Segunda, 15 de Julho de 2024 15:10
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Blogs e Colunas Especiais

Mais um texto enviado pelo Coronel Carlos Furtado, presidente da coirmã Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares

"Sinto-me de todas as formas, agredecido por essa parceria e por ser o coronel Furtado, Presidente da AMCLAM, essa pessoa humana diferenciada, cujas patentes da farda se converteram em 'starts' poderosos em prol da cultura nacional. Parabéns, amigo". (Mhario Lincoln).

26/06/2024 18h13 Atualizada há 3 semanas
Por: Mhario Lincoln Fonte: Coronel Carlos Furtado
MHL recebe a Antologia AMCLAM das mãos do Presidente Furtado.
MHL recebe a Antologia AMCLAM das mãos do Presidente Furtado.

COLETÂNEA ESCRITORES DA INDEPENDÊNCIA: 200 ANOS DA HISTÓRIA CULTURAL DO BRASIL – (1822 – 2022)
Organização: Élle Marques & José Pereira da Silva
Mundo Cultural World (MCW)


“Do Portal Aqui Brasil para o Facetubes” – A contribuição de Mhario Lincoln para a cultura nacional, especialmente a do Maranhão.Texto referente ao ano de 2017.

 

 Carlos Furtado*

 

Um portal de notícias é um espaço que reúne postagens diversas, principalmente notícias, podendo ser conteúdos exclusivos, como colunas, e, dependendo do porte, pode também ser chamado de site ou blog de notícias.


No ano de 2004, em Curitiba-PR, por iniciativa e criação de Mhario Lincoln e João Batista do Lago, foi lançado, na rede mundial de computadores, o “Portal Aqui Brasil”, trazendo a possibilidade da inclusão de vídeos, áudios e arquivos em formato de texto. Mesmo com dificuldades iniciais, o projeto alcançou um significativo sucesso que levou seus protagonizadores a criarem, em 2017, a Plataforma Facetubes, especializada em literatura, arte e música. 


A grandeza da Plataforma Facetubes (www.facetubes.com.br) é sua amplitude de alcance como um espaço de divulgação da cultura brasileira, abrangendo a literatura, música, arte, educação e as ciências sociais, representada por meio de poetas, historiadores, jornalistas, professores, pesquisadores, escritores e/ou simplesmente colaboradores que desenvolvem habilmente a arte de transpor para o papel emoções, posições, pensamentos e críticas, contribuindo, decisivamente, para essa corrente de ávidos leitores em busca de informações e novidades culturais.


Avaliando a conjuntura e justificativa desse projeto vitorioso, torna-se necessário fazer uma pequena retrospectiva sobre a vida de Mhario Lincoln. Dessa personalidade logo se evidencia uma inteligência peculiar, um homem de bons propósitos, um profissional bem-sucedido, um perspicaz ser humano de múltiplos conhecimentos adquiridos em seus anos de estudos, reforçados de forma contínua ao longo dos anos, já a partir de tenra idade, 14 anos quando se iniciou no jornalismo.


Como retratado no post “Do Maranhão para o Brasil: Mhario Lincoln” (www.palavraeverso.com/post/do-maranhão-para-o-brasil-mhario-lincoln), a sequência empreendida de leituras ao longo de seus primeiros cinquenta anos lhe permitiu desenvolver a habilidade criativa e a construção de roteiros abrangentes e, assim, escrever suas obras. 

 

Pedro Sampaio e Élle Marques (Mundo Cultural World (MCW)).

Respeitado em todas as atividades desenvolvidas e desempenhadas, Mhario Lincoln sobressai pela gama de conhecimentos que possui, mas, acima de tudo, por suas habilidades, características e comportamentos pessoais, cativando pessoas mundo afora por seu altruísmo. É advogado e jornalista. Editor do portal www.facetubes.com.br. Antes, foi Oficial de Gabinete do Governo Nunes Freire, da Assessoria de Imprensa do prefeito Haroldo Tavares. Assessor da Assembleia Legislativa. Assessor Especial do Vice-Governador do Maranhão, Ribamar Fiquene. Assessor especial do presidente do Tribunal de Justiça, na presidência do desembargador Emésio Dario de Araújo. Trabalhou em televisões e rádio, foi colunista diário de jornais em São Luís-Ma até 2006. Advogado da Secretaria da Fazenda, auditor concursado. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria da Fazenda, da Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão, Caema, da Secretaria de Trabalho e Ação social. É membro-fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas. Liderou durante vários anos movimentos sociais que resgatavam alcoólatras das ruas de São Luís. Tem vários livros publicados nos gêneros de Literatura Fantástica, Poesia, Prosa, Resenhas, História em Quadrinhos e duas obras de Direito Administrativo. Uma de suas principais obras é o livro "INA-A VIOLAÇÃO DO SAGRADO", sobre o afundamento do terceiro maior graneleiro do mundo, em águas do Maranhão. Foram mais de 20 mil exemplares vendidos em vários países, inclusive na Asia. É também músico e compositor. Lançou 2 CDs. Um instrumental (Baixada) e outro vocalizado (Mhario Lincoln & Amigos). É Embaixador Universal da Paz, pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix, Suisse/France, Comendador, título concedido pelo Governo do Maranhão e recebeu Medalhas de Mérito da Academia Maranhense de Letras e pelos 50 anos de fundação da Loja Maçônica no Rio de Janeiro. Nasceu em São Luís. Mas reside em Curitiba-Paraná deste 2014.


Mesmo tendo fixado residência em Curitiba-PR, guarda no coração uma devoção especial pela Ilha do Amor, São Luís, seu torrão natal, desenvolvendo um incansável trabalho de divulgação da cultura maranhense e exportando-a para o mundo.


Autor de "República do texto", "Firmina diferente", " A Bula de pecados", "Vampiros de areia", "Segredos poéticos", ensaios como o impactante “Lírica Adjutória – Considerações sobre a Essência Introspectiva da Poesia de Gonçalves Dias”, entre outros, Mhario Lincoln explica que o apoio para se tornar escritor/poeta, recebeu de sua genitora, a colunista social Flor de Lys Felix.


Flor de Lys foi a primeira pessoa a apresentar um programa social na televisão maranhense, ficando no ar de 1973 a 2011. Ao todo, chegou a contabilizar gloriosos cinquenta e cinco anos de carreira. Uma mulher à frente de seu tempo, sendo a primeira a dirigir um automóvel nas ruas de São Luís, tendo ainda realizado vários concursos de Miss Maranhão, além de ser possuidora de habilidades na música e na poesia, e ter sido compositora e intérprete, tendo sido contratada, nos anos 60, pelo empresário e hoteleiro Moacir Neves, para ser a atração principal dos saraus, às sextas, no Grande Hotel do araçagy, ao lado de outro monstro sagrado da música maranhense, José Hemetério, exímio no violão e no violino.


Não há dúvidas de que a versatilidade de sua gênese, em muito resultou e influenciou essa figura fantástica querida no Maranhão e no Brasil: jornalista e poeta Mhario Lincoln.


O Maranhão lhe deve muito pelo espetacular trabalho que Lincoln desenvolve em prol da cultura maranhense e brasileira. A minha homenagem a esse ícone, como um humilde escritor, é inserir o nome de sua genitora, Flor de Lys, em uma obra de minha autoria que se encontra em fase de pesquisas, ainda sem nominação definitiva, que registrará as “Mulheres Importantes ao longo dos tempos”, e, como presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares, escolhê-la como patronesse da cadeira nº 46 de Acadêmico Correspondente.

-------------------

Coronel Carlos Furtado* é presidente da  Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Comendadora Élle Marques - Editora Mundo Cultural World Há 3 semanas Santa Inês -MAMerecida homenagem á Mhario Lincoln e à inesquecível Flor de Lys (sua mãe). Excelente texto de Carlos Furtado - escritor e presidente da Amclam. Sentindo-me deveras honrada por ser contemplada na matéria em foto ao lado do Ilustre amigo e poeta, Pedro Sampaio, na cerimônia do 6o. Ano da Academia Maranhense de Ciências Letras e Artes Militares, ocasião em que fui condecorada com a elevada medalha da Academia, ao lado de personalidades Ícones da cultura,como Mhario Lincoln - Presidente da APB.(EM)
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
COLUNA DA AMCLAM - Academia Maranhense de Ciencia, Letras e Artes Militares
Sobre COLUNA DA AMCLAM - Academia Maranhense de Ciencia, Letras e Artes Militares
Editoriais do Cel Carlos Furtado, presidente da AMCLAM.
Curitiba, PR
Atualizado às 12h02
12°
Chuviscos

Mín. 10° Máx. 13°

11° Sensação
4.12 km/h Vento
76% Umidade do ar
100% (6.97mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 10° Máx. 12°

Tempo nublado
Amanhã (17/07)

Mín. 12° Máx. 20°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias