Sexta, 04 de Setembro de 2026 20:19
(xx) xxxxx-xxxx
Brasil NOVO MEMBRO APB

Leolpoldo Vaz, escolhe ELZA FERNANDES PAXECO para patronesse na APB

Elza Fernandes Paxeco é filha de Fran Paxeco.

01/10/2020 18h44 Atualizada há 6 anos atrás
Por: Mhario Lincoln Fonte: ML
Imortal APB, Leopoldo Gil Dulcio Vaz.
Imortal APB, Leopoldo Gil Dulcio Vaz.

Nota do Editor: Escolhido em meados de 2020 para uma das últimas vagas (deste período), na Academia Poética Brasileira (3x1), concorrendo com mais dois outros importantes nomes, Leopoldo Gil Dulcio Vaz, membro do IHGM e da ALL, importante pesquisador paranaense, mas residente em São Luís do Maranhão, foi alçado à Cadeira número 91 da APB, tendo escolhido, com muita felicidade, a filha Elza, de Fran Paxeco, para Patronesse, no momento em que (virtualmente) presta homenagem a ela, como se lê, abaixo. Seja bem-vindo Leopoldo Gil

 

Elogio à Patronesse:

Continua após a publicidade

Por LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ, eleito para a Academia Poética Brasileira, Cadeira Número 91.

Elza Paxeco, 1935. Foto tirada
em Londres.
Cedida por Rosa Machado9

Ao ser informado por Mhario Lincoln de que fora aceito para ocupar a Cadeira número 91, na Academia Poética Brasileira, disse-me que cada membro deveria escolher um patrono. Após muito pensar – entre meus dois patronos: no IHGM, Dunshee de Abranches; na ALL, Fran Paxeco. Pensava mais em Fran Paxeco, pois estava a escrever sua biobibliografia – Recortes & Memórias, o título, levantando tudo o que fora publicado dele e sobre ele, nos jornais das terras onde passara. Estava no ano de 1912 quando me deparei com a notícia de nascimento de sua filha, Elza,  e, por isso, a escolhi para minha patronesse na Emérita Academia Poética Brasileira. Abaixo, uma história rápida do que pude compilar sobre ela. (Obs: Quando Leopoldo Vaz escreveu a matéria abaixo, ainda não lhe havia sido informado o número da referida Cadeira na APB). Click no link para ler a íntegra:  

https://www.flipsnack.com/page-flip-software/customize/1ns65afunf

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Professor Leão D'Aalmeida Sevagio (86 anos), aposentado e fora do eixo. Por isso estou a felicitar-me por ler este título.Há 6 anos atrásVivi em São Luís 26 anos/Lisboa-Portugal.Excelente escolha mestre Leo. Nossa querida Elza foi sócia correspondente da Academia Maranhense de Letras e da Associação das Academias Brasileiras de Letras e também as representou com méritos, aqui em Portugal. Uma honra para todos nós que estamos a estudar sua vida e suas obras.
João Abreu LiñaresHá 6 anos atrásDistrito de Santo Amaro, em São PauloMuito interessante Leopoldo. Confesso que não tinha conhecimento de tanta galhardia de Elza. Meus parabéns por integrar essa APB. Já é muito comentada aqui nos meios literários.
Mostrar mais comentários
Curitiba, PR
Atualizado às 18h01
16°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 26°

16° Sensação
2.57 km/h Vento
95% Umidade do ar
100% (2.05mm) Chance de chuva
Amanhã (05/09)

Mín. 10° Máx. 17°

Chuva
Domingo (06/09)

Mín. Máx. 11°

Chuvas esparsas
Ele1 - Criar site de notícias