Domingo, 28 de Novembro de 2021
18°

Muitas nuvens

Curitiba - PR

Cultura Mato Grosso do Sul

“Caravana de Circo de MS – Hoje o circo foi lá em casa” chega a Aquidauana, Distrito de Camisão e Anastácio

Com investimentos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul(FCMS), o Circo do Mato de Campo Grande...

13/11/2021 às 13h24
Por: Mhario Lincoln Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com investimentos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul(FCMS), o Circo do Mato de Campo Grande e Circo Le Chapeau de Dourados, juntos, estão levando apresentações culturais a oito municípios no interior do Estado e alguns distritos, totalizando 20 apresentações. As apresentações são gratuitas e abertas ao público em geral. No próximo sábado a iniciativa cultural chega em Aquidauana, no próximo sábado (13), às 9h e ao Distrito de Camisão às 15 e no domingo (14) em Anastácio, às 9h.

Quem não se lembra dos carros com alto falante em um grande cortejo circense anunciando a chegada dos circos nas cidades? Este antigo formato utilizado pelos circos décadas atrás, foi a solução encontrada em tempos de pandemia para a realização deste projeto, fazer com que o espetáculo chegue a casa das pessoas, e não será pela TV, internet ou pelas redes sociais não, será como antigamente ao vivo e em cores, em formato de caravana, passando no portão das casas e dos comércios, com acrobatas, malabaristas, pernas-de-pau, palhaços, comedor de fogo, apresentador, música e outras surpresas.

A nova proposta, visando não promover aglomerações de pessoas nas praças, inverteu a dinâmica usual. Ao invés do público ir à praça assistir o espetáculo, o espetáculo vai até as pessoas. “Como passamos lentamente pelas ruas em forma de cortejo, apresentamos vários números ao mesmo tempo, onde as pessoas que estão em suas casas e comércios possam apreciar de suas portas, janelas e calçadas. Tem sido uma experiência muito recompensadora e divertida também”, afirma Laila Pulchério, produtora do projeto e dirigente do Circo do Mato.    

O cortejo é realizado com veículos dos próprios grupos e um caminhão onde é instalado um aparelho aéreo de circo, decorado e customizado de forma a remeter a uma lona de circo, aos antigos desfiles dos circos quando iniciavam suas temporadas nas cidades, desfilando com seu elenco e seus principais animais para atrair a população para irem ao grande espetáculo.

“Este projeto é um reencontro da arte com o povo. Quando falamos da arte, principalmente no interior do Estado, o circo é uma das principais referências em muitos lugares e em alguns, a única. Depois de uma pandemia de quase dois anos podemos finalmente voltar e é muito gratificante, reencontrar o riso, a graça, a bailarina, o palhaço, o malabarista, surpreender as pessoas de todas as idades. Acreditamos que vamos levar o novo para os mais jovens e nostalgia para os mais velhos. E sempre alegria! Pra gente é um renascimento!”, destaca Mauro Guimarães, idealizador do projeto e um dos dirigentes do Circo do Mato.  

Junior de Oliveira, diretor do Circo Le Chapeau, destaca a importância do encontro entre os artistas de Dourados com os integrantes do Circo do Mato, da capital sul-mato-grossense. "São dois importantes grupos de circo do Estado e que mesmo em cidades diferentes estão embarcando nessa aventura de fazer algo novo e juntos. Mesmo com todas as dificuldades de logística, estamos prontos para levar a arte da alegria e a arte do circo para essas cidades do nosso estado", disse Junior.

O projeto tem a participação de Mauro Guimarães, Laila Pulchério, Yago Garcia, Frank Salomão e da fotógrafa Larissa Pulchério do Circo do Mato, e Junior de Oliveira, João Rocha, Társila Bonelli e João Dias do Circo Le Chapeau.  A Caravana de Circo de MS se encerra no final de novembro nos municípios de Jardim, Distrito de Boqueirão e Guia Lopes da Laguna.  

Serviços  

Dia 13 de novembro – Aquidauana – de 9h às 11h

Av. Mato Grosso do Sul (Bairro Nova Aquidauana), Rua Ovídio Costa (Vila Pinheiro), Rua Salviano de Oliveira (Jardim Aeroporto II)                                          

 

Dia 13 de novembro - Distrito de Camisão - de 15h às 17h.

Rua Sebastião Maciel

 

Dia 14 de novembro – Anastácio – de 9h às 11h

Jardim Independência e Bairro Cristo Rei – avenidas principais

 

Contatos e maiores informações:

Laila Pulchério 67 99912-1420 (Circo do Mato)

Mauro Guimarães 67 99909-9208 (Circo do Mato)

Junior de Oliveira 67 99176-6804 (Circo Le Chapeau)

 

Foto:Laila Pulchério

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias