Terça, 24 de Novembro de 2020 06:56
[email protected]
Brasil RESENHAS

Isaac Viana: "Menino de Engenho"

Convidado

17/11/2020 13h46
95
Por: Mhario Lincoln Fonte: Isaac Viana
Capa
Capa

Resenha: "Menino de Engenho"

Isaac Viana

 

"Menino de Engenho" (1932) é o primeiro romance de José Lins do Rego. Conta a história de Carlinhos, entre os seus (mais ou menos) 4 e 12 anos.

O menino vê a mãe morta, assassinada pelo pai, no chão de casa. Tido por louco, o pai vai para um hospício. O menino vai para o engenho de cana-de-açucar do avô, onde fica sob tutela de uma tia, irmã da mãe.

É nesse engenho que o autor nos apresenta a realidade do contexto histórico do Brasil no início do século XX. Os engenhos perdem força diante do surgimento das usinas. Os senhores de engenho ainda abrigam os negros que, após a abolição da escravatura, não têm opção melhor do que permanecerem nos engenhos, oferecendo mão-de-obra em troca de moradia e comida.

Nesse contexto, Carlinhos passa sua infância, e início da adolescência, descobrindo a vida rural, extraindo dela ora o bem ora o mal. A ingenuidade de sua infância, que encontra eco nas belezas naturais, é confrontada com o constante sentimento de solidão que o assola, fazendo dele um garoto melancólico e, assim, suscetível ao despertar prematuro para o sexo.

José Lins do Rego, com escrita clara e fluida, além de transportar o leitor para um tempo e um espaço específicos da história do Brasil, leva-o para a interioridade de um garoto que cresce em conflito consigo após tantas perdas significativas.

Sendo a obra de caráter autobiográfico, Carlinhos também representa o próprio autor, o que, talvez, faça do romance algo ainda mais interessante, justificando tamanha beleza que o escritor consegue imprimir em suas palavras; fazendo pressupor que apenas alguém que tenha vivido esses acontecimentos seja, de fato, capaz de escrever sobre eles com tanta vivacidade e paixão como se observa em "Menino de Engenho".

 

Apaixonante.

__________________________________________________

Para mais indicações de livros, acesse: https://instagram.com/_livramos_?igshid=1x3tqt0vb1ayk

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias