Terça, 03 de Dezembro de 2024
20°

Tempo nublado

Curitiba, PR

De Portugal Colaboradores

De Marco Neves, "História das Línguas de Lisboa: do Terramoto ao século XXI"

Marco Neves é colaborador convidado pela Academia Poética Brasileira.

15/07/2024 às 10h02 Atualizada em 15/07/2024 às 10h17
Por: Mhario Lincoln Fonte: Marco Neves
Compartilhe:
Marco Neves, direto de portugal.
Marco Neves, direto de portugal.

Marco Neves, original de seu canal no Youtube. Confira outras novidades: https://www.youtube.com/watch?v=5BHFc4FjP68

MARCO NEVES: Tem sete ofícios, todos virados para as línguas: tradutor, revisor, professor, leitor, conversador e autor. Não são sete? Falta este: é também pai, com o ofício de contar histórias. Para lá das profissões, os amigos sempre lhe reconheceram a pancada das línguas. Nasceu em Peniche e vive em Lisboa. É professor na FCSH e investigador no CETAPS. É autor de vários livros sobre línguas e mantém uma coluna sobre o tema no Sapo 24. Foi fundador do escritório de Lisboa da Eurologos.

 

Durante algumas décadas do século XVIII, Lisboa estava dividida em duas cidades, com os nomes de Lisboa Ocidental e Lisboa Oriental. Um terremoto quase destruiu essas duas cidades. Confira abaixo toda essa história interessante, contada por um dos maiores especialistas em línguas portuguêsas, prof. Marco Neves, desde Portugal, abaixo:

 

 A Vida Secreta das Línguas
Por pouco, o Terramoto não destruiu duas cidades de Lisboa. 


Usei a bibliografia na página https://certaspalavras.pt/bibliografia/, em especial as obras sobre a história do português (Cardeira 2006; Faraco 2019; Teyssier 1982; Venâncio 2019, entre outros). Sobre as cartas de D. Estefânia: Lopes 2013. Obrigado a Serge Lunin por me ajudar a corrigir algumas gralhas (as que ficaram são da minha responsabilidade, claro).

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias