O CHORO DO MARANHÃO, DE CATULO AO CINCO GERAÇÕES, VAI QUERER, VAI QUERER?
No próximo domingo (17.01), às 9H da manhã, o programa "Chorinhos e Chorões", faz um passeio pelo Choro do Maranhão, mostrando alguns grupamentos que fazem o gênero na cena discográfica e chorística do estado, nas últimas décadas. Às 9H, na Rádio Universidade FM 106,9. (Para ouvir, on line: http://www.universidadefm.ufma.br/radio_online.htm)
Deixa eu te dizer, o Maranhão está na história do Choro desde o comecinho.
O Maranhense Catulo da Paixão Cearense é o autor da letra de "Flor Amorosa", música marco do surgimento do Choro, composição de Joaquim Antônio Callado, flautista renomado no Rio de Janeiro, na virada do século XIX para o século XX.
Depois, Catulo foi decisivo para a aceitação e popularização do Violão no Brasil, instrumento, até então, marginalizado e perseguido no país.
Desde então, tanto o Choro tem se feito presente na cultura musical do Maranhão, quanto o Maranhão tem dado sua contribuição para o desenvolvimento e enriquecimento do Choro.
Grandes instrumentistas e chorões como Hélcio Brenha, Turíbio Santos, João Pedro Borges, Amilar Brenha, Ignez Perdigão, Danúzio Lima, José Carlos Choairy, Joaquim Santos, Francisco de Assis Carvalho da Silva, o mister Six, dentre outros, são alguns maranhenses que, em diferentes papeis e lugares desse país, têm contribuído para o fortalecimento do gênero no Brasil e no mundo.
No próximo domingo (17.01), às 9H da manhã, o Chorinhos e Chorões, faz um passeio pelo Choro do Maranhão, mostrando alguns grupamentos que fazem o gênero na cena discográfica e chorística do Maranhão nas últimas décadas.
Grupamentos como o Instrumental Pixinguinha, o Regional Tira Teima, o grupo Cinco Gerações e o Choro Pungado, dentre outros, revelam o sotaque do Choro feito e tocado na terra do Bumba Meu Boi e do tambor de Crioula.
Além das influências do Choro na obra de alguns dos mais importantes compositores do música popular do Maranhão.
Compositores genais como Cesar Teixeira, Chico Maranhão, Joãozinho Ribeiro, Chico Saldanha e Josias Sobrinho trazem as influência do gênero, de forma escancarada em suas belíssimas obras musicais.
Eu tô é tu! Então se liga, doido, o Chorinhos e Chorões vai trazer toda essa rapaziada boa do Maranhão, com um colorido que é uma boniteza só! Assim como essa xilogravura do mestre Airton Marinho que ilustra lindamente esta postagem!
Às 9H, na Rádio Universidade FM 106,9.
www.universidadefm.ufma.br
Apoio cultural TVN
#ChorinhoseChorões #radiouniversidadefm #musicaintrumentalbrasileira #músicadomaranhão #ricartealmeidasantos #chorodomaranhão #TVNGrupos
#xilogravura #airtonmarinho #culturapopulardomaranhão
Ateliê de Xilogravura Airton Marinho
Beco Catarina Mina, 211 - Centro Histórico
São Luís - MA, 65010-480
Telefone: (98) 98185-8402
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 24°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 16° Máx. 23°
Sol com muitas nuvens e chuva