Redação do Facetubes
Nota da Redação: Mhario Lincoln conheceu o extraordinário Hermeto Pascoal, quando em visita a Curitiba. Depois de um longo papo, Mhario confessou que aprendeu muito. Ele declarou, na época, à imprensa curitibana: "Hermeto é um músico de altíssimo nível e de imensa criatividade. Falamos de harmonia de adaptação musical de poesias. No meio do papo, mais que de repente, ele leva o copo (com água mineral) à boca e faz um solo saxofoniano. Eu fiquei pasmo! E ele me disse algo que nunca mais (como aprendiz) vou esquecer: '(...) quer ser um bom músico? Então goste de fazer música. Eu sou música, eu nasci música, e para mim é isso que interessa: tocar, compor e estar com esse povo maravilhoso'. Então enxerguei mais na frente. "fazer música", não pode e nem deve ter, apenas, sentido comercial, monetário. Precisa ter a mente livre disso para fazer música. E para completar esse pensamento ele também me falou: '(...) Eu componho todos os dias, a todo momento. Até quando eu não tenho papel na mão, eu estou compondo, posso estar assobiando, posso estar cantando. Às vezes, quando eu estou com papel, eu escrevo a música. Então é natural que eu continue fazendo música. Se meu grupo puder gravar, maravilha. Se outros músicos do mundo puderem gravar também, uma maravilha'. E tudo isso que ele me contou ficou gravado na parede do Café onde conversamos, no Shopping Itália, no Café "Terra Verdi". Hoje, a cafeteria não mais existe. Mas ficou imortalizada a partitura que Hermeto, de próprio punho, e de improviso, (veja foto) escreveu e ofereceu ao proprietário do local, empresário Claudio Tsuyoshi Ushiwata. Fato inesquecível, pois eu vivenciei e senti tudo isso de pertinho.(...)", revelou Mhario Lincoln à reportagem. A Cafeteria "Terra Verdi", como foi mencioado, foi a primeira cafeteria orgânica de Curitiba, fundada em 22 de maio de 2000 e proporcionou momentos muito agradáveis (como esse). Durante 17 anos consecutivos reinou absoluta como ponto de encontro da intelectualidade curitibana. Aliás, era um encontro que reunia artistas, admiradores do bom café e integrantes do Clube do Vinho Orgânico. "Tenho as melhores recordações daquele local, no Shopping Itália, quando passei a frequentá-lo por volta de 2012. Sem dúvida era um dos mais tradicionais da cidade de Curitiba", completa o jornalista Mhario LIncoln.
O PRÊMIO
A imprensa se derramou de elogios, merecidamente. "A genialidade de Hermeto Pascoal mais uma vez reconhecida. Ele venceu o Grammy Latino 2024 na categoria Melhor Álbum de Jazz com o álbum "Pra você, Ilza"! A obra é uma homenagem à sua esposa Ilza Pascoal, celebrando uma parceria de décadas que influenciou profundamente sua carreira. No disco, Hermeto reafirma sua genialidade e legado no cenário internacional, explorando a fusão de ritmos e improvisações que caracterizam seu estilo único". (JornalNota).
Aos 88 anos, o multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal continua encantando o mundo com sua genialidade inigualável. Conhecido como o "Bruxo da Música", Hermeto transforma sons do cotidiano em composições que transcendem fronteiras, explorando uma fusão única de ritmos e improvisações.
Em seu álbum mais recente, "Pra você, Ilza", Hermeto homenageia sua esposa, Ilza Pascoal, traduzindo em arranjos as cartas de amor que lhe escreveu. A obra celebra uma parceria de décadas que influenciou profundamente sua vida e carreira, reunindo uma seleção de instrumentistas para dar vida a essa declaração de amor musical.
A genialidade de Hermeto não passa despercebida entre os grandes nomes da música. Miles Davis, em sua autobiografia, referiu-se a ele como "um dos músicos mais impressionantes do planeta" (Miles: The Autobiography, 1989). A pianista Chick Corea também expressou admiração: "Hermeto é uma fonte inesgotável de inspiração. Sua música é um universo em si" (DownBeat Magazine, 2012).
Os críticos musicais também exaltam sua obra. Segundo José Teles, do Jornal do Commercio, “Hermeto Pascoal é uma das maiores expressões da música brasileira, um artista que desafia e expande os limites da criatividade” (Jornal do Commercio, 2018).
Para além dos palcos e estúdios, Hermeto recebeu recentemente o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Alagoas, em reconhecimento à sua contribuição inestimável para a cultura e a música. A hora de entrega está prevista para ocorrer em Arapiraca ainda este ano, em data a ser definida.
Os fãs terão a oportunidade de vê-lo ao vivo nesta sexta-feira (15), durante o Festival Carambola, na Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas (Adepol), em Maceió, a partir das 15 horas. Uma chance única de vivenciar a magia de sua performance e ser tocado pela energia de sua música.
Hermeto Pascoal continua a ser um farol de criatividade e paixão. Sua obra não apenas ilumina a cena musical internacional, mas também enche de alegria e alegria todos aqueles que têm esperança o privilégio de ouvi-la.
---------------
Fontes:
Mín. 16° Máx. 19°