Continua após a publicidade

A notícia do falecimento veio a público pelo filho Genival Lacerda Filho, que revelou a informação em uma breve mensagem. "Painho faleceu", disse ele em seus stories do Instagram.

João Lacerda, seu segundo filho, também usou suas redes sociais para fazer uma homenagem. "Hoje perdi um dos maiores amigos de minha vida, amigo da música, de ensinamentos, amigo que na hora de brigar, sempre brigava e minutos depois nem lembrava que brigava, porque não guardava mágoa de ninguém", disse.

Emocionado, o músico ilustrou a postagem com fotos ao lado de Gevinal. "Meu Anjo da guarda, minha Luz, minha vida, hoje ele fez sua última viagem para ficar ao lado do Senhor Deus. Ainda ontem lembro-me de seu sorriso, de apertar sua mão! Agora terei de aprender a viver com sua imagem, e lembranças de um bom pai. De Vai na paz meu pai, sempre te amarei, teu João Lacerda Neto", finalizou João.

No último domingo, o mesmo comunicou piora no estado de saúde do patriarca. Já na terça-feira, a equipe que administra as redes sociais do cantor, pediu para que fãs, familiares e amigos doassem sangue. 

Carreira 

Nascido em Campina Grande, na Paraíba, em 5 de abril de 1931, Genival Lacerda era um símbolo da cultura do Nordeste e também um dos grandes nomes do forró. Antes de iniciar sua carreira como cantor, quando já morava no Recife, chegou a trabalhar em sua cidade natal como radialista. Seu primeiro álbum foi lançado em 1956. Em 1964, ele se mudou para o Rio de Janeiro e, 11 anos depois, alcançou a fama nacional com a música "Severina Xique Xique". Na década de 90, voltou a morar na capital pernambucana. Além do conhecido refrão "ele tá de olho é na butique dela", Genival também deu voz a sucessos como "Radinho de pilha", "Mate o véio" e "De quem é esse jegue". Apesar de não ter novos sucessos nas rádios nos últimos anos, Genival Lacerda continuava sendo um ídolo popular e, em 2017, recebeu no Palácio do Planalto a medalha da OMC (Ordem do Mérito Cultural).

Continua após a publicidade
Clélio Silveira Filho.

HOMENAGEM

Sobre Genival Lacerda, alguns trechos do seu ex-empresário musical (por anos), Clélio Silveira Filho, hoje empresário e dono do complexo de comunicação AGORA SANTA INÊS.

Diz: "Uma lenda da música brasileira se foi. Um dos cerca de 400 artistas com quem fiz shows como empresário ou produtor. Para mim foram 38 anos de carreira (...)". Dos shows que fiz com Genival Lacerda (...) um, não esqueço por motivos óbvios. (...) Foi na inauguração da usina elétrica de Tucuruí no Pará, no dia 22 de novembro de 1984. O show para umas 10 mil pessoas que trabalharam na construção da barragem. Como tínhamos shows no Goiás, Maranhão e Pará entre quarta e domingo daquela semana, saímos de Imperatriz-MA, para Tucuruí por volta das 4:30 da tarde em um avião Cesna bimotor que costumava viajar comigo. O colega de jornalismo Sérgio Macedo (...) quis ir com a gente. Então éramos 4 no avião com o piloto. 10 minutos depois de decolarmos de Imperatriz rumo a Tucuruí, caiu um temporal...escureceu tudo, e esse avião balançava mais do que um barco à deriva. Genival com os seus mais de 120 quilos ia no banco do copiloto e suava como nunca. Ficou apavorado e o piloto que estava no comando do vôo mostrou para Genival o painel da aeronave e disse que o "CB" ainda ia demorar uns 10 ou 15 minutos pra gente sair dele. O que de fato aconteceu. Genival não só suava como rezava e aumentava a tensão dentro do pequeno avião de seis lugares. Eu e o Sérgio Macedo fingiamos que tudo estava bem. E felizmente tudo terminou bem. Graças a Deus. Mas acho que o agora saudoso Genival Lacerda nunca passou tamanho susto. Uma tristeza sua partida agora (...). Que Deus o receba em um bom lugar. (...)".  Íntegra: https://www.instagram.com/p/CJwqEcPFt3q/?igshid=joexhuhle6ee

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Linda BarrosHá 6 anos atrásSão Luís/ MAEle fez parte de nossa história, nossa vida inteira. Uma grande perda, sem dúvida. Obrigada por nos mostrar um pouco mais sobre a vida dele.
Mostrar mais comentários
Curitiba, PR
Atualizado às 11h01
24°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 26°

24° Sensação
5.14 km/h Vento
41% Umidade do ar
100% (2.05mm) Chance de chuva
Amanhã (05/09)

Mín. 10° Máx. 17°

Chuva
Domingo (06/09)

Mín. Máx. 11°

Chuvas esparsas
Ele1 - Criar site de notícias