Diários de Mhario Lincoln
*Mhario Lincoln é poeta e jornalista, editor sênior da Plataforma Nacional do Facetubes.
Ao acabar de assistir ao Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1 e diante do pódio do piloto Nico Hülkenberg, de forma direta e superando maus momentos na prova, cheguei mais uma vez à conclusão de que a persistência – mesmo quando tudo parece conspirar contra - é um ato de grande coragem.
Veja: Nico Hülkenberg chegou ao pódio pela primeira vez em sua história profissional na F-1, após 239 GPs. Mas aconteceu exatamente em Silverstone, neste domingo, 07.07.2025, considerado o Templo do automobilismo Mundial. Apesar das muitas voltas ‘discretas’ e de muitas expectativas adiadas, Nico nunca desistiu e o desejo de realizar esse sonho, não foi atrapalhado por intempéries ao longo da carreira.
Tal exemplo me faz trazer para a mesma mesa os ensinamentos maravilhosos (quase inalcançáveis para nós) dos filósofos estoicos. Eu que leio sempre e sou apaixonado por livros desse gênero, sempre aprendo que a adversidade é o campo de treino da alma. Marcus Aurelius, por exemplo, escreveu em “Meditações”, que devemos encarar cada desafio como “o material bruto para moldar o caráter”. Epictetus, em seu “Enchirídion”, escreveu sobre não controlarmos os eventos, apenas nossas reações a eles. Isso é chocante. Sempre!
Hülkenberg parece ter incorporado essa sabedoria ao transformar cada abandono, cada posição fora do top 10 e cada crítica silenciosa em demanda para seguir em frente, sem jamais desistir. Tinha um carro bem ruim no começo da temporada. Bastou uma melhora competitiva nos carros para que tivessem resultados muito melhores nas últimas corridas. Ele e o seu colega de equipe, o brasileiro Bortoleto, que guiam, nesta temporada de 2025, as ‘baratas’ verdes/ The green cockroaches), como eram alcunhados antigamente, (baratas), os carros de corrida da categoria.
Claro, como poeta, não posso aqui deixar de citar, por exemplo o grande Fernando Pessoa: “tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Não é verdade? Essa, na minha opinião pessoal e intransferível, uma vontade genuína. Também Cora Coralina, em “Poemas dos Becos de Goiás”, ensinou que “fazer das dores degraus para subir é revelar a grandeza que há em cada cicatriz”. Escolhi esses versos porque há neles, ressonância no que se passou na pista neste domingo.
Isto é, persistir até o fim significa reconhecer que as condições normais raramente favorecem quem ousa sonhar um pouco mais alto. Tenho certeza de que muitos do que estão lendo este texto, agora, já se sentiram nas mesmas condições. Desta forma, continuemos a erguer os olhos para o alto, mesmo que todas as portas sejam fechadas. Porque haverá sempre uma janela que deixará as bençãos dos Céus entrarem.
****
Fontes:
• PlanetF1, “British GP: Norris wins after Piastri penalty as Hulkenberg ends podium agony”, 6 Jul 2025
• Sky Sports F1, “British GP: Lando Norris wins at Silverstone for first time ahead of penalised Oscar Piastri, Nico Hulkenberg ends podium wait”, 6 Jul 2025
• Marcus Aurelius, Meditações (Livro VI)
• Epictetus, Encheirídion (Enchiridion, §5)
• Fernando Pessoa, Mensagem
• Cora Coralina, Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais