(Texto: Mhario Lincoln/'Jornal Pequeno'/2001)
Fotos: arquivo pessoal do artista.
Contam os livros de ouro da mitologia, que a voz de soprano - a mais aguda das vozes - só foi concebida por Zeus, às meninas e aos meninos (estes, até os 12 anos de idade). Para os homens, Zeus tiraria o privilégio, após os 12 (a puberdade) porque, a partir dali o homem acabava "tortuando os caminhos do bom senso, perdendo-se além-mar e esquecendo seu talento". Até, então, e ainda no século XV até antes do XX, os italianos usavam da violência cirúrgica para garantir que seus puberbos de 12 anos, que seguiam a carreira musical, continuassem com voz de soprano, impedindo que os hormônios masculinos fossem liberados no corpo, após a puberdade.
Foram séculos de ignorância, covardia e desumanidade. Aí, DEUS que a tudo vê, beliscou a orelha da humanidade e fez nascer uma geração inteira de sopranos que independiam de químicas ou mesoquímicas orgânicas para continuar cantando. Um desses frutos mágicos da bem-aventurança do Poder Superior é Fernando de Carvalho, gerado à toda luz no útero de Regina.
E mais: Fernando materializou-se exatamente em São Luís para fazê-la ser reconhecida no Mundo inteiro não só por possuir prédios em ruínas ou lamúrias. Porém, por ter nascido e continuar latente a voz de um dos maiores sopranos da América Latina.
* Num desses calorentos começos de tarde, em São Luís do Maranhão, ouvi, como de súbito, numa emissora AM, no programa Panorama Cultural, a música "Louvação de São Luís", entoada de forma suave, com encadeamento melódico e interpretado por uma voz soprana harmônica e bela.
* Confesso que foi a primeira vez que ouvi Fernando de Carvalho cantando o Hino de São Luís, assim atribuído à música de Bandeira Tribuzi.
* Pois bem, "Louvação de São Luís", era, na verdade, um dos muitos clássicos que Fernando de Carvalho nos brindaria com seu novo CD que foi lançado no Teatro Artur Azevedo, no mês de abril de 2001.
O CD "Clássicos" foi gravado entre julho e outubro do ano passado, em São Paulo, onde, por um dom extraordinário do maestro Miguel Briamonte, foi criado um ambiente acústico, num tempero primoroso entre voz e instrumentos de corda e sopro.
* Outros encantos musicais ganharam interpretação sacerdotal de Fernando de Carvalho: Bela Mocidade, o chorinho Flor Amorosa, Kumbaya, com participação do Coral São João Fiz a "Cama na Varanda" (veja vídeo abaixo) ou a música essencialmente erudita "Melodia Sentimental", do poema sinfônico "Floresta do Amazonas", de Villa-Lobos. Confesso que me perdi e viajei milhares de quilômetros no passado ouvindo, sentido, buscando "Linda Flor", "Uirapuru" e "Gracias a La Vida", música latina eternizada por Mercedes Sosa.
Como se vê, se "Zeus" realmente existe, como comentavam os livros de ouro da Mitologia, há tempos, com certeza, deve estar envergonhado com a "rasteira" que o Deus Cristão deu nele: conservar límpida e brilhante a voz insuperável desse soprano maranhense.
SEGREDOS
(1) "Para não gritar e arranhar a voz, quando é necessário falar um pouco mais alto, entoo uma melodia. Para chamar minha mãe, por exemplo, não grito, digo: manhhhhhêeeeeeeeeeeeeee..., como se estivesse praticando um exercício de escala musical". (Fernando de Carvalho).
(2) "Não sei não, Mhario. Mas meu respeito a meu público está acima de qualquer coisa. Por isso, procuro ir fundo nos projetos que idealizo. Nunca pensei só em mim ou em só obter lucros. Pensei, antes de tudo em dar minha pequena parcela de contribuição para fazer esse Mundo um pouco melhor através do dom que Deus me deu: poder cantar, cantar... e cantar". (Fernando de Carvalho).
O outro lado do CD "Clássicos"
*A missão de Fernando de Carvalho e do Maestro Miguel Briamonte ao produzir esse CD "Clássicos", o primeiro na carreira solo do soprano maranhense, foi árdua: fundir, num só trabalho fonográfico o ERUDITO com o POPULAR, sem fugir às características básicas de ambas as tendências musicais.
Fazer com que o "ouvinte" se aperceba, com a mesma acuidade auditiva, da sensação emocional da interpretação de Fernando na peça erudita "Melodia Sentimental", como em "Over the Rainbow", um dos clássicos da Broadway. Ou ainda, "Bela Mocidade", um bumba-meu-boi autêntico com o jazz "Cry me a river". Pouca gente se inteirou dessa dificuldade.
Não foi tão fácil assim! Somente a grandiosidade desse dueto Carvalho/Briamonte para gerar algo tão disperso, mas harmônico. Milimetricamente harmônico.
Ora, além disso, tem que se destacar o timbre, a interpretação de Fernando que impregna cada faixa com o que realmente ela representa aos ouvidos de quem o escuta. Desta forma, quem sai de "Fiz a Cama na Varanda", homenagem justa a Dilú Melo e vai ouvir, mais na frente outra faixa completamente diferente, como por exemplo, "Swing Low", ou mesmo o chorinho "Flor Amorosa" de Catulo da Paixão Cearense, enlouqueceria, se não fosse a grande versatilidade desse, que é um dos maiores soprano da atualidade - e- por graça divina - bem maranhense....
Recordação Única:
UM DOS MAIS GRANDIOSOS SHOW DE FERNANDO DE CARVALHO,
CORAL SÃO JOÃO E CONVIDADOS MUITO ESPECIAIS
CATEDRAL DA SÉ, NOSSA SENHORA DA VITÓRIA
Imagine a majestosa Catedral da Sé, em São Luís do Maranhão, iluminada pelas luzes do Natal. É nesse cenário encantador que o renomado cantor maranhense Fernando de Carvalho, acompanhado pelo Coral São João e Convidados muito especiais, presenteiou a população ludovicense com seu tradicional CONCERTO NATAL NA CATEDRAL.
O palco é compartilhado por talentos excepcionais como Alex Melo, Arleide Louzeiro, Carlos Alfredo, Danielli Firmo, Grupo Lamparina, Rose Nogueira, Ruber e Sarah Vale. Cada artista trouxe sua própria magia, contribuindo para uma noite inesquecível de música e emoção. A atmosfera da Catedral Metropolitana de São Luís foi transformada em um verdadeiro templo de arte e celebração.
Gravado em 17 de dezembro de 2020, em plena pandemia, o concerto foi realizado sem a presença de público, seguindo rigorosamente os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo sem a plateia física, a energia e a emoção transbordaram, capturando a essência do Natal em tempos desafiadores.
O repertório é uma viagem musical que atravessa clássicos do cancioneiro natalino maranhense, nacional e internacional. Canções que evocam júbilo, fé, paz e esperança em dias melhores. A produção, assinada por Camila Carneiro Produções, foi viabilizada pela Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural e pela Secretaria de Estado da Cultura (SECMA) do Governo do Estado do Maranhão, garantindo que a tradição e a cultura continuem a brilhar.
Abaixo, o vídeo do evento que pode ser visto na íntegra através do Canal de Fernando de Carvalho no Youtube. Basta clicar na janela e assistir.
A Redação do Facetubes faz essa merecida homenagem, relembrando um dos grandes momentos de Fernando de Carvalho (na coluna Mhario Lincoln, datada de 2001, no início desta matéria), até o CONCERTO de NATAL NA CATEDRAL, a fim de agradecer por tudo que esse artista de Vanguarda (mesmo sendo muitas vezes clássico) tem oferecido ao Brasil e ao Mundo, levando não só a música nacional e internacional aos grandes palcos e emissoras do mundo inteiro, como também a música regional do Maranhão, seu berço e sua origem.
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 33°
Tempo nublado