Sábado, 05 de Setembro de 2026 01:18
(xx) xxxxx-xxxx
Brasil CULTURAL

Ruth Guimarães Botelho, uma pérola

Veja entrevista nesta página

22/06/2020 14h52 Atualizada há 6 anos atrás
Por: Mhario Lincoln Fonte: Centro Cultural SP
Ruth Guimarães Botelho
Ruth Guimarães Botelho

 

Continua após a publicidade

Ruth Guimarães Botelho, uma pérola

(*) http://centrocultural.sp.gov.br/

Continua após a publicidade

Ruth Guimarães Botelho, a Dona Ruth, é lembrada como erudita sensível e generosa, nas palavras de Guimarães Rosa. Aquela que escreve como uma fada escreveria, capaz de tratar de temas de filosofia, filologia e etnologia de forma simples porque escrevia para ser compreendida por toda a gente. 

O universo caipira é uma chave identitária importante para todo seu trabalho, muito bem elaborada no livro Água Funda, em que explora a linguagem, o misticismo e o folclore rural como se fosse uma conversinha ligeira e bem fluída sobre a vida na Fazenda Nossa Senhora dos Olhos D’Água, a partir de personagens que somos levados a conhecer pela contação de histórias das gerações passadas até as futuras:

D. Ruth escreveu: “A gente passa nesta vida, como canoa em água funda. Passa. A água bole um pouco. E depois não fica mais nada. E quando alguém mexe com varejão no lodo e turva a correnteza, isso também não tem importância. Água vem, água vai, fica tudo no mesmo outra vez” (Água Funda, 2018, p. 53)

A escritora não deixou muitos documentos sobre si mesma, mas é possível conhecer um pouco de seu trabalho e de sua relação com Mário de Andrade na entrevista concedida para a Ocupação Mário de Andrade do Itaú Cultural:

Acesse o link e conheça Ruth Guimarães Botelho: https://www.youtube.com/watch?v=1u4RuiYc3yM&feature=emb_title%3E

 

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Linda BarrosHá 5 anos atrásSão Luís -MaranhãoToda homenagem feita a você ainda assim é pouco pelo tamanho de sua importância dentro da Literatura Maranhense. Nosso grupo de pesquisa sentiu honrado com sua presenća e será sempre bem-vindo.
Carmen Regina DiasHá 5 anos atrásCascavelE a foto que ilustra o facetubes aqui... magnífica!!!!
Carmen Regina DiasHá 5 anos atrásCascavel...Olha isto! "...ele deixou o coração pendurado no varal, o mendigo olhou, chorou; roubou, na moral." Palmas!!!! Muitas palmas para este brilho de estrela em formaverso! ... E, então, ele mostra a delicadeza de seu coração: "E lá vai a lagarta com chapéu de dedal, larga, tá! Larga, a ninguém ela fará mal..." Maestria em Poesia! Suprema honra. "
Carmen Regina DiasHá 5 anos atrásCascavel e segue, abrindo a picada na mata: " Poeta que pisou em flores Para matar paixõea" .... e me surpreendendo com o inesperado "...foi-se a Alma. Sonoro dane-se às marcas da elite "...O trem flutuava sob vapor agonizante, queimou minha dudalina original e arrogante! Ficaram as chinelas..." ... E lá vem sabedoria: "..Saudade depressiva, rô, rô único papai noel de papel, estrelas com raspa de bombril toda a cura está no Rivotril..."
Carmen Regina DiasHá 5 anos atrásCascavelMestre é mestre! Já começa assim a poemaria do mestre: "CICLO UM Todos os dias Passa o trem da memória Pela minha porta. E isso importa Pra lembrar a história..." Ah, o trem dos tempos de eu menina... a uma quadra de casa... piuí...piuí... piuíiiiiii!!! poemas que me transportam pela linha do tempo. Gratidão.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
Curitiba, PR
Atualizado às 00h01
14°
Chuvas esparsas

Mín. 10° Máx. 17°

14° Sensação
3.09 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (24.63mm) Chance de chuva
Amanhã (06/09)

Mín. Máx. 15°

Chuvas esparsas
Segunda (07/09)

Mín. Máx. 11°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias