Editoria de Cultura da Plataforma Nacional do Facetubes c/Pedro Sampaio
Fortaleza será palco, neste sábado (24), da estreia da primeira edição do Festival DNA de Cultura Popular, uma iniciativa que busca valorizar, celebrar e manter vivas as raízes do povo nordestino. Com início às 18h, na Praça Amamos Mucuripe, no Cais do Porto, o evento gratuito promete oferecer ao público uma imersão nas expressões mais autênticas da cultura popular por meio de música, dança e poesia. A proposta do festival vai além do entretenimento: é um manifesto artístico de resistência, memória e pertencimento.
A programação reunirá nomes consagrados da cena local e nacional, abrindo com a energia contagiante de Diassis Martins e encerra com Chico Paulo Viana & Forró da Roça, que trarão o ritmo tradicional do forró às ruas da capital. Vale destacar o espetáculo “Tributo Em Três” que fará uma homenagem sensível e vibrante a ícones da música popular brasileira, enquanto o Grupo Terra da Luz levará ao palco danças folclóricas que simbolizam a diversidade e a riqueza cultural do Ceará. A noite segue com apresentações dos Januários, de Luizinho Calixto — mestre dos oito baixos.

Foto: Fernanda Nepomuceno (Apresentadora), Chico Paulo Viana (Cantor), Alves Nascimento (Sanfona um) e Miguel Moura (Sanfona dois/16 anos).
Idealizado como um ciclo de encontros culturais, o Festival DNA de Cultura Popular se desdobrará em outras quatro edições ao longo das próximas semanas, levando arte e tradição também aos bairros Jangurussu, Vila Peri, Parquelândia e Conjunto Esperança. Em cada local, a proposta é adaptar a programação ao território, dialogando diretamente com o cotidiano e a história das comunidades que o recebem.
“O que estamos organizando é muito mais que um festival. Trata-se do resgate de uma identidade que ainda pulsa forte no coração do nosso povo e que precisa ser mantida viva, renovada, passada adiante como chama acesa”, afirma o poeta Pedro Sampaio, um dos idealizadores do projeto, que vê na iniciativa um instrumento de fortalecimento da autoestima popular e da valorização de saberes ancestrais.
Com entrada franca e vocação inclusiva, o Festival DNA de Cultura Popular emerge como uma plataforma de expressão e pertencimento para artistas e comunidades, reafirmando o papel da arte como força viva e essencial na construção do Nordeste contemporâneo.
VÍDEO-BÔNUS
(Recuperado da TV Câmara de Fortaleza/Fernanda Nepomuceno)
CURITIBA PR Dicas para aproveitar as férias sem deixar de lado a preparação para o Enem e Vestibulares
Colunistas FT Professor e escritor Edomir Martins de Oliveira de volta à lide com uma crônica saborosa
Colunistas FT EXPOSIÇÃO E ESPETÁCULO: “RAMPA, O PARAÍSO ESCONDIDO” . Por Renata Barcellos (BarcellArtes)
Convidados FT Mais um texto exclusivo do professor JOSÉ CARLOS SANCHES para o Facetubes
Colunistas FT Leopoldo Vaz: “Por que a festa de São João é tão importante em Vinhais Velho?”
Especiais Gelma: “Os tambores ecoam na Literatura Maranhense: Mostra de canções juninas” Mín. 11° Máx. 22°
Mín. 13° Máx. 24°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 24°
Parcialmente nublado
DINO DE ALCÂNTARA Mais uma história de Dino de Alcântara: “CONSELHO SE FOSSE BOM...”
Coronel Carlos Furtado Do historiador Carlos Furtado:“Moisaco de Cores, Ritmos e Tradições”
A LINGUAGEM DA INTERNET “Olhos das Estrelas” tem uma boa letra e 'prompts' específicos de IA o que produziram algo impactante
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA Uma Luciah Lopez que brinca com Sacis e os transforma em fractais líricos