Crédito: Editoria-Geral | Plataforma Nacional do Facetubes.
As Academias municipais de Letras ocupam, hoje, um lugar estratégico no ecossistema cultural brasileiro: são elas que acolhem, formam e projetam a criação literária e artística que nasce nos municípios. Quando funcionam com propósito e coragem, viram ponte entre a produção local e os circuitos estadual e nacional.
O movimento visto no Maranhão confirma essa força. Em sessão realizada na Academia Maranhense de Letras, em São Luís, a AICLA (ACADEMIA ITAPECURUENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES) deu posse a novos membros correspondentes, que atuarão como embaixadores da cultura de Itapecuru (MA) e apresentou a FLIM 2025(*), prevista para acontecer de 5 a 8 de novembro, com a promessa de sua maior edição.
Estiveram presentes autoridades municipais, representantes de academias e produtores culturais, num gesto claro de articulação entre políticas públicas e sociedade civil.
A cerimônia também destacou nomes que ampliam o mapa de circulação da literatura e das artes, entre eles, autores e gestores culturais que agora integram o quadro correspondente da AICLA —, reafirmando a missão de irradiar repertórios, provocar encontros e fortalecer laços entre cidades. Essa arquitetura de redes é decisiva: multiplica palcos, qualifica debates, atrai editoras e leitores, e cria continuidade para projetos de formação. Em outras palavras, quando a vida intelectual dos municípios se organiza em academias, a cena cultural ganha musculatura e escala.
Para a Plataforma Nacional do Facetubes, esta iniciativa ilustra por que seguimos dando visibilidade ao trabalho que nasce fora dos grandes centros. Como afirmou o editor-sênior, jornalista e poeta Mhario Lincoln: “é uma das ações mais positivas para muitos poetas, escritores e artistas que trabalham em comunidades municipais e, em alguns momentos, carecem de espaço para mostrar suas obras. As academias de Letras dessas regiões, então, são tão importantes para gerar essa vitrine nacional, onde, sem dúvida, são descobertos novos talentos (...).”
Ao lançar a FLIM 2025 e investir na diplomacia cultural de seus correspondentes, a AICLA oferece um exemplo concreto de como institucionalidade, curadoria e compromisso público podem transformar vocações locais em patrimônio compartilhado.
------------
(*) Em tempo
A 8ª FLIM (Festa Literária de Itapecuru Mirim) será realizada nos dias 05,06, 07 e 08 de novembro de 2025, na Praça Gomes de Souza, em Itapecuru Mirim, com tema: Letras que rompem o silêncio.
A FLIM, além de reunir seus membros (confrades e confreiras), e os demais artistas itapecuruenses, nomes da literatura maranhense, da cultura do Estado, e nomes de projeção nacional convidados, tem como foco a população do município e dos municípios circunvizinhos com a repercussão na capital São Luís.
Convidados O Brasil é campeão mundial na categoria - salários anuais - entre treinadores das 48 seleções da Copa do Mundo/2026
Especiais ANTONIO LOBO O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
Colunistas FT Escritor maranhense inovador do século XIX ganha força entre amantes da literatura fantástica.
“Mens sana” #Alongamento depois dos 40: preparar o corpo exige técnica, não apenas esticar os músculos
Swing&Jazz De Augusto Pellegrini: “Woody Herman (1913-1987)”
LANÇAMENTOS LANÇAMENTO DO LIVRO “UM MOMENTO POÉTICO ” do Coronel Sebastião Bispo Lopes. Mín. 11° Máx. 21°
Mín. 12° Máx. 23°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 26°
Tempo limpo
Colunista Socorro Guterres Socorro Guterres: “O retorno de Ulisses”. exclusivo para o Facetubes
Academias Brasil/Exterior Coirmãs De Carlos Nina, especial para a Plataforma Nacional do Facetubes: “A erosão do discernimento”.
DINO DE ALCÂNTARA ANTONIO LOBO O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA Escritor maranhense inovador do século XIX ganha força entre amantes da literatura fantástica.