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Será a Educação, ainda, a mola propulsora da dignidade humana?

Onde a teoria e a prática se encontram...

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Editoria de Educação do Facetubes
07/02/2025 às 10h13
Será a Educação, ainda, a mola propulsora da dignidade humana?
Arte: mhl/GINAi


Crédito: Editoria de Educação do Facetubes

Um recente levantamento realizado pelo Senai e pelo Sesi revela que 57% dos brasileiros julgam que os jovens, ao concluir o ensino médio, chegam despreparados para os desafios do ensino superior e do mercado de trabalho. Ainda mais alarmante é o fato de que apenas 14% dos entrevistados acreditam que esses estudantes possuem a prontidão necessária para inserção no mercado profissional.

Diante desse cenário, especialistas afirmam que a articulação entre instituições educacionais e o setor empresarial é necessária para transformar a realidade da formação escolar. Em consonância com essa perspectiva, o professor e filósofo Mário Sérgio Cortella defende que “a integração entre teoria e prática é essencial para preparar os alunos para os desafios reais do mundo” (Cortella, Qual é a sua obra?, 2014).

Além de fomentar a alfabetização por meio da criação de histórias e desenhos animados, o projeto também aprimora as competências técnicas e criativas dos estudantes de Design. Ao mesmo tempo, os alunos de Pedagogia e Letras têm a chance de aplicar seus conhecimentos teóricos em contextos práticos, enquanto os professores se beneficiam ao se atualizarem com as mais recentes tecnologias e metodologias educacionais.

A experiência tem se expandido para além das fronteiras nacionais. Essa metodologia chegou a ser adotada por uma universidade na Finlândia, evidenciando como a prática de integrar o ensino com as demandas do mercado pode preparar os jovens para desafios profissionais e promover transformações significativas na educação.


Complementando essa visão, a professora e pesquisadora Miriam Pillar Grossi, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ressalta que: “(...) a vivência prática é necessária para consolidar o aprendizado e desenvolver competências que a teoria, por si só, não alcança” (UFSCar, 2023).

Essa sinergia entre a escola e o ambiente universitário não só impulsiona a criatividade dos alunos, mas também possibilita que o material produzido se converta em recursos pedagógicos inovadores e em oportunidades de trabalho para futuros profissionais da área de animação.


Sobre o Programa De Criança Para Criança (DCPC)
O DCPC propõe uma abordagem híbrida na educação, colocando as crianças no centro do processo de aprendizagem. Através de uma plataforma que incentiva a criação coletiva de histórias, desenhos e narrações, o programa transforma o conteúdo gerado em sala de aula em animações. Essa metodologia não só amplia os horizontes educacionais dos alunos, como também cria pontes diretas com o mercado de trabalho, tornando o aprendizado uma experiência dinâmica e transformadora.

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JaimeHá 1 mês BSB/DFAssociada a uma base familiar sólida, independente de classe Social. Um assunto que não se esgota aqui, deve ser sempre discutido pelas famílias e educadores. PARABÉNS PRESIDENTE pela publicação.
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