Nota da Redação: por ter atingido a marca de 1 mil acessos, esta matéria (publicada em 2023), coordenada pela marchande Silvânia Tamer volta à primeira página da Plataforma Nacional do Facetubes, com méritos e recebe o "touro de ouro", por ter atingido essa marca.
Aliás, é uma belíssima homenagem a Maria Frassinetti de Paula Sardinha, grande artista visual, no Maranhão.
Parabéns, pois, Silvânia Tamer por ter trazido até o Facetubes, homenagem tão singela e muito importante para a história maranhense.
Por: Silvânia Tamer
Maria Frassinetti de Paula Sardinha, também conhecida como Maria Sardinha, aos 103 anos de idade, é uma renomada artista plástica, cujo talento foi herdado de seus pais, Amina Varela de Paula Barros e José de Paula Barros, ambos artistas plásticos. Seu pai desempenhou um papel significativo na história artística do Maranhão, fundando a primeira Escola de Belas Artes do Estado em 1915, local que hoje abriga a Academia Maranhense de Letras.
Maria Sardinha demonstrou seu dom artístico desde tenra idade, realizando sua primeira exposição quando tinha somente 10 anos. Sua mãe, que já vislumbrava seu talento, a incentivou nesse caminho das artes plásticas.
A carreira de Maria Sardinha como artista plástica floresceu quando ela fez sua primeira exposição individual em 1963, no hall do Banco de Crédito Real de Minas Gerais, na Rua Grande. Ao longo dos anos, aprimorou suas técnicas de pintura estudando com o artista plástico Rogério Martins por uma década.
Sob a coordenação geral da marchande Silvânia Tamer, participou de duas exposições coletivas intituladas "Novos Talentos", no Palacete Gentil Braga, e "Novos Talentos II", no Shopping São Luís, nos anos 2000 e 2001. Além disso, realizou duas exposições individuais no São Luís Shopping, em 2002 e 2005.
Maria Sardinha, do alto dos seus 103 anos, continua seu compromisso com a arte como membro do Grupo GVIII, onde estuda pintura com o professor Antônio Póvoas.
Para ler a íntegra e as fotos sobre o evento, na coluna de 2023, basta acessar o link: