Quarta, 24 de Fevereiro de 2021 23:19
[email protected]
Cidades S.Miguel Arcanjo/SP

A importância do Grupo Caburé no resgate de tradições de raiz, no Brasil

Principalmente, na reconstrução e divulgação das mais autênticas manifestações populares da região

13/01/2021 15h25 Atualizada há 1 mês
421
Por: Mhario Lincoln Fonte: Rafael Francis
Capa
Capa

Grupo Caburé participou de importantes prêmios nacionais: o Prêmio Lollo Terra de MPB e o Make Music Brasil

 

Nota do Editor: a plataforma Facetubes.com.br se sente honrada por trazer, de forma exclusiva, (através de Rafael Francis e Cristiane) alguns detalhes por demais interessantes sobre esse magnífico Grupo Caburé, formado por jovens de muito talento e com uma responsabilidade imensa. A da reconstrução e divulgação das mais autênticas manifestações populares da região conhecida como fronteira do Vale do Ribeira, interior do Estado de São Paulo. Assim, esse grupo terá, a partir de hoje, toda vez que necessário, ampla liberdade para divulgar seus belos feitos neste site. Sejam bem-vindos.

Leia:

 

Rafael e Cristiane.

O Grupo de Cultura Popular Brasileira nasceu em 2018 na cidade de São Miguel Arcanjo no Estado de São Paulo, na fronteira do Vale do Ribeira, lugar de uma riqueza cultural enorme.

As canções do Caburé falam sobre a Mata Atlântica, o Vale do Ribeira e toda a riqueza cultural e ambiental da região. Todas as letras destas músicas são autorais, os arranjos foram feitos pelo grupo.

Já participou de festivais e eventos musicais nessa caminhada, entre eles se destacam o Prêmio Lollo Terra de MPB e o Make Music Brasil.

Na formação, o grupo traz as vivências de manifestações culturais brasileiras como a Capoeira Angola, o Coco, a Ciranda, o Bumba Meu Boi, entre outras. Além disso, aliado a esse movimento cultural, a investigação do grupo caminha no aprendizado da percussão, do Ukulele e Composição Musical.

O último trabalho foi o espetáculo cênico musical: Brasil Caboclo. "Esta ação foi fruto de uma vontade muito grande de falarmos e cantarmos sobre nossas matrizes culturais. Brasil Caboclo é o nome de um livro de um autor aqui de São Miguel Arcanjo (SP), o falecido Miguel dos Santos Terra, o Tio Miguer. Ele era um poeta que escrevia no jeito de falar do nosso caipira, falava muito desse termo caboclo que em nossas pesquisas mostrou que se refere a toda essa gente que representa um Brasil de fato. Negros, índios, mamelucos, mestiços e caboclos", diz Rafael Francis. Esse espetáculo é uma realização do Grupo Caburé & Convidados, uma produção da Contatroupe e contou com o patrocínio da Lei Emergencial da Cultura - Aldir Blanc.

 

Flayer.

Dando base de inspiração para as canções, foi lançado no mês de dezembro de 2020 uma prosa intitulada: Manifesto "Desesconder São Miguel" que se propõe a uma discussão sobre o que existia em São Miguel antes dela ser cidade, pois como muitas outras pelo nosso país, muitos falam sobre essa ideia de “terra de ninguém”, mas isso é papo de colonizador europeu e com base em pesquisas essas trazem novos pontos para esta prosa, principalmente sobre a questão indígena Guarani e a presença do povo negro na nossa região.

Enfim, esse é o Grupo Caburé que fala sobre sua terra e esse nome se deve muito a isso, pois traz como identidade do trabalho um dos nomes que é conhecido a “coruja buraqueira” muito comum de ser encontrada nas cercanias da Mata Atlântica, assim como também o nome faz referência a este país caboclo, mestiço e misturado que moramos e cantamos.

 

 

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 18° Máx. 26°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (25/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias