Trasncrito* por: Antonio Oliveira, da Academia Poética Brasileira
GÊNIO & SABEDORIA
Quanto mais se sabe, tanto maior é a necessidade de saber. Gênio não é certamente questão de arbítrio, mas, de liberdade, como chiste, amor e crença, que um dia terão de se tornar artes e ciências. Todo homem completo tem seu gênio. A verdadeira virtude é o gênio. A virtude é o bom senso tornado energia.
O verdadeiro homem é aquele que chegou até o centro da humanidade. Combine os extremos e você terá o verdadeiro centro. Forme sua vida humanamente e você terá feito o suficiente: mas, você nunca alcançará o auge da arte e a profundidade da ciência sem algo divino. Arte e obras de arte não fazem um artista; sentido, entusiasmo e instinto sim.
Do que os modernos querem, devemos aprender o que a poesia deve se tornar; do que os antigos fizeram, o que a poesia deve ser. A beleza é aquilo que é simultaneamente atraente e sublime. Um aforismo deve ser totalmente isolado do mundo circundante como uma pequena obra de arte e completo em si mesmo como um ouriço.
Os aforismos são a verdadeira forma da filosofia universal. Só se pode tornar-se filósofo, mas, não sê-lo. Como se acredita que é um filósofo, ele deixa de sê-lo. Quem não filosofa por causa da filosofia, mas, usa a filosofia como um meio, é um sofista. Inspirações espirituosas são os provérbios dos educados.
A versatilidade da educação pode ser encontrada em nossa melhor poesia, mas, a profundidade da humanidade deve ser encontrada no filósofo. É peculiar à humanidade transcender a humanidade. Os mistérios são femininos; eles gostam de se cobrir, mas, ainda querem ser vistos e adivinhados. O principal é saber algo e dizê-lo.
Como os mundos possíveis de Leibniz, a maioria dos homens tem apenas o mesmo direito de pretendentes à existência. Existem poucas existências. Todos os homens são um tanto ridículos e grotescos, só porque são homens; e, a esse respeito, os artistas podem muito bem ser considerados como o homem multiplicado por dois. Assim é, foi e será.
O que os homens são entre as outras formações da terra, os artistas estão entre os homens. Um artista é aquele para quem o objetivo e o centro da vida é formar sua mente. Todo homem bom se torna Deus progressivamente. Tornar-se Deus, ser homem e educar-se a si mesmo são expressões sinônimas.
************
Karl Wilhelm Friedrich von Schlegel, 10 de março de 1772, Hanôver, Alemanha – 12 de janeiro de 1829, Dresden, Alemanha. (TRANSCRITO POR ANTONIO GUIMARÃES DE OLIVEIRA. DATA: 28.12.2024. SÃO LUÍS-MA).