Terça, 21 de Janeiro de 2025
18°C 28°C
Curitiba, PR
Publicidade

"Vai Saber" poema de Mhario Lincoln publicado em 2019, vira "Hip Hop", em música gravada em português, de Portugal.

O poema "(..) revela-se uma autêntica odisseia desesperada na busca do amor verdadeiro, desvelando uma profundidade emocional e uma complexidade que exigem um real destaque". Jornalista Dollores Figo. (Portugal).

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Orquídea Santos
07/08/2024 às 11h21 Atualizada em 07/08/2024 às 12h48
"Vai Saber" poema de Mhario Lincoln publicado em 2019, vira "Hip Hop", em música gravada em português, de Portugal.
@Algaver Studio

---------------------------------------------
A Capa desse Single foi produzido por IA com base em foto original, autorizada pelo "Algarver Studio".
---------------------------------------------

 

ORQUÍDEA SANTOS. Artista redescobre poesia de Mhario Lincoln e grava no estilo 'Hip Hop'. Esse poema redescoberto agora, foi publicado originariamente em "O Diário", em 2019. Veja a matéria, abaixo:

"PUBLICADA EM "O DIÁRIO"

Dollores Figo
(Portugal/2019)

Analisando o poema “Vai Saber”, enviado por Mhario Lincoln para nosso telemóvel, revela-se uma autêntica odisseia desesperada na busca do amor verdadeiro, desvelando uma profundidade emocional e uma complexidade que exigem um real destaque.

O poema abre-se com uma confissão íntima do poeta, que, com a mão trémula, insere no livro uma mensagem pessoal. A criação de uma paisagem imaginária e a inclusão de experiências pessoais numa “caixa-forte” simbolizam a tentativa de proteger e preservar as suas emoções mais profundas. Os “áis” mencionados no final da primeira estrofe representam as dores e os lamentos do poeta, que são cuidadosamente guardados.

Na segunda estrofe, o poeta desenvolve a temática dos “áis” da vida, expondo uma luta incessante para sobreviver, apesar das adversidades. A referência às “hóstias” e às “rezas para Adão” sugere uma busca espiritual e uma tentativa de encontrar consolo na fé. As “varinhas de condão” evocam uma esperança mágica de transformação e alívio das dores.

A terceira estrofe marca um regresso à poesia como um meio de expressão e cura. Escrever sobre as dores torna-as mais leves ou até indolores, evidenciando o poder terapêutico da arte.

O refrão, “Vai saber”, encapsula a incerteza e a confusão do poeta em relação aos seus sentimentos. A mudança de perspectiva de “ontem era outra” para “hoje, é sempre você” denota uma oscilação emocional e uma luta interna para compreender os próprios sentimentos. A expressão “Ora, pá, prós diabos” acrescenta um toque de frustração e resignação, enquanto o poeta admite que tudo o que pensa está ligado à pessoa amada. A repetição de “Nem sei mais se te amo ou se te odeio” sublinha a ambivalência e a intensidade dos sentimentos".)

 

************

 

A REDESCOBERTA

O poema foi redescoberto e transformado em música por Pup Brown@.

VAI SABER
Poema de Mhario LIncoln
Música e Arranjo: Pup Brown@

..................................

(Verso 01)
Eu, o poeta, com mão inquieta,
coloco no livro, uma mensagem,
invento uma paisagem,
e dentro, de uma caixa forte,
jogo experiências pessoais.
No fundo, são meus áis.

[verso 02]
Ais da vida, ais de tudo,
Mas eu sobrevivo, contudo
Fico à mercê de meu coração.
Quantas hostias consumi
Quantas rezas para Adão
Quantas varinhas de condão.

Então volto a poesia
escrevendo minhas dores,
para torná- las leves
ou indolores.

[Forte refrão]
Vai saber
nem sei o que dizer.
Até ontem era outra.
Hoje, é sempre você.
Ora, pá, prós diábos
tudo que penso, tem você,
Nem sei mais se te amo
ou se te odeio, vai saber...
Nem sei mais se te amo
ou se te odeio, vai saber...



QUEM É PUP BROWN@?

Pup Brown@, nascido em Maputo, Moçambique, é um artista regional com uma carreira distinta no cenário da música. Crescido em um ambiente onde a literatura sempre foi influência marcante, Brown enfrentou desde cedo dilemas pessoais que moldaram sua expressão artística. Sua paixão pela literatura levou-o a gravar um álbum musical que rapidamente ganhou reconhecimento na sua comunidade. De 2020 pra cá, em sua incursão no universo digital com a produção de singles tem ajudado a consolidar sua carreira. A virada significativa ano passado quando relendo "O Diário", deu-se com a poesia de Mhario Lincoln. Pup Brown@ viu uma oportunidade única. Inspirado pela profundidade emocional da obra, ele decidiu adaptar a poesia para o formato de Hip Hop, demonstrando sua habilidade em integrar influências literárias e musicais em seu trabalho. entrou em contato com pessoas e descobriu o email do poeta brasileiro. Feito o acordo, o resultado saiu agora, como se pode ouvir abaixo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Joema CarvalhoHá 6 meses CuritibaFicou muito bom!! A música temperou o poema!
Maria Arcanja DoliveiraHá 6 meses Tejo/São Paulo SPMhario LIncoln. Uma das poesias mais profundas que ouvi. Não conhecia Pup Brown. É que estive em Moiçambique em 2009. Passei 1 semana dando palestras sobre Camões. Népoca ele deveria ser ainda bem pixote. Parabéns.
MARIA NAUZA LUZA MARTINSHá 6 meses BrasíliaSalve salve Mhario Lincoln seu poema é envolvente e inspirador. Acredito que os leitores certamente se identificarão com teus ais. Dollores Figo foi muito enfática em sua análise sobre as entrelinhas do seu poema. O Rapper Pup Brown garimpou ouro. Amei. Parabéns!
Lucio AlvesHá 6 meses Belo Horizonte MGEspetacular. Bravo! Grande Mario.
Mostrar mais comentários