
NOTA DO EDITOR: Joizacawpy Costa acerta em cheio ao montar este “Mosaico Feminino” com cinco vozes maranhenses que não cabem em rótulos e, exatamente por isso, integram de verdade o corpo vivo da literatura brasileira, a partir do Maranhão. Seu texto não faz vitrine, faz leitura. Joiza, com talento na escrita, reconhece a mulher como potência estética e intelectual, mas sem reduzir essa potência à ideia de “força” como caricatura. Ao contrário, ela ilumina sutilezas de construção, escolhas temáticas e modos de dizer, tratando cada autora como obra em movimento, com linguagem própria, alcance social e densidade humana. O resultado é um recorte que valoriza o Maranhão não como periferia literária, mas como centro produtor de repertório, capaz de dialogar com o país inteiro. Portanto, vale, sim, ler este texto de Joizacawpy Costa, acadêmica APB-MA e articulista da Plataforma Nacional do Facetubes. (Editoria da Plataforma Nacional do Facetubes)
*******
Joizacawpy Costa: MOSAICO FEMININO I
Para desenhar este mosaico, trago cinco escritoras maranhenses cujas obras revelam uma multiplicidade de temas e cujas escritas latentes transbordam perfis variados. A mulher não é tão somente guerreira e valente; ela é um "relicário" de inteligência pujante que alimenta a sociedade com sabedoria e sutilezas bem delineadas. É possível sentir a força da escrita quando esta emana de mãos femininas: há sempre um toque final que resplandece e atrai o leitor para um universo repleto de possibilidades.

Marta Ferreira
Com sensibilidade e maestria, Marta Ferreira traz a lume no romance Maus dos Desencontros a saga de Justino, um homem trans que sofre o abandono do pai na adolescência. Amparado pela compreensão da mãe, ele luta por um lugar digno em uma sociedade que ainda resiste em compreender sua condição. No decorrer de sua trajetória, Justino descobre o amor em Helena, que o auxilia no processo de autoaceitação. Já adulto, ele reencontra o pai à beira da morte e lhe concede o perdão.
Marta ousa abordar uma temática que permeia a sociedade atual com vigor. Apesar do progresso social, o tema ainda enfrenta o preconceito e a dificuldade de compreensão de realidades que fogem dos padrões convencionais há muito estabelecidos.
Maura Luza
Maura Luza desponta na africanidade com uma força singular. Em seu poema Despertar da Africanidade, ela desnuda uma realidade latente: a experiência de descobrir-se, em totalidade, como uma mulher negra de raízes africanas. A partir dessa descoberta, seu mundo se transformou; ela permanece a mesma em essência, mas agora munida da consciência da ancestralidade, algo fundamental para seu reconhecimento e afirmação em uma sociedade ainda preconceituosa.
A africanidade é intrínseca à sua história. Maura segue mobilizando outras mulheres que também buscam o autorreconhecimento e continua a inspirar novas gerações de meninas negras, que veem na figura da escritora a sua "Princesa Negra" e escritora bem sucedida. O poema transbordou e virou livro.
Kátia Cilene Costa
A força do cordel de Kátia Cilene enaltece a mulher nordestina de forma original, percorrendo diferentes contextos para apresentar o vigor feminino. Em sua obra Mulher Nordestina, ela traz a lume perfis reais da nossa sociedade, dando voz a figuras históricas como Maria Firmina dos Reis.
Kátia exalta, com o mesmo valor, a mulher doutora e a mulher que não teve acesso às letras. Retrata aquelas que vivem em estabilidade e as que sobrevivem às margens; ela não reprime nem diminui nenhuma delas, reconhecendo em
suas lutas o valor de suas existências. De forma poética, a autora revela diversos rostos femininos por meio de seu versejar cordelizado.
Amanda AMORIM
Amanda, com uma sensibilidade aflorada e um conhecimento peculiar, desnuda um universo diverso com coragem e autenticidade em seu livro Entranhasdo meu Ser. A vida, atravessada pelo seu olhar, torna-se uma exploração de afetos, angústias e crenças. Ela mergulha no autoconhecimento, envolvendo espiritualidade, amor, solidão e desejo um verdadeiro misto de sentimentos humanos.
No poema Medo e Desejo, a autora provoca uma reflexão existencial sobre como esses dois sentimentos podem nos aprisionar: enquanto o medo paralisa, o desejo nos consome, revelando-se como faces da mesma moeda.
Karla Castro
Karla Castro em sua obra O Berro das Letras, desenha letras, palavras e poemas que culminam em uma catarse poética de intensas tessituras. Logo de início, apresenta-nos um processo que evoca a concepção e a gestação até o "parto": as letras nascem e, ao chegar à vida, rompem o silêncio em um grito intenso. Assim, a poesia vem à luz de forma magistral e visceral.
A autora viaja nas asas da linguagem, passando pelo "vestido de veludo" que traja um poema forte, desenhado em uma valsa ou um tango com as palavras. Entre O Silêncio dos Cordeiros, as inquietações de Sobre o Que Eu Não Sei e o Menu, que oferece versos sem cerimônia, ela passeia entre um cálice de vinho e um blues que ferve em suas entranhas, para, por fim, adormecer os arcanjos que zelam pela existência.
--------------
Joizacawpy Muniz Costa é uma professora, escritora e poetisa brasileira, atuante em São Luís (MA), conhecida por suas obras literárias que transitam entre prosa e verso, publicadas em livros como "Essência de uma Alma", "Marca das Palavras", "Embalos Infantis" e "Deixa-me Voar", sendo também membro da Academia Poética Brasileira (APB-MA) e articulista da Plataforma Nacional do Facetubes. Tem formação em Pedagogia e pós-graduação em Psicopedagogia.
Mín. 17° Máx. 27°