No vídeo abaixo, trecho do poema "Príncipe no Roseiral", de Matilde Campilho, interpretado pela própria autora.
Quem é MATILDE CAMPILHO?
Matilde Maria d’Orey de Sousa e Holstein Campilho nasceu no dia 20 de dezembro de 1982, em Cascais, Portugal. Uma das poetas contemporâneas mais influentes da língua portuguesa, ficou muito conhecida ao publicar seus poemas em vídeos na internet, alcançando uma verdadeira legião de fãs. Em 2014, lançou o seu primeiro livro de poesias, intitulado “Jóquei”, com grande sucesso de crítica.
Matilde Campilho se autodenomina “nômade”. Formou-se em Letras em Lisboa, em História da Arte em Milão, na Itália. Veio morar no Rio de Janeiro em 2010, aos 28 anos, para trabalhar como jornalista e redatora. Inclusive, segundo a própria autora, foi em uma tarde no Parque Lage, no Rio, onde escreveu o seu primeiro poema. Entre 2010 a 2013 publicou seus primeiros poemas, em jornais cariocas e de São Paulo.
Muitos críticos consideram Matilde uma escritora “niilista”. Contudo, ela mesmo faz questão de fugir dos rótulos. Utilizando uma linguagem única em seus versos – misturando expressões cariocas e lisboetas ao mesmo tempo -, as obras poéticas da portuguesa abordam temas cotidianos da cidade, descrevendo cenários e analisando os hábitos das pessoas. A arte, as imagens e a música também são bem exploradas pela autora, como uma forma de amenizar saudades e adonar a sua própria imaginação.
Vídeo-bônus