Sábado, 24 de Outubro de 2020 23:56
[email protected]
Brasil NOVO MEMBRO APB

Leolpoldo Vaz, escolhe ELZA FERNANDES PAXECO para patronesse na APB

Elza Fernandes Paxeco é filha de Fran Paxeco.

01/10/2020 18h44 Atualizada há 3 semanas
152
Por: Mhario Lincoln Fonte: ML
Imortal APB, Leopoldo Gil Dulcio Vaz.
Imortal APB, Leopoldo Gil Dulcio Vaz.

Nota do Editor: Escolhido em meados de 2020 para uma das últimas vagas (deste período), na Academia Poética Brasileira (3x1), concorrendo com mais dois outros importantes nomes, Leopoldo Gil Dulcio Vaz, membro do IHGM e da ALL, importante pesquisador paranaense, mas residente em São Luís do Maranhão, foi alçado à Cadeira número 91 da APB, tendo escolhido, com muita felicidade, a filha Elza, de Fran Paxeco, para Patronesse, no momento em que (virtualmente) presta homenagem a ela, como se lê, abaixo. Seja bem-vindo Leopoldo Gil

 

Elogio à Patronesse:

Por LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ, eleito para a Academia Poética Brasileira, Cadeira Número 91.

Elza Paxeco, 1935. Foto tirada
em Londres.
Cedida por Rosa Machado9

Ao ser informado por Mhario Lincoln de que fora aceito para ocupar a Cadeira número 91, na Academia Poética Brasileira, disse-me que cada membro deveria escolher um patrono. Após muito pensar – entre meus dois patronos: no IHGM, Dunshee de Abranches; na ALL, Fran Paxeco. Pensava mais em Fran Paxeco, pois estava a escrever sua biobibliografia – Recortes & Memórias, o título, levantando tudo o que fora publicado dele e sobre ele, nos jornais das terras onde passara. Estava no ano de 1912 quando me deparei com a notícia de nascimento de sua filha, Elza,  e, por isso, a escolhi para minha patronesse na Emérita Academia Poética Brasileira. Abaixo, uma história rápida do que pude compilar sobre ela. (Obs: Quando Leopoldo Vaz escreveu a matéria abaixo, ainda não lhe havia sido informado o número da referida Cadeira na APB). Click no link para ler a íntegra:  

https://www.flipsnack.com/page-flip-software/customize/1ns65afunf

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias