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Blocos tradicionais do Maranhão. A Origem e a Tradição do Bloco Vira-Latas

Com colaboração de Wellington Reis e Instagram/@ramssessilvagenealogia.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Facetubes/Wellington Reis
25/01/2025 às 10h11 Atualizada em 25/01/2025 às 10h46
Blocos tradicionais do Maranhão. A Origem e a Tradição do Bloco Vira-Latas
Arte: MHL

 

*Editoria de Cultura do Facetubes c/ Wellington Reis (compositor e gestor cultural).

 

O Bloco Vira-Latas, uma das mais marcantes manifestações culturais do carnaval de São Luís, Maranhão, possui uma história que remonta ao início do século XX. Seu surgimento está ligado às contribuições artísticas e culturais de Manuel Altino de Lima Furtado, conhecido como Manduca Furtado, que faleceu ainda jovem em Cururupu. Após sua morte, sua esposa Firmina Rabelo mudou-se com os filhos pequenos para a capital maranhense, onde um deles, Duquinha, destacou-se por sua sensibilidade artística.

 

Bons tempos.

Na São Luís do início do século XX, Duquinha estabeleceu amizades importantes com jovens da classe média ludovicense, como João Elias e Rui Abib, membros de famílias libanesas. Essa convivência entre diferentes influências culturais foi determinante para a criação do Bloco Vira-Latas. O nome do bloco foi escolhido para simbolizar a diversidade e a ausência de preconceitos, representando a rica miscigenação étnica do Brasil.

 

No final dos anos 1920, o bloco começou a desfilar de forma despretensiosa pelas ruas de São Luís. O grupo usava instrumentos artesanais e apresentava uma batida cadenciada que logo chamou atenção e inspirou outros blocos. A inovação musical do Bloco Vira-Latas se consolidou com a composição de seu hino por Duquinha, que celebrava a identidade e a história da cidade. Esse hino, imortalizado na voz de Humberto de Maracanã, tornou-se uma marca registrada da tradição carnavalesca.

 

O Bloco Vira-Latas representou um marco na história cultural de São Luís, sendo reconhecido como o primeiro bloco tradicional da cidade. Ele reflete não apenas a criatividade de seus fundadores, mas também a resistência e a diversidade cultural da região. Hoje, é considerado um símbolo de união e celebração das diferentes influências étnicas que compõem a identidade do Maranhão, mantendo viva a memória do passado e fortalecendo os laços culturais da comunidade.

 

Abaixo, o vídeo que mostra essa história, com créditos: “VIRA-LATAS (Original Instagram/@ramssessilvagenealogia”

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ANTONIO GUIMARÃES DE OLIVEIRA Há 3 semanas São LuísNo Maranhão tudo muda, será evolução do tempo? Creio que não, nossas tradições são modificadas praticamente em todo estado e ritimos, para constatar verificamos os sotaques e observa-se cada vez parecido com os grupos das cidades de Paretins. Nosso Carnaval raiz não existe mais. Saúdo o nobre cronista.
Fátima MeloHá 3 semanas San Francisco, Califórnia Relíquias inesquecíveis do nosso carnaval. Os blocos de rua, tribos de índios, casinha da roça, fofões e os corsos em cima dos caminhões e os bailes nos clubes ficaram gravados em minhas lembranças.
JaimeHá 3 semanas BSB/DFSaudades dessa época.
Wellington ReisHá 3 semanas São Luís MaGratíssimo, meu amigo e parceirinho de tantas jornadas, pela divulgação das nossas coisas.
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