Crédito: Editoria de Educação do Facetubes
Um recente levantamento realizado pelo Senai e pelo Sesi revela que 57% dos brasileiros julgam que os jovens, ao concluir o ensino médio, chegam despreparados para os desafios do ensino superior e do mercado de trabalho. Ainda mais alarmante é o fato de que apenas 14% dos entrevistados acreditam que esses estudantes possuem a prontidão necessária para inserção no mercado profissional.
Diante desse cenário, especialistas afirmam que a articulação entre instituições educacionais e o setor empresarial é necessária para transformar a realidade da formação escolar. Em consonância com essa perspectiva, o professor e filósofo Mário Sérgio Cortella defende que “a integração entre teoria e prática é essencial para preparar os alunos para os desafios reais do mundo” (Cortella, Qual é a sua obra?, 2014).
Além de fomentar a alfabetização por meio da criação de histórias e desenhos animados, o projeto também aprimora as competências técnicas e criativas dos estudantes de Design. Ao mesmo tempo, os alunos de Pedagogia e Letras têm a chance de aplicar seus conhecimentos teóricos em contextos práticos, enquanto os professores se beneficiam ao se atualizarem com as mais recentes tecnologias e metodologias educacionais.
A experiência tem se expandido para além das fronteiras nacionais. Essa metodologia chegou a ser adotada por uma universidade na Finlândia, evidenciando como a prática de integrar o ensino com as demandas do mercado pode preparar os jovens para desafios profissionais e promover transformações significativas na educação.
Complementando essa visão, a professora e pesquisadora Miriam Pillar Grossi, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ressalta que: “(...) a vivência prática é necessária para consolidar o aprendizado e desenvolver competências que a teoria, por si só, não alcança” (UFSCar, 2023).
Essa sinergia entre a escola e o ambiente universitário não só impulsiona a criatividade dos alunos, mas também possibilita que o material produzido se converta em recursos pedagógicos inovadores e em oportunidades de trabalho para futuros profissionais da área de animação.
Sobre o Programa De Criança Para Criança (DCPC)
O DCPC propõe uma abordagem híbrida na educação, colocando as crianças no centro do processo de aprendizagem. Através de uma plataforma que incentiva a criação coletiva de histórias, desenhos e narrações, o programa transforma o conteúdo gerado em sala de aula em animações. Essa metodologia não só amplia os horizontes educacionais dos alunos, como também cria pontes diretas com o mercado de trabalho, tornando o aprendizado uma experiência dinâmica e transformadora.