Terça, 21 de Janeiro de 2025
18°C 28°C
Curitiba, PR
Publicidade

Volta ao Facetubes a coluna semanal de Literatura Arte e Música do jornalista Mhario Lincoln

A coluna de Mhario Lincoln será semanal e versará sobre os assuntos importantes do momento, nesse segmento informativo.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mhario Lincoln
10/01/2025 às 19h15 Atualizada em 10/01/2025 às 19h26
Volta ao Facetubes a coluna semanal de Literatura Arte e Música do jornalista Mhario Lincoln
MHL e a editora Bernardéte Costa

Mhario Lincoln

 

“Se você já consegue falar daquele ex-amor, sem chorar, parabéns, você venceu!” (Mhario Lincoln).

 

EDITORIAL

“A Divina Comédia” revisitada: um diálogo entre teologia e poesia

  

Considerada há séculos uma das obras fundadoras da literatura ocidental, “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri permanece como um texto de estudo essencial para o entendimento da intersecção entre fé, filosofia e a própria condição humana. Escrito entre 1308 e 1321, o poema épico – dividido em “Inferno”, “Purgatório” e “Paraíso” – não apenas mapeia a trajetória espiritual do próprio Dante, (antes eu não tinha essa convicção), como também é uma espécie de testemunho vibrante das ideias teológicas e políticas de seu tempo.

 Para alguns estudiosos, o texto envolve, em linguagem poética, uma espécie de “Suma Teológica”, de Santo Tomás de Aquino. A influência do pensamento tomista faz notar na estruturação de conceitos sobre pecado, virtude e salvação, além de apontar os limites da razão natural quando confrontada com os mistérios divinos.

 Embora a densidade filosófica seja inegável, os críticos concordam que a força da “Comédia” também reside no lirismo que atravessa suas páginas. “Dante empregou a razão como ponto de partida para o conhecimento do divino, mas regularmente que o homem, sozinho, não consegue abarcar o mistério sagrado. A poesia, então, funciona como um instrumento transcendental”, observa Giuseppe Mazzotta, professor de Literatura Italiana na Universidade Yale e autor de estudos consagrados sobre o poeta florentino. Mazzotta destaca ainda a habilidade de Dante em unir a reflexão teológica às paixões e dilemas humanos, oferecendo ao leitor uma experiência multifacetada: filosófica, espiritual e profundamente emocional.

 

***********

 

PRESENTES: MEU FIM DE SEMANA EM ÓTIMA COMPANHIA

 

Um fim de semana com Luis Augusto Cassas: "A POESIA SOU EU-Poesia Reunida (I e II)" e "Rua das Hortas & Tempos de Meia-Moradas". Excepcionais obras.

 

Meu caro poeta Luis Augusto Cassas,

#Fico-lhe grato pelos presentes, os quais me oportunizarão estudar com maior profundidade, toda a sua inconfundível obra. Mais feliz ao receber também o novo livro "Rua das Hortas", referente à rua do mesmo nome, onde morei entre um pensador ateu e um artista e escultor, em seus respectivos outonos. Por isso, ao abrir aleatoriamente o livro, ficou impossível não me apaixonar - naturalis ratio -  por 'Pasárgada'.

#Esses versos – “Desapareceram os rostos /da rua que animou a minha vida /e foi quintal da alegria” ("Rua das Hortas & Tempos de Meia-Moradas", pág. 88) me levou a Heráclito. Logo, me veio a ideia de que “tudo flui” (panta rhei). Nada permanece idêntico por muito tempo porque continuamos a vivenciar (somos praticamente da mesma idade) esse constante enigma da transformação.

#Quando se olha para o passado – para a “rua que animou a minha vida” – e se percebe que aqueles rostos se foram, há imediata experimentação da mudança heraclítica, pertinente.

#Assim como não se pode entrar duas vezes no mesmo rio, também não podemos revisitar aquele mesmo cenário tal como era, pois o tempo já o transformou. Porém, a sua força poética tem a capacidade encíclica de materializar a saudade, através do contexto mágico de sua poética; e desse livro que, ao abrí-lo, já começou uma avassaladora paixão, à primeira vista, incontrolável. Obrigado irmão querido.

 *******

  

PLATAFORMIZAÇÃO, acostume-se com este termo

* Lá no final de 1972, eu já estava inserido no contexto do jornal diário, queimando os dedos nas máquinas de linotipos que vomitavam chumbo, no glorioso “Jornal Pequeno”.

* Hoje, estou cercado de algoritmos por todos os lados, mas não perdi a “pose”, nem a gana de aprender mais. Tanto que, neste 2025, estou preparado para conhecer as redações do mundo todo no que concerne a nova onda de “plataformização”, (seria confirmação d’ Terceira Onda, livro de Alvin Toffler?), impulsionada pela adoção em massa de ferramentas de inteligência artificial oferecidas por gigantes de tecnologia.

* Afinal, cada algoritmo adotado tem o poder ainda maior de redefinir o que já era ensinado como “a espinha dorsal do jornalismo”, termo que aprendi quando fazia o Curso de Comunicação Social, na UFMA, no final dos anos 70.

 

*****

  

BOMBÍSSIMA

- O Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou improcedente o Mandado de Segurança que alegou racismo nas obras de Monteiro Lobato, ao concluir que a adoção desses livros nas escolas não fere normas antirracistas. O relator, ministro Gurgel de Faria, apontou falta de comprovação de qualquer prejuízo jurídico que a recomendação do Parecer CNE/CEB 6/11 pudesse causar.

- A decisão ressaltou ainda que o parecer em questão reforça diretrizes antirracistas, homologadas à Constituição Federal e as tratadas internacionalmente, ao recomendar uma leitura crítica de obras que contenham possíveis estereótipos raciais, sem proibir seu uso. Desta forma, o tribunal entendeu que não houve violação, e sim a garantia de um equilíbrio entre a liberdade de acesso à literatura e a proteção contra qualquer tipo de preconceito.

 

******

 

OLHA ESSA!

** o disco de vinil (lembra dele?), acaba de superar (ainda em vendas) os CDs, pela primeira vez no Brasil, em 25 anos, tornando-se a mídia física mais consumida pelos brasileiros. /// Além disso, em 2024, as gravadoras dos Estados Unidos devem faturar US$ 1 bilhão com vendas de vinil, superando as receitas de CDs.

** entre os 10 filmes sugeridos pelo ex-presidente Barack Obama, está CONCLAVE, que gira em torno da nova eleição papal pelo Colégio de Cardeais, sob a liderança do cardeal-decano britânico Thomas Lawrence. /// Mas existem muitos problemas a serem resolvidos, antes mesmo da eleição propriamente dita: dilemas políticos e sociais. Novas discussões surgem quando um atentado ameaça Roma e informações polêmicas sobre os cotados são revelados. Hummmmmm. Alguma coincidência?

** é impossível não ler em 2025 (mesmo sendo promessa de anos anteriores), obras assinadas por grandes nomes da literatura clássica mundial como Katherine Mansfield, (dos contos-de-fada), H. C. Andersen, Oscar Wilde e da literatura de horror: Bram Stoker e Shirley Jackson. /// Além disso tem na minha lista, mais três ganhadores do prêmio Nobel: Herman Hesse, William Faulkner e Nadine Gordimer, (autora da África do Sul que combateu o Apartheid). Vai perder a chance?

** se você não quiser ler, tudo bem. Mas dizer que não lê porque está tudo muito caro, não cola mais. Isso porque, a Universidade de São Paulo (USP) vem oferecendo, para baixar de graça – e faz tempo - mais de 900 livros em formato digital, cobrindo uma ampla gama de áreas do conhecimento: engenharia, saúde, educação, turismo e arquitetura. /// E mais 7.400 publicações internacionais de 60 países, incluindo jornais, revistas acadêmicas e outras mídias. O conteúdo de 16 grandes editoras acadêmicas e 42 selos editoriais. O acesso é simples e gratuito. Basta acessar (O Portal de Livros Abertos da USP ou Portal de Revistas da USP), escolher os livros ou revistas desejadas e fazer o download do PDF diretamente para o dispositivo.

** tem cientista aí afirmando que a capacidade humana perde longe para uma inteligência artificial generativa. Se não, leia: uma investigação publicada na revista “Neuron”, revelou que o pensamento humano é capaz de processar informações a 10 bits por segundo. /// Na computação, um bit é a menor unidade de informação capaz de ser transmitida ou enviada por um computador. Para efeito de comparação, a capacidade de processamento de dados dos celulares do fim dos anos 1990 era de 32 bits por segundo. Ou seja, a capacidade limitada do fluxo de pensamento consciente humano impressionou tanto os cientistas que eles batizaram a própria pesquisa como “A insuportável lentidão do ser”.

 *****

A editora, poeta e empresária Bernadéte Costa, recebe alguns livros meus, na reunião que efetivou a publicação de nova obra.

 

Novo livro

Capa.

(*) Eu estou bastante feliz. No comecinho deste janeiro sentei com uma das editoras mais importantes do país (olha a minha chance?), Bernardéte Costa, da Manuscritos Editora (Joiville-SC) onde recebi a notícia que meu novo livro havia sido aprovado e poderá ser lançado no primeiro trimestre de 2025. Trata-se de "Analyse de la poésie féminine au Brésil (Resenhas)", obra que reúno algumas das mais aplaudidas poetas, através das resenhas de poesias individuais que elaborei, em 2024. Nada mais empolgante poder ter o prazer de ver um projeto de há muito pensado, se realizar neste ano. Sobre Bernardéte, vale dizer que sua competência, responsabilidade, dinâmica e vasta experiência dispensa quaisquer elogios, porque fez de sua "Manuscritos Editora", uma empresa que, em dez anos de atuação,  colocou no mercado, com sucesso, 130 livros e impresso, mais de 80 mil exemplares, resultado da confiança depositada pela seriedade e compromisso, dedicados ao trabalho dos autores espalhados por diversas regiões brasileira. Um dos últimos sucessos da "Manuscritos" é o livro ARTE LITERÁRIA-Um Olhar Sobre o Palco da Escola de Teatro BOLSHOI, no Brasil" (foto), obra em excelente feitura, organizada pela Associação das Letras, fundada por escritores de Joinville/SC. Sem dúvida, uma obra primorosa.

*****

 

FURINHOS P/ PENSAR MELHOR

(*) Estudos recentes que acabo de ler em site do Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa (NCCIH ) – NIH, dá conta (e eu fiquei bem feliz em saber) de que a Acupuntura, estimula pontos específicos do corpo para ajuda a equilibrar o fluxo energético e a reduzir os níveis de estresse, fatores que podem influenciar especificamente na clareza mental e a capacidade de concentração. /// De acordo com o National Center for Complementary and Integrative Health (NCCIH), do NIH, há evidências de que a prática colabora na redução de custos psicológicos, o que tende a melhorar o bem-estar geral e, indiretamente, favorecendo processos criativos. Daí, se tiver com algum travamento criativo ou produtivo, recorra a um bom profissional da área e problema resolvido.

 

A LÍNGUA PORTUGUÊSA

VÍDEO-BÔNUS. Vale ouvir até o fim.

 

**** 

 

P/ REFLEXÃO

- "Existem certas vantagens em não saber. Como um território virgem, a mente está livre de equívocos. Tudo o que não conheço constitui a maior parte de mim: esta é a minha dádiva. E com esse não saber, eu entendo tudo". Trecho da crônica "Diálogo do Desconhecido", de Clarice Lispector, publicada na coletânea "A Descoberta do Mundo".

 

*****

 

NO FACETUBES

-        Para conhecer melhor a Plataforma Nacional de Literatura, Arte e Música, basta clicar em www.facetubes.com.br E qual a matéria que está bombando, agora: “Nos calabouços da luta feminina”. O link direto para essa matéria é: https://www.facetubes.com.br/noticia/6060/editorial-de-mhl-qnos-calaboucos-da-luta-femininaq

-        Que tal ler e comentar essa matéria? Muito interessante. Apenas um rápido spoiler: há mais de 1.200 anos, as mulheres vêm se esforçando para libertar suas mentes do pensamento patriarcal. É justamente essa longa jornada que Gerda Lerner torna visível, transformando em palavras (e que palavras) a luta e a esperança de tantas gerações que lutaram (e ainda lutam) por autonomia.” 

 

Epílogo

Na primeira entrevista do ano, o professor e imortal AML e APB, JOSÉ NERES abre o coração e faz uma revelação:

FACETUBES: O que falar sobre o incentivo do maranhense em ler e indicar obras conterrâneas, além dos nomes costumeiramente citados?

 JOSÉ NERES: Essa é uma batalha que precisa ser retomada a cada momento. Os leitores precisam conhecer a literatura de seus entornos e valorizar a produção local, contemporânea ou não. Mas como a tiragem das obras locais costuma ser pequena e não conta com uma distribuição eficiente, os autores locais quase sempre são pouco estudados e têm pouca divulgação. Dessa forma, acabam caindo no esquecimento, o que é uma pena, pois temos ótimos autores e excelentes livros à espera dos leitores.

Para ler a entrevista toda, acesse:https://encurtador.com.br/beMkI

 

VÍDEO-BÔNUS

MACONDO, DE MÁRQUEZ

(*) Macondo, a cidade criada por Gabriel García Márquez no romance “Cem anos de solidão”, teve suas ruas percorridas apenas na imaginação do escritor e dos milhões de leitores do livro, um dos mais importantes do último século. Mas agora já está sendo vista nos oito primeiros episódios da saga da Família Buendía, na @netflixbrasil. E você já assistiu? Leu o Livro? Fez comparações? O que achou? Deixa abaixo nos comentários suas apreciações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Joema CarvalhoHá 1 semana CuritibaQuanta informação Mhario! Ainda bem que o STJ teve bom senso! Imagine uma biblioteca sem Monteiro Lobato!!! Cem Anos de Solidão demorou para ir para tela. Mas, valeu a espera. Considero a série uma das melhores que já vi. Achei a primeira temporada fantástica! Muito fiel ao livro.
alcina maria silva azevedoHá 2 semanas Campinas -SPEsta plaraforma é um recheado de informações que merecem a melhornota. Parabéns Presidente da APB. Parabêns ao facetubes.
Antonio Guimarães de OliveiraHá 2 semanas São Luís Mhário Lincoln, sempre preciso, busca em sua literatura informações como Divina Comédia, e chega ao imaginário clássico de Gabriel Garcia Marquez. Análise o conhecimento de Mhário Lincoln vasto, entrevistando poetas maranhenses e de outras plagas. Mhário é um escritor de vastos conhecimentos e experiente.
Mostrar mais comentários