Sábado, 06 de Março de 2021 02:03
[email protected]
Cidades COLUNISTAS

Rogério Rocha: três Mulheres. Três escritoras fantásticas. Por que ler Akhmatova, Lygia e Cecília?

Matéria inclui vídeo do Canal de Rogério Rocha.

13/01/2021 16h38 Atualizada há 2 meses
247
Por: Mhario Lincoln Fonte: Rogério Rocha
capa
capa

Por que ler Akhmatova, Lygia e Cecília?

A escritora russa, uma das grandes personalidades de sua época, era dona de um estilo lírico e contido, porém com densidade emocional em versos tão belos quanto diretos. De linguagem banhada de lúcida concisão, a poeta teceu sua obra entre desespero de sua vida e o drama de amores nem sempre correspondidos.

Lygia Fagundes Telles (ou dona Lygia, como a ela se referia Bruno Tolentino) é uma escritora com produção que alia qualidade a quantidade, abrangendo vasta produção literária com muitos contos, crônicas e romances, além do trabalho de tradução de grandes textos da literatura mundial. Com uma trajetória que exprime a constância na evolução de seus escritos, começou a burilar, sobretudo a partir da década de 90, contos curtos e impactantes, época em que nos deu A Noite Escura e Mais Eu (1995) com que foi vencedora do Prêmio Arthur Azevedo, da Biblioteca Nacional, do Prêmio Jabuti e o Prêmio APLUB de Literatura, além de uma impressionante sucessão de outros importantes prêmios. Sua consagração definitiva viria com o Prêmio Camões (2005), pelo conjunto de obra.

Cecília Meireles, por fim, é simplesmente uma das maiores poetas da literatura brasileira. Nascida na cidade do Rio de Janeiro. Quer mais algumas razões? Basta ler O Romanceiro da Inconfidência (obra de 1953) – sua mais importante obra, Poemas Escritos na Índia (1962) e Ou Isto ou Aquilo (1964) – a obra inaugural do que convencionamos chamar de poesia infantil. Dona de uma notável versatilidade, Cecília publicou mais de 50 obras, em boa parte traduzida para línguas como o inglês, italiano, espanhol e francês.

VEJA O VÍDEO

">

 

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 02h03 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 25°

17° Sensação
4 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias