A Academia Vianense de Letras - AVL completa 23 anos de fundação e com sua tradição na literatura e na cultura como um todo, mais uma vez presenteia a sociedade vianense com uma belíssima festa sob a liderança do presidente em exercício Joaquim Gomes.
De forma muito leve e atrativa a cerimônia aconteceu envolvendo todos os presentes numa atmosfera lírica sem igual.
A AVL tem história que marca um legado cultural muito rico entre seus membros e patronos, desse modo é nítida a dedicação de seus pares para manter essa história literária como um verdadeiro tesouro da cidade de Viana Maranhão.
A solenidade foi iniciada com o lançamento da obra DEIXA-ME VOAR desta colunista Joizacawpy Costa, com breve apresentação da obra feita pelo Presidente da AVL Joaquim Gomes, a escritora tomou a palavra e finalizou com o poema FÊNIX OU BORBOLETA? Carro chefe do livro, o presidente por sua vez fez a leitura do poema Heterônimos, uma homenagem da escritora a Fernando Pessoa uma de suas referências literárias.
A mesa foi composta por, Maria Eduarda, Lourival Serejo, Fátima Travassos, Joaquim Gomes, Danilo de Castro Ferreira César Brito, Maura Luza Frazão.
No decorrer da solenidade muitos momentos emocionantes, dentre eles a entrega do certificado de honra ao mérito ao Dr. Danilo de Castro Frazão pela sua relevante contribuição com a cultura e tradição da cultura de Viana. A corregedora Fátima Travassos juntamente com Dr. Danilo fizeram uma linda homenagem interpretando a canção VOLTEI VIANA composta por Fátima, uma verdadeira declaração de amor à cidade. Na música também se destacou a professora Vitória Santos membro da Academia.
A poeta Maura Luza Frazão tomou posse como membro correspondente e ofereceu um lindo discurso aos presentes, discurso este que revela toda sua admiração por Fátima Travassos membro AVL atuante personalidade da cultura Vianense.
Ainda seguindo o ritual da festa Joizacawpy fez homenagem com o poema VIANA DE MIL ENCANTOS, de sua autoria, a Membro Juvenil AVL Maria Eduarda, declamou um gracioso poema em que a mesma revela sua satisfação em fazer parte Desse sodalício. Destaque para ACADEMIA JUVENIL VIANENSE, uma proposta voltada para incentivo a literatura e a cultura, já direcionando para as novas gerações seu legado grandioso.
Por fim todos cantaram o parabéns num clima leve de confraternização e fraternidade.
A Academia Vianense de Letras sinceros agradecimentos e desejo de vida longa.
VIANA DE MIL ENCANTOS
Ah, Viana quanta história
Guarda em teu pedaço de chão
Cada rua, cada esquina,
Um antigo casarão.
És cidade bela
De tantos encantos
Na natureza a vastidão
Dos teus campos.
Banhada por lago sagrado
De águas profundas
Que marcam a história
E que muitos vianenses
Guardam na memória.
Na cultura tantas joias
Gente de brio
Povo gentil
Como Anica Ramos
Fátima Travassos
Lourival Serejo
Joaquim Gomes
Assim a vejo com ares juvenil.
Basta uma pena afiada
De um grande vianense
Para te eternizar em versos
No tempo de outrora ou agora
Como uma rajada de ventos diversos
Que apaixonadamente teu verde revigora.
(Joizacawpy Muniz Costa)
O DISCURSO DE MAURA LUZA FRAZÃO
Excelentíssimo Senhor Joaquim de Oliveira Gomes, digníssimo Presidente da AVL.
Ilustres acadêmicos, autoridades presentes, meu esposo, caros amigos e amigas.
Quando fui informada sobre minha aprovação para membro correspondente da AVL, também fui informada que em meu discurso de posse, teria que fazer o elogio a um patrono ou patrona, acadêmico ou acadêmica. Assim, nada mais pertinente do que escolher a nossa brilhante Acadêmica Fátima Travassos.
Com isso...
Neste dia de tão importante acontecimento, onde torno-me membro correspondente da respeitada AVL - Academia de Letras de Viana, não posso de forma alguma deixar de fazer uma viagem necessária.
Meu encontro com nossa ilustre acadêmica Fátima Travassos, encontro este, que não se encerra apenas na poesia, porque suas atribuições são muitas e uma mulher forte e aguerrida que alcançou degraus importantes na vida por mérito e competência, e que merece todo a nossa reverência.
Portanto, quero me reportar neste momento a poeta Fátima Travassos, aquela que conheci na 14ª FELIS, quando nos sentamos lada a lado, e como o ambiente era literário, a poesia rondava no espaço livremente, e assim foi nossa primeira conversa, um diálogo poético, culminando com a permuta das nossas obras literárias em lançamento naquele momento.
No dia seguinte, quando abri INTROSPECÇÃO, meus olhos faiscaram, logo me identifiquei com a leveza poética da autora, pois seu estilo literário é eclético e instigante, sempre nos convidando à reflexão.
A leitura ganhou-me em puro deleite, ler e se deleitar é o carimbo de que a obra cumpriu seu propósito. E sempre que uma obra literária me causa fascínio, logo, trato de fazer uma resenha, e assim o fiz, e naquele mesmo dia, enviei minhas considerações para Fátima.
A partir de então nossos laços estavam feitos, muito bem-feitos enfeitando e realçando nossa amizade, repleta de admiração.
Com isso, fazer parte desta arcádia é motivo de alegria, orgulho e satisfação.
Julgo importante enfatizar a minha trajetória de vida e pertencimento com a cidade de Viana, uma cidade coirmã da minha terra natal Monção, cidades interligadas desde as suas fundações em meados do século XVIII.
Também é relevante ressaltar que a minha mãe, a Dona Benedita Desidéria Martins Frazão, nasceu em São Felipe, passando toda a sua infância e adolescência lá e nas redondezas de Matinha e Viana. Sendo justificável o meu carinho e sensação de pertencimento com as Cidades estas duas importantes cidades.
Desta forma, meu carinho e admiração por este lugar, cheio de histórias, cujas boas memórias estão guardadas no acervo desta sede, um espaço comprometido com o que há de mais valioso nesta cidade, as, letras, a arte, e a cultura de um povo único que compõe a seu valoroso legado.
Agradeço imensamente pela honra de me tornar membro correspondente e me comprometo a honrá-la com todo o respeito e reverência que a casa de Anica Ramos merece.
Enfatizando que a minha posse nesta atuante Arcádia, é apenas o começo de uma jornada de união e coletividade, pois a arte literária precisa ser exaltada e reverenciada.
Agora lhes peço licença para declamar um poema que eu compus em homenagem a nossa brilhante confreira Fátima Travassos.
Uma mulher de múltiplas facetas
Fátima Travassos
Mulher de múltiplos talentos
Determinação é a sua marca registrada
Na literatura, uma brilhante tecelã
Na Justiça, uma procuradora condecorada.
Fátima Travassos
Competência versus altruísmo
Mulher de têmpera forte
Desbravadora, visionária, defensora
Construindo amplo legado
De amor à justiça e às letras.
Fátima Travassos
Mulher à frente do seu tempo
Admirável em sua maneira de ser
Seus dons e talentos são transcendentes
Em sua amada Viana
É uma personalidade influente.
Fátima Travassos
Força feminina desbravando possibilidades
Carrega dignidade em sua caminhada
E Sapiência em sua profissão
Leveza em suas inspirações
Dedicação em suas múltiplas atuações.
Maura Luza Frazão. São Luís – MA/Brasil.