Sábado, 06 de Março de 2021 02:43
[email protected]
Cidades Amor Próprio

Será que realmente você tem o que os especialistas chamam de "Amor Próprio"? Vale ler e tirar conclusão..

Qual a importância do amor-próprio? A especialista e psicóloga Carla Nogueira responde!

12/02/2021 21h39 Atualizada há 3 semanas
193
Por: Mhario Lincoln Fonte: Jeritza Gurgel/Diário do Nordeste
Carla Nogueira. Psicóloga. Foto: LC Moreira
Carla Nogueira. Psicóloga. Foto: LC Moreira

"Quando presenciamos uma situação em que alguém comete loucuras, prejudica a si mesmo, abre mão da sua individualidade, ou coloca o outro acima de tudo sem reciprocidade, normalmente questionamos: cadê o amor próprio?"

Ame-se!

Textos escolhidos: texto de Jeritza Gurgel/Diário do Nordeste

A Sisi fala da importância do amor-próprio com uma especialista, a psicóloga Carla Nogueira

Será que amor-próprio é algo que o ser humano vai construindo dentro de si? Carla Nogueira, psicóloga, foi a convidada da SiSi para tratar do tema, já que temos sempre notícias de ausência dessa falta de cuidado que as pessoas têm consigo mesmo. A temática está muito associada a rompimentos amorosos e é sobre esse viés que a psicóloga analisa: 

“Quando presenciamos uma situação em que alguém comete loucuras, prejudica a si mesmo, abre mão da sua individualidade, ou coloca o outro acima de tudo sem reciprocidade, normalmente questionamos: cadê o amor próprio? E, às vezes, fica muito perturbador e difícil viver uma relação assim para ambos os lados. Sofre quem “ama” e quem é “amado”; porque isso não se trata de amor...

Ame-se, antes de qualquer decisão. (Google).

Para amar de maneira saudável e equilibrada, percebendo o outro separado e diferente de si mesmo, é preciso que o ser humano tenha necessariamente experimentado uma relação suficientemente boa com os primeiros cuidados maternos. O amor-próprio, sem dúvida, é uma conquista! Uma verdadeira aquisição no desenvolvimento emocional primitivo. Como todo processo, como toda relação, passa por falhas. Falhas mais leves conseguem ser superadas naturalmente ao longo da vida e permitem relações equilibradas, respeitosas e com limites. Falhas que se constituíram mais importantes e severas podem precisar de análise pessoal para serem melhores compreendidas e, talvez, resolvidas.”.  

É importante perceber que a construção do amor-próprio muitas vezes não é apenas uma questão de querer. Trata-se de uma incapacidade que precisa ser tratada com um profissional capacitado. Portanto, fique atenta! Ter amor-próprio é ter coragem aceitar que chegou a hora de ressignificar a sua vida de uma forma correta. Ame-se! 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 02h23 - Fonte: Climatempo
17°
Nevoeiro

Mín. 16° Máx. 25°

17° Sensação
6 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias