Editoria de Arte e Literatura da Plataforma Nacional do Facetubes.
O centro histórico de São Luís tornou-se palco, no último dia 8 de maio, de uma celebração vibrante dedicada ao Dia Municipal dos Blocos Tradicionais. Promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH) e da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), a programação uniu seminário temático, lançamento de tese transformada em livro e uma contagiante batucada na Rua Portugal. A iniciativa reafirmou o poder identitário e festivo das manifestações de Tambor Grande, pilares da cultura maranhense
Universidade Federal do Maranhão.
Ao cair da tarde, no auditório da FUMPH, foi lançado o livro Práticas e Inovações no Carnaval dos Blocos Tradicionais do Maranhão, obra originada da tese doutoral de Euclides Barbosa Moreira Neto, defendida em 23 de novembro de 2023 na Universidade da Amazônia (UNAMA), com nota máxima da banca examinadora. Publicado pela Editora da UNAMA com selo de excelência acadêmica, o volume de 428 páginas reúne pesquisa de quatro anos (2020–2024) sob orientação do Prof. Dr. Edgar Monteiro Chagas Júnior e tem revisão cuidadosa da Prof. Jáder Cavalcante.
Professor na UFMA desde 1976, Euclides Moreira Neto combina sólida formação em Comunicação Social (UFMA, UFF) e experiência em gestão cultural. Ex-diretor do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, ele coordenou eventos como o Festival Guarnicê de Cinema e a Mostra Brasileira de Poesia, além de presidir a Fundação Municipal de Cultura entre 2009 e 2012.
A investigação de Moreira Neto mergulha na historicidade dos grupos de Tambor Grande, desvenda práticas coreográficas e sonoras e analisa estratégias de empreendedorismo cultural para garantir a perenidade dos blocos. Com entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental, o autor constrói um glossário de termos e instrumentos típicos, demonstrando como tradição e inovação se entrelaçam no carnaval ludovicense.
Além de pesquisador, Moreira Neto é um entusiasta da cultura audiovisual: dirigiu e produziu filmes premiados como Mutações e A greve da meia passagem, e recebeu, em 2012, o título de Comendador do Governo do Estado do Maranhão pelos serviços prestados à cultura popular do Maranhão.
Em 2022, foi agraciado com o título de Cidadão Ludovicense pela Câmara Municipal, reconhecimento justo a quem se dedica a preservar e difundir o patrimônio imaterial de São Luís, capital do Estado do Maranhão, no nordeste brasileiro.
A programação encerrou-se com o “Canto da Cultura” na Rua Portugal, onde a batucada dos blocos tradicionais ergueu um coro de ancestralidade e festa, contagiando moradores e turistas. A Prefeitura reafirma, com este evento, seu compromisso de fortalecer o patrimônio cultural imaterial, enquanto Euclides Moreira Neto segue dando voz e forma à memória e à criatividade do Maranhão.
VÍDEO-BÔNUS
A Rádioweb do Facetubes fez entrevista com o professor Euclides Moreira Neto, no Podcast do Mhario Lincoln, abaixo: