Quarta, 16 de Junho de 2021 23:46
[email protected]
Educação Educação Popular

Especiais: Por acaso você tem certeza de que a expressão PUTZ GRILA nunca existiu?

Entretenimento.

14/05/2021 12h56
111
Por: Mhario Lincoln Fonte: Superinteressante
capa
capa

Textos escolhidos: 'Oráculo/Revistasuper/Instagram.

PUTZ GRILA. A expressão surgiu no jornal mais engraçadinho de todos os tempos: "O Pasquim", tabloide semanal criado em 1969 que se opunha à ditadura militar e foi um dos símbolos da contracultura da época.

Os textos e charges do "Pasquim" inovaram na linguagem e popularizaram uma série de neologismos (isto é, palavras inventadas, como as de James Joyce e Guimarães Rosa) que acabaram sendo incorporados no vocabulário brasileiro.

Alguns faziam referência a palavrões e outras expressões pouco elegantes. É o caso do "putz grila", cuja grafia usada no tabloide era "putzgrila". Assim como o típico "puxa vida", ele faz referência a um xingamento bastante comum – e impublicável por aqui, mas que começar com a sílaba "pu" e termina em "ta".

Se a parte "putz" tem uma origem clara, o "grila" não é tão óbvio assim. De acordo com o professor Luis Augusto Fischer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), trata-se de uma brincadeira com expressão old school "grilado", que se refere ao estado de quem tem algum problema ou chateação (principalmente se a chateação em questão ocorreu na década de 1960).

Em suma: "putz grila" é um artificialismo que imita a evolução natural das expressões. O mais comum são as contrações. Caso de "Virgem Maria", que evoluiu para "Vixi Maria", "Ixi", "Xi...".

O fenômeno acontece em todas as línguas. Em inglês, a expressão de espanto "Jesus!" (que também existe por aqui) virou "gee" – em parte para evitar reprimendas por invocar nomes santos em questões desimportantes. Em espanhol, um dos xingamentos máximos é "me cago en Dios" (que não precisa de tradução e quer dizer basicamente fod#@-$&). 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 23h35 - Fonte: Climatempo
Céu encoberto

Mín. Máx. 15°

° Sensação
13 km/h Vento
93% Umidade do ar
40% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 13°

Nublado
Sexta (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 13°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias