"Quando presenciamos uma situação em que alguém comete loucuras, prejudica a si mesmo, abre mão da sua individualidade, ou coloca o outro acima de tudo sem reciprocidade, normalmente questionamos: cadê o amor próprio?"
Ame-se!
Textos escolhidos: texto de Jeritza Gurgel/Diário do Nordeste
A Sisi fala da importância do amor-próprio com uma especialista, a psicóloga Carla Nogueira
Será que amor-próprio é algo que o ser humano vai construindo dentro de si? Carla Nogueira, psicóloga, foi a convidada da SiSi para tratar do tema, já que temos sempre notícias de ausência dessa falta de cuidado que as pessoas têm consigo mesmo. A temática está muito associada a rompimentos amorosos e é sobre esse viés que a psicóloga analisa:
“Quando presenciamos uma situação em que alguém comete loucuras, prejudica a si mesmo, abre mão da sua individualidade, ou coloca o outro acima de tudo sem reciprocidade, normalmente questionamos: cadê o amor próprio? E, às vezes, fica muito perturbador e difícil viver uma relação assim para ambos os lados. Sofre quem “ama” e quem é “amado”; porque isso não se trata de amor...
Para amar de maneira saudável e equilibrada, percebendo o outro separado e diferente de si mesmo, é preciso que o ser humano tenha necessariamente experimentado uma relação suficientemente boa com os primeiros cuidados maternos. O amor-próprio, sem dúvida, é uma conquista! Uma verdadeira aquisição no desenvolvimento emocional primitivo. Como todo processo, como toda relação, passa por falhas. Falhas mais leves conseguem ser superadas naturalmente ao longo da vida e permitem relações equilibradas, respeitosas e com limites. Falhas que se constituíram mais importantes e severas podem precisar de análise pessoal para serem melhores compreendidas e, talvez, resolvidas.”.
É importante perceber que a construção do amor-próprio muitas vezes não é apenas uma questão de querer. Trata-se de uma incapacidade que precisa ser tratada com um profissional capacitado. Portanto, fique atenta! Ter amor-próprio é ter coragem aceitar que chegou a hora de ressignificar a sua vida de uma forma correta. Ame-se!
REPLAY IHGM 100 anos de preservação e construção da identidade maranhense
12/10/2026 A Fé: Luiz Dernizo Caron é convidado da Plataforma Nacional do Facetubes
ESPECIAIS A Permanente Luta das Mulheres pela Quebra de Tabus na Política Brasileira
Especiais Projeto Arte em Fibra transforma saberes de mulheres maranhenses em coleção de bolsas e oportunidades de renda
CÍRIO DE NAZARÉ Do casco dos barcos às ruas de Belém: a arte ribeirinha veste o Círio e transforma tradição em renda
Especial CINEMA Sharon Stone é uma atriz, modelo e produtora norte-americana. É uma boa atriz e tem muitos filmes na carreira. Mín. 10° Máx. 19°
Mín. 10° Máx. 17°
Tempo nubladoMín. 11° Máx. 21°
Tempo nublado
Colunista Socorro Guterres COMO UM CÃO: O ABSURDO JURÍDICO EM O PROCESSO
Coluna de RUY PALHANO Dr. RUY PALHANO em texto que fala profundamente sobre a “perda do sentido e o vazio exsistencial”
Academias Brasil/Exterior Coirmãs João Ewerton celebra 50 anos de pintura e revela, em sete fases, as raízes culturais do Maranhão
Coronel Carlos Furtado De Carlos Furtado:“A DIFÍCIL ARTE DE SER POETA”