Quarta, 24 de Fevereiro de 2021 23:21
[email protected]
Cidades DO MARANHÃO

O CHORO DO MARANHÃO, DE CATULO AO 'CINCO GERAÇÕES', VAI QUERER, VAI QUERER?

"Deixa eu te dizer, o Maranhão está na história do Choro desde o comecinho".

14/01/2021 12h50 Atualizada há 1 mês
185
Por: Mhario Lincoln Fonte: Ricarte Almeida
Capa
Capa

O CHORO DO MARANHÃO, DE CATULO AO CINCO GERAÇÕES, VAI QUERER, VAI QUERER?

No próximo domingo (17.01), às 9H da manhã, o programa "Chorinhos e Chorões", faz um passeio pelo Choro do Maranhão, mostrando alguns grupamentos que fazem o gênero na cena discográfica e chorística do estado, nas últimas décadas. Às 9H, na Rádio Universidade FM 106,9. (Para ouvir, on line: http://www.universidadefm.ufma.br/radio_online.htm)

 

Deixa eu te dizer, o Maranhão está na história do Choro desde o comecinho. 

O Maranhense Catulo da Paixão Cearense é o autor da letra de "Flor Amorosa", música marco do surgimento do Choro, composição de Joaquim Antônio Callado, flautista renomado no Rio de Janeiro, na virada do século XIX para o século XX.

Ilustração (facebook/Ricarte).

Depois, Catulo foi decisivo para a aceitação e popularização do Violão no Brasil, instrumento, até então, marginalizado e perseguido no país.

Desde então, tanto o Choro tem se feito presente na cultura musical do Maranhão, quanto o Maranhão tem dado sua contribuição para o desenvolvimento e enriquecimento do Choro.

Grandes instrumentistas e chorões como Hélcio Brenha,  Turíbio Santos, João Pedro Borges, Amilar Brenha, Ignez Perdigão, Danúzio Lima, José Carlos Choairy, Joaquim Santos, Francisco de Assis Carvalho da Silva, o mister Six, dentre outros, são alguns maranhenses que, em diferentes papeis e lugares desse país, têm contribuído para o fortalecimento do gênero no Brasil e no mundo.

No próximo domingo (17.01), às 9H da manhã, o Chorinhos e Chorões, faz um passeio pelo Choro do Maranhão, mostrando alguns grupamentos que fazem o gênero na cena discográfica e chorística do Maranhão nas últimas décadas.

#xilogravura #airtonmarinho 

Grupamentos como o Instrumental Pixinguinha, o Regional Tira Teima, o grupo Cinco Gerações e o Choro Pungado, dentre outros, revelam o sotaque do Choro feito e tocado na terra do Bumba Meu Boi e do tambor de Crioula. 

Além das influências do Choro na obra de alguns dos mais importantes compositores do música popular do Maranhão. 

Compositores genais como Cesar Teixeira, Chico Maranhão, Joãozinho Ribeiro, Chico Saldanha e Josias Sobrinho trazem as influência do gênero, de forma escancarada em suas belíssimas obras musicais.

Eu tô é tu! Então se liga, doido, o Chorinhos e Chorões vai trazer toda essa rapaziada boa do Maranhão, com um colorido que é uma boniteza só! Assim como essa xilogravura do mestre Airton Marinho que ilustra lindamente esta postagem!

Às 9H, na Rádio Universidade FM 106,9.

www.universidadefm.ufma.br

Apoio cultural TVN

#ChorinhoseChorões #radiouniversidadefm #musicaintrumentalbrasileira #músicadomaranhão #ricartealmeidasantos #chorodomaranhão #TVNGrupos

#xilogravura #airtonmarinho #culturapopulardomaranhão 

Ateliê de Xilogravura Airton Marinho

Beco Catarina Mina, 211 - Centro Histórico 

São Luís - MA, 65010-480

Telefone: (98) 98185-8402

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 18° Máx. 26°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (25/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias