Editoria (São Luís-MA) - Plataforma Nacional do Facetubes
A cidade de São Luís, no Maranhão, será palco de mais um encontro de celebração à literatura. Nesta sexta-feira, 31 de maio, o projeto Mundo Cultural World promove um evento gratuito de lançamentos literários na Rua Boa União, nº 55, bairro Turu. Com início previsto para as 19h, a noite promete reunir autores, leitores e apreciadores da cultura em um ambiente de valorização da produção literária brasileira.
Entre as obras em destaque estão “Noz Líricos”, de Élile Marques e Silvio Fercon, DONNA: O ser humano no olhar poético e "ENCONTROS E DESPEDIDAS: Cartas de amor e saudade" - obra posfaciada pelo maranhense José Carlos Castro Sanches, e o livro “Eu e o Mercado Imobiliário”, do autor Jeovane Leão, que compartilha sua trajetória e aprendizados no setor. O evento contará também com a presença dos autores para bate-papo, sessão de autógrafos e momentos de interação com o público.
Com vagas limitadas, os organizadores recomendam que os interessados entrem em contato pelo número (47) 99118-0363 para garantir a participação. O projeto @mundoculturalworld reforça seu compromisso com a difusão da literatura e das expressões culturais brasileiras, especialmente no Norte e Nordeste do país.
A apresentação do livro e Elle Marques
ÉLLE MARQUES: LÍRICA IMORTAL EM SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA
Giselle Marques Carvalho nasceu em São Luís, Maranhão/BR, em 1963. Instituída Élle Marques, por graça de Deus recebida, traduz o que de mais instigante nasceu na literatura, artes e jornalismo do Maranhão. E por que instigante? Porque as criações de Élle são inesperadas e nos fazem refletir, degustar, interagir e concluir sobre nossos próprios atos. São como insights bíblicos aos profetas. Em salmos 32:8, o exemplo clássico das pessoas abençoadas como Élle: "Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você". Assim sempre foi. Os sinais claros de Jesus têm orientado o talento físico e espiritual de nossa poetisa, neste livro.
São poemas que traduzem muito do lirismo inconteste. Da vontade inebriante de acertar sempre. Do modo carinhoso com que exemplifica os caminhos que o leitor deve seguir.
Desta forma, quando esta obra foi elaborada, parece ter sido um sinal claro para um propósito especial de Deus, que deu a Élle Marques a oportunidade de produzir versos tão dignificantes, a partir de sua formação profissional brilhante, cujo crescimento meteórico na literatura poética, dá-se por sua dedicação, boa vontade, humanidade, doação e equilíbrio emocional, além de ser uma grande profissional, desde seu primeiro trabalho nas comunicações, aos 17 anos, no rádio jornalismo da Rádio São Luís. Depois integrou a equipe de jornalismo da Mirante FM, de onde saiu para atender convite da Rádio Timbira do MA. Trabalhou como Jornalista na Câmara Municipal de São Luís e no extinto Diário do Norte. Fez reportagem e apresentação de programas de notícia na TV Difusora. No rádio FM, conquistou o público com o programa "Doce vida", na FM Esperança.
Bacharel e Especialista em Comunicação pela UFMA, onde ensinou jornalismo (e radialismo) por quase 30 anos, aposentou-se como Professora Adjunta e foi gestora de comunicação institucional. Ela coordenou a Assessoria de Comunicação da Reitoria UFMA, de 2008-2011, e implantou um sistema de comunicação integrado. Foi editora geral de centenas de produções midiáticas institucionais. É Licenciada em Pedagogia da Religião e também Bacharel em Teologia. Membro da NOZ LÍRICOS, colaborativa Rede Ministerial - Remir Jerusalém e conselheira pastoral. Fez mestrado em Comunicação e Cultura no Rio/UFRJ, e escreveu sobre a "Esperança à Brasileira: uma leitura do réveillon 2000 em Copacabana nos discursos dos jornais".
É também compositora e intérprete. Seu primeiro CD gospel "Felicidade" foi gravado em Nilópolis/RJ em 2004. Sua veia lírica foi desperta mais recentemente. No início de 2020, Élle abriu sua recamara poética, sendo incentivada por amigos e poetas a participar de grupos virtuais. Foi empossada como Membro de Expressivas Academias Poéticas Culturais do país. Seus poemas foram muito apreciados e logo estão se espalhando pelo Brasil, atravessando mares e alcançando outros países. Compõem diversas antologias. Atendendo a pedidos de distintas editoras, a escritora prefaciou várias coletâneas poéticas.
Em 2001, criou o Selo Editorial Mundo Cultural World - com o qual vem se consagrando no meio cultural. Produziu e organizou vinte obras, expressivas e aplaudidas, nos últimos quatro anos, sendo a maioria delas, Coletâneas Internacionais, publicadas em vários idiomas (português, inglês, francês e alemão). Em todas as suas produções coletivas, ela é coautora, também, com a composição de textos em verso e prosa. É é autora solo do livro Trama Lírica (MCW2021).
Com sua poesia, Élle libera sentimentos profundamente apaixonados, carregados de afeto, saudade, amor e dor, próprio dos românticos. Desta forma, com mais este trabalho, da qual é coautora e editora, ela injeta um pouco de sua lírica imortal em sua própria existência, traduzindo-se, antes de tudo, como uma pessoa que ama em toda plenitude. Cada verso representa isso e se coaduna com a incrível personalidade de uma mulher lutadora, incrivelmente guerreira e apaixonada pela vida.
Que venham grandes recompensas! Sucesso.
Mhario LIncoln é presidente da Academia Poética Brasileira.