
Editoria de Literatura e Arte da Plataforma Nacional do Facetubes.
Em Campos Sales, no interior do Ceará, a mulher tem vez e voz. Aconteceu no último sábado, dia 18 de abril de 2026 a Plenária Vozes que Constroem políticas públicas para mulheres. Organizada pelos vereadores Anderson Ribeiro Duarte Vieira, Antonio Luiz dos Santos Neto, Cézar Cals Andrade Costa, Cláudia Antonia dos Santos Costa, José Jenilton Aquino Costa e Maria Elionete Leite do Nascimento. O evento contou com a participação do deputado estadual do Ceará Fernando Santana e da secretária executiva das mulheres do governo do estado do Ceará, Liliane Araújo. Durante o marcante encontro pôde-se respirar cultura nordestina através do lançamento do Cordel A Força da Mulher Campossalense, de autoria da professora e poetisa cordelista Esmeralda Costa (que compos a mesa dos trabalhos). A música nordestina também teve seu espaço garantido: o evento contou com a participação de Rafaela do Acordeon e sua família, que asseguraram a animação na acolhida do público e ao longo de todo o grandioso momento.
Os objetivos do evento foram claros e necessários: evidenciar as contribuições das mulheres campossalenses na construção do seu município; promover o reconhecimento da presença feminina nas diferentes áreas; incentivar a mulher campossalense a conquistar, cada vez mais, novos espaços.
A principal finalidade da plenária foi fortalecer a busca por políticas públicas voltadas às mulheres, proporcionando escuta, acolhimento e incentivo ao cuidado com a saúde, à segurança e a tantas outras medidas fundamentais para o bem-estar feminino.
Mais do que um encontro institucional, a plenária se firmou como um espaço de diálogo vivo, onde vozes historicamente silenciadas encontraram eco e respeito. Mulheres de diferentes trajetórias compartilharam experiências, desafios e conquistas, revelando que a construção de políticas públicas eficazes, passa necessariamente pela escuta sensível e pela participação ativa da população.
Foto especial: Vereadora Elionete Leite com a poetisa e cordelista esmeralda Costa e de algumas das mulheres homenageadas nesse dia maravilhoso.
O evento também reafirmou a importância da cultura como instrumento de resistência e transformação social. O cordel lançado não foi apenas uma obra literária, mas um símbolo da força, da identidade e da luta da mulher sertaneja, que escreve sua própria história com coragem e dignidade. A presença da música nordestina, por sua vez, trouxe leveza e pertencimento, lembrando que a arte é também um caminho de fortalecimento coletivo.
Em tempos em que se discute cada vez mais a equidade de gênero, iniciativas como esta demonstram que Campos Sales avança ao reconhecer o papel essencial das mulheres em todos os setores da sociedade. A plenária não se encerra em si mesma; ela planta sementes. Sementes de consciência, de mobilização e de promoção social.
Que este seja apenas mais um capítulo de uma caminhada contínua, onde a mulher não apenas tenha vez e voz, mas também ocupe, com plenitude, todos os espaços que lhe são de direito. Porque quando as mulheres constroem, toda a sociedade se fortalece.
Você pode ler o cordel A Força da Mulher Campossalense, (Esmeralda Costa), através do link:
Mín. 13° Máx. 20°