Linda Barros. Escritora e Atriz, membro da Academia Poética Brasileira
Caros leitores,
Este texto vai parecer óbvio demais para alguns (ou para muitos), mas não importa, porque vai depender do contexto e quem vai ler, onde claro, cada leitor pode fazer suas próprias reflexões. Então vamos lá!
Sai ano e entra ano e as queixas são as mesmas, as expectativas – apesar de pensarem em coisas novas – são as mesmas, mas será que não está na hora de mudar? Qual o sentido da vida se não é possível fazer o que queremos ou gostamos de fazer? Então, perguntem a si mesmos: qual o sentido da vida para vocês? O que querem? O que esperam do outro? E o que o outro tem a ver com sua vida, com seus sonhos? Todos esses questionamentos estão dentro do processo de nossa própria construção e só depende única e exclusivamente de nós. Clarice Lispector tinha toda razão ao dizer em seus versos:
– Ela é tão livre que um dia será presa.
– Presa por quê?
– Por excesso de liberdade.
– Mas essa liberdade é inocente?
– É. Até mesmo ingênua.
– Então por que a prisão?
– Porque a liberdade ofende.
Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.
A liberdade tem “asas”, mas elas só vão alçar voo se tiver um motivo para isso. Nesta sociedade, estamos acostumados a ouvir:
- “Nossa você é muito gorda para isto!”
- “Você é muito baixa”.
- “Você é muito alta!”
- “Você é muito velha, não tem mais idade para fazer estas coisas!”
Como podem observar, este texto é voltado principalmente para as mulheres e não é nada pessoal, mas porque acredito – não generalizando – que todas essas cobranças são feitas para nós mulheres e não para os homens. Então, já basta! Faça alguma coisa por você mesma, faça o que sempre teve vontade de fazer, sem pensar no “E se...”, pois a vida é o hoje e só temos UMA única chance de ser feliz, então por que temos que nos preocupar com o que os outros vão falar?
Não faça como o eu poético dos versos de Cecília Meireles (Retrato):
Comecem o ano vindouro fazendo algo que nunca fez na vida, coisas simples, mas que têm muito valor para você, como por exemplo: corra descalço, sambe de tênis, tome banho de piscina à noite, tome banho de mar sem roupas (é libertador), cante num karaokê, coma macarrão com sardinha, faça tudo isso sem medo de ser feliz. Essa pessoa que vos escreve tem um conselho: “APROVEITE A VIDA ENQUANTO VOCÊ PODE TIRAR A ROUPA NA FRENTE DE UM HOMEM”. Ponto!
FELIZ 2026 PARA TODOS OS LEITORES DA PLATAFORMA NACIONAL DO FACETUBES!!!!!!
REPLAY IHGM 100 anos de preservação e construção da identidade maranhense
12/10/2026 A Fé: Luiz Dernizo Caron é convidado da Plataforma Nacional do Facetubes
ESPECIAIS A Permanente Luta das Mulheres pela Quebra de Tabus na Política Brasileira
Especiais Projeto Arte em Fibra transforma saberes de mulheres maranhenses em coleção de bolsas e oportunidades de renda
CÍRIO DE NAZARÉ Do casco dos barcos às ruas de Belém: a arte ribeirinha veste o Círio e transforma tradição em renda
Especial CINEMA Sharon Stone é uma atriz, modelo e produtora norte-americana. É uma boa atriz e tem muitos filmes na carreira. Mín. 10° Máx. 19°
Mín. 10° Máx. 17°
Tempo nubladoMín. 11° Máx. 21°
Tempo nublado
Colunista Socorro Guterres COMO UM CÃO: O ABSURDO JURÍDICO EM O PROCESSO
Coluna de RUY PALHANO Dr. RUY PALHANO em texto que fala profundamente sobre a “perda do sentido e o vazio exsistencial”
Academias Brasil/Exterior Coirmãs João Ewerton celebra 50 anos de pintura e revela, em sete fases, as raízes culturais do Maranhão
Coronel Carlos Furtado De Carlos Furtado:“A DIFÍCIL ARTE DE SER POETA”