PAULO RODRIGUES ENTREVISTA JÚLIO CEZAR, SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA INÊS
1. Paulo Rodrigues – Secretário, Santa Inês superou a meta de participação dos alunos no SAEB. Como foi esse trabalho? Qual é a expectativa para o resultado?
Júlio Cézar – O trabalho se baseia na necessidade de termos uma nota que realmente mostre a situação de aprendizagem da rede municipal. Porque, devido a pandemia, em 2021 quando ocorreu a prova SAEB, boa parte de nossas unidades escolares não conseguiram atingir um percentual de 80% de participação. Por isso, a rede municipal não pode ser avaliada na sua totalidade. Fizemos um plano de ação para o ano de 2023, que tinha como principal objetivo colocar o maior número de alunos em sala de aula no dia da prova. É claro que não deixando de lado o aprendizado, mas sim trabalhando com maior zelo juntamente com os diretores, supervisores e professores para que todo esse empenho de ensino/ aprendizagem se efetivasse (no aluno). Feito o plano para o ano. As ações desenvolvidas foram:
- Reunião com diretores e Supervisores;
- Formação para professores do 5° e 9° anos, em língua portuguesa e matemática;
- Reforço escolar no contra turno;
- Campanha de divulgação na mídia com a participação dos alunos e toda a comunidade escolar;
- Contagem regressiva, adesivaço e muito mais; com isso conseguimos alcançar mais de 90% de participação dos estudantes no dia da prova, além de termos observado um grande empenho dos professores em sala de aula, dando o seu melhor não só para que os meninos e meninas participassem da avaliação, mas que pudessem alcançar um bom desempenho. Portanto, nossa expectativa é a melhor. Teremos uma nota mais assertiva sobre a educação da rede municipal. Vamos direcionar melhor nosso trabalho. Acreditamos que será uma nota muito boa levando em consideração o trabalho desenvolvido pela SEMED, mas principalmente o trabalho e empenho de cada professor, cada aluno, cada pai, enfim, de cada escola.
2. Paulo Rodrigues – Secretário, qual a importância do Programa Estudantil Crescer para Santa Inês?
Júlio Cézar – O programa Estudantil Crescer visa prioritariamente oferecer equidade as crianças mais carentes do nosso município. Por quê? Porque um dos principais requisitos para participar é ser frequente na escola. Sabemos que a criança que é assídua na escola tem muito mais chance de se desenvolver do que uma criança que falta às aulas. Além disso, com o programa Estudantil Crescer, o município vai garantir a permanência dessas crianças na escola. Com as crianças na escola teremos garantia de segurança física para elas, porque o tempo que ela está na escola ela está protegida. Ela estando na escola será alimentada com muita qualidade, porque oferecemos merenda de qualidade. Quanto mais tempo essa criança passa na escola, maior garantia de aprendizagem. O programa também, por meio de fiscalização, ajuda a manter, a vacinação dessas crianças atualizadas, também ajuda na atualização da participação da família nos programas sociais como o bolsa família, incentiva a retirada dos documentos pessoais das crianças como registro de nascimento, identidade, CPF, como também a renovação e atualização de documentos pessoais dos pais e responsáveis pelo beneficiário do Programa Estudantil Crescer. Com tudo isso o município de Santa Inês só tem a ganhar, logo ele atinge diretamente a meta 6 do Plano Nacional de Educação que é desenvolver equidade. Portanto, se as pessoas melhoram o município melhora. Um é o reflexo do outro.
3. Paulo Rodrigues – Quais serão as novidades para o ano letivo de 2024?
Júlio Cézar - Em 2023, nosso foco era principal alfabetização e letramento. Melhorar nossos índices. Com foco nas avaliações externas, tentando manter nosso calendário sem prejuízo de dias letivos. Foi um ano difícil, mas muito proveitoso, com grandes parcerias como o programa Trilhos da Alfabetização, Pacto Pela Aprendizagem e os projetos de contra turno da SEMED que todos juntos nos trouxeram bons resultados. Este ano continuaremos com as parcerias que incentivarão ainda mais a melhoria do processo de alfabetização e letramento. Teremos formação continuada com especificidade em turma multisseriadas, que atenderá diretamente os professores da zona rural. Também formação para professores de moda geral devido ao projeto que será desenvolvido em rede, além dos programas de nível nacional que já estamos inseridos, a primeira escola em tempo integral no município, mais uma escola militar e muito mais vem por aí. Devo ressaltar que iniciaremos tudo isso por uma extraordinária semana pedagógica que apresentará nossa linha de trabalho para 2024: a leitura. Será um ano onde nosso empenho também estará voltado para formação de leitores, portanto cantinhos de leitura, salas de leitura e bibliotecas funcionarão a todo vapor. Será um ano de muito trabalho, mas grandes vitórias.
4. Paulo Rodrigues – Quais são os desafios da educação pública municipal de Santa Inês?
Júlio Cézar – Os desafios do município de Santa Inês são os mesmos desafios de todo o Brasil como baixos índices de aprendizagem, fatores socioeconômicos, o envolvimento da família na vida escolar das crianças, o desinteresse dos alunos pela escola, a questão financeira que afeta professores e também a estruturação das escolas, além de equilibrar todas essas lutas com a questão política que atinge diretamente a educação. Para além disso tudo, conquistar a sociedade fazendo-a entender que a educação é o caminho para uma sociedade de sucesso. Estamos trabalhando para isso. Acredito muito na força e no trabalho de nossos professores. Estou muito confiante para este ano de 2024, porque temos desenvolvido um trabalho com muita responsabilidade, muito pé no chão, apostando sempre no trabalho desenvolvido em conjunto com a comunidade escolar e com toda a sociedade de Santa Inês.
5. Paulo Rodrigues – Paulo Freire afirmou: “Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Você concorda com o mestre?
Júlio Cézar – Não só concordo, mas ousadamente acrescento, que assim como uma religião, a educação deve ser rezada todos os dias, na vida das pessoas. Porque os princípios de transformação que a religião causa na vida de quem a busca, a boa educação, a educação de qualidade possui, que é amar a Deus e amar ao próximo. Uma sociedade sem amor não constrói educação, assim como uma educação sem amor inviabiliza a construção de uma sociedade. Precisamos entender que educação é um fazer beneditino: tem que rezar, limar, fazer todos os dias, construindo para colher num futuro, quer estejamos ainda nele ou não. A colheita poderá ser feita pelas futuras gerações, portanto não é construída no egoísmo é desenvolvida no amor fraternal dentro das escolas, nas relações humanas estabelecidas na convivência escolar e em sociedade.
6. Paulo Rodrigues – Deixe uma mensagem para os nossos leitores
Júlio Cézar - Leia. Leia quando estiver triste, quando estiver feliz, quando estiver com a cabeça cheia, porque os únicos perigos de ler são não ser obrigado a acreditar no que te dizem, questionar o que te falam, ter suas próprias ideias. Acredite sempre na EDUCAÇÃO.