Domingo, 15 de Junho de 2025
10°C 18°C
Curitiba, PR
Publicidade

“Práticas e Inovações no Carnaval dos Blocos Tradicionais do Maranhão”, do prof. Euclides Moreira Neto

O professor Euclides Moreira Neto é o autor de uma das mais completas obras sobre Blocos Tradicionais do Maranhão. Anexo, ainda, entrevista a radioweb do Facetubes.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Facetubes
11/05/2025 às 19h24 Atualizada em 12/05/2025 às 10h39
“Práticas e Inovações no Carnaval dos Blocos Tradicionais do Maranhão”, do prof. Euclides Moreira Neto
Prof. euclides Moreira Neto e sua obra.

Editoria de Arte e Literatura da Plataforma Nacional do Facetubes.


O centro histórico de São Luís tornou-se palco, no último dia 8 de maio, de uma celebração vibrante dedicada ao Dia Municipal dos Blocos Tradicionais. Promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH) e da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), a programação uniu seminário temático, lançamento de tese transformada em livro e uma contagiante batucada na Rua Portugal. A iniciativa reafirmou o poder identitário e festivo das manifestações de Tambor Grande, pilares da cultura maranhense 
Universidade Federal do Maranhão.

Ao cair da tarde, no auditório da FUMPH, foi lançado o livro Práticas e Inovações no Carnaval dos Blocos Tradicionais do Maranhão, obra originada da tese doutoral de Euclides Barbosa Moreira Neto, defendida em 23 de novembro de 2023 na Universidade da Amazônia (UNAMA), com nota máxima da banca examinadora. Publicado pela Editora da UNAMA com selo de excelência acadêmica, o volume de 428 páginas reúne pesquisa de quatro anos (2020–2024) sob orientação do Prof. Dr. Edgar Monteiro Chagas Júnior e tem revisão cuidadosa da Prof. Jáder Cavalcante.

 

Professor na UFMA desde 1976, Euclides Moreira Neto combina sólida formação em Comunicação Social (UFMA, UFF) e experiência em gestão cultural. Ex-diretor do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, ele coordenou eventos como o Festival Guarnicê de Cinema e a Mostra Brasileira de Poesia, além de presidir a Fundação Municipal de Cultura entre 2009 e 2012.

 

A investigação de Moreira Neto mergulha na historicidade dos grupos de Tambor Grande, desvenda práticas coreográficas e sonoras e analisa estratégias de empreendedorismo cultural para garantir a perenidade dos blocos. Com entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental, o autor constrói um glossário de termos e instrumentos típicos, demonstrando como tradição e inovação se entrelaçam no carnaval ludovicense.

Além de pesquisador, Moreira Neto é um entusiasta da cultura audiovisual: dirigiu e produziu filmes premiados como Mutações e A greve da meia passagem, e recebeu, em 2012, o título de Comendador do Governo do Estado do Maranhão pelos serviços prestados à cultura popular do Maranhão.

 

Em 2022, foi agraciado com o título de Cidadão Ludovicense pela Câmara Municipal, reconhecimento justo a quem se dedica a preservar e difundir o patrimônio imaterial de São Luís, capital do Estado do Maranhão, no nordeste brasileiro.

 

A programação encerrou-se com o “Canto da Cultura” na Rua Portugal, onde a batucada dos blocos tradicionais ergueu um coro de ancestralidade e festa, contagiando moradores e turistas. A Prefeitura reafirma, com este evento, seu compromisso de fortalecer o patrimônio cultural imaterial, enquanto Euclides Moreira Neto segue dando voz e forma à memória e à criatividade do Maranhão.

 

VÍDEO-BÔNUS

A Rádioweb do Facetubes fez entrevista com o professor Euclides Moreira Neto, no Podcast do Mhario Lincoln, abaixo:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Neres PintoHá 1 mês WhatsApp (SLZ)Muito bom
Domingos TourinhoHá 1 mês WhatApp SLZA pesquisa foi começada por Maria Michol Pinho de Carvalho (acredito eu) e continuada pelo Professor Euclides Moreira Neto. Lindo trabalho!
D. Helena Pereira, 62 anos, professora aposentada e pesquisadora de cultura popular.Há 1 mês Olinda-PEVer o Centro Histórico de São Luís pulsar no dia 8 de maio com a força dos blocos tradicionais é testemunhar a vitalidade de uma cultura que se recusa a caber em datas fixas. Essas manifestações populares, nascidas do Tambor Grande, são muito mais que festa: são memória coletiva, resistência e identidade. A celebração fora de época só confirma que a alma do Maranhão não se limita ao calendário. Mas a manifestações pertinentes.
Luan Moraes, 24 anos, jornalista e produtor cultural.Há 1 mês morador do Pelorinho, em Salvador BahiaUau! Uma batucada em plena Rua Portugal... em maio? Confesso que me pegou de surpresa. Imagino o Centro Histórico de São Luís vibrando fora do calendário carnavalesco. Mas é justamente essa ousadia cultural que faz o Maranhão pulsar o ano inteiro. Que bom ver a cidade celebrando seus blocos tradicionais com tanta força e identidade — graças à coragem de Barbosa Neto. Está no coração do povo. Meu candidato a vereador se morasse em S.Luis.
Maria José Caldas Brenha, professora-folcloristaHá 1 mês Salvador BAConheci o prof. euclidfes em dezembro de 2021. A partir dessa data sempre o sigo nas redes e por onde o encontro. PRa mim, segundo conversei com amigos e artistas maranhenses, foi omelhor diretor do DAC que já existiu.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias