Quinta, 15 de Abril de 2021 01:11
[email protected]
Blogs e Colunas Orquídea Santos

Gêmeas maranhenses fazem muito sucesso na moda fashion brasileira. Nasceram em São Luís do Maranhão

Vale hoje aplaudir as irmãs gêmeas do Maranhão.

28/02/2021 19h22 Atualizada há 1 mês
471
Por: Mhario Lincoln Fonte: Orquídea Santos.
capa
capa

REVISTA NACIONAL DE ORQUÍDEA SANTOS

28.02.21

CAPA. Vale hoje aplaudir as irmãs gêmeas do Maranhão. Há 1 ano no topo da moda internacional, as irmãs gêmeas Yacy e Yara Sá ganham cada vez mais conceito profissional.  Elas são nascidas em São Luís do Maranhão e começaram a ganhar o Mundo após serem capa da Marie Claire.

Mas o começo da carreira foi bem difícil. "A gente procurava agências e nunca éramos aceitas", confidencia. Enquanto isso, elas ajudavam a mãe no atelier de costura e foram se aproximando cada vez mais do mundo fashion.

Mesmo trabalhando na área, o mercado do Maranhão ficou pequeno para as duas. Com a coragem de vencedoras, elas compraram, então, passagens e rumaram para São Paulo. Levaram na mala um belo portfólio feito por uma fotógrafa maranhense e esse se tornou um ensaio que usaram para alçar voos maiores. E o resultado não poderia ser outro. Estão aí, no topo da onda fashion há mais de ano, entre as melhores das passarelas.

Desenvolvido na UFMA o primeiro nanossatélite do Nordeste

Uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e outras instituições, como a Fundação Sousândrade, possibilitou que o curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA desenvolvesse um dos primeiros nanossatélites de propriedade brasileira. A previsão é de que o equipamento, da categoria CubeSats (pequenos satélites de pesquisas espaciais e para comunicações com solo terráqueo), seja lançado em 2022 no espaço.

CubeSats.

Projetos como esse seguem uma tendência internacional de lançamento de foguetes para satélites menores denominada New Space. Diversas organizações governamentais e empresas no mundo todo estão desenvolvendo equipamentos menores e com ciclo de vida mais curto, como o projeto do Cubesat da UFMA, baseado em módulos padronizados de 10x10x10 centímetros.

Denominado Aldebaran I, o nanossatélite desenvolvido pela UFMA, além de possibilitar o desenvolvimento da pesquisa e da inovação na instituição, tem diversas funções sociais, como a de retransmitir sinais para auxiliar no resgate de pescadores e embarcações na região do município de Raposa - MA. Ele receberia o sinal do pescador perdido e emitiria para a estação mais próxima, indicando o local onde estaria o pescador, para que fosse resgatado o mais rápido possível. Outra função, seria a de mapear zonas de queimadas em regiões maranhenses.

A equipe de desenvolvimento do projeto conta, exclusivamente, com docentes e discentes da UFMA, entre eles, o Prof. Dr. em Engenharia Elétrica, Luís Cláudio Silva; o Prof. Dr. em Ciências da Computação, José de Ribamar Braga e o Prof. Dr. em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Carlos Brito, que é Coordenador do Projeto CubeSat e da Graduação em Engenharia Aeroespacial da UFMA. Além dos docentes, 18 alunos do curso de Engenharia Aeroespacial participam e trabalham diretamente no aprimoramento do projeto.

No Brasil, seis instituições, além da UFMA, oferecem o curso de Engenharia Aeroespacial: o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Universidade de Brasília (UNB); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do ABC (UFABC). 

Visita Técnica em Alcântara

Uma equipe técnica das entidades empresariais que compõem o Grupo de Trabalho da FIEMA, "Pensar o Maranhão", leia-se FIEMA (SESI/SENAI), SEBRAE, Fecomércio (SENAC/SESC), FAEMA (SENAR) e ACM, embarcam na terça (2/3) para uma visita técnica à Alcântara, com o objetivo de conhecer "in loco" as potencialidades da cidade e da região e alinhar a contribuição desses atores na construção do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI/CEA).  

O plano busca inserir a sociedade maranhense via projetos e ações direcionadas ao desenvolvimento social, econômico e de infraestrutura da região, norteados pela viabilização do centro espacial.  

A inclusão das entidades empresariais e do poder público maranhense na construção do PDI/CEA foi um dos pleitos do Grupo de Trabalho da FIEMA, "Pensar o Maranhão", que inicia essa agenda com uma Roda de Conversa com o prefeito Padre William, além de diversas ações programadas para os dias da visita.  

Fiema.

NORDESTE FORTE  

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves participou na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, da solenidade de posse da nova diretoria da Associação Nordeste Forte, que foi criada em 2016, e reúne as nove Federações das Indústrias do Nordeste, com apoio da CNI. 

O objetivo da Associação é fomentar a região Nordeste no tocante a geração de empregos, ampliar a competitividade e estimular o crescimento e desenvolvimento das atividades produtivas. 

NORDESTE FORTE II 

Baldez, que é um dos vice-presidentes da associação, parabenizou o novo presidente o industrial José Ricardo Montenegro Cavalcante, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e agradeceu o empenho e o trabalho realizado pelo seu antecessor, Amaro Sales (FIERN). 

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, enfatizou que a cooperação entre as federações em prol de pleitos comuns ajuda no desenvolvimento do Brasil na medida em que reforça as demandas da região junto ao Congresso Nacional e governo federal.  O novo presidente da Nordeste Forte destacou a contribuição que a região tem dado e pode dar ainda mais para o desenvolvimento sustentável do país. Eleito por aclamação em outubro de 2020, Ricardo Cavalcante tomou posse para o biênio 2021/2022 e firmou o compromisso de encontrar soluções adequadas para melhorar a competitividade da região. 

No centro, Sarah F. Rodrigues

Família Ferreira Rodrigues feliz. Acaba de receber diploma de Formação no Ensino Médio 2020, do Colegio Educallis, Sarah Ferreira Rodrigues, de 17 anos de muita beleza e inteligência e cheia de maranhensidade autêntica. Ela é filha de William de Sousa Rodrigues e Kátia Cilene F. Rodrigues. Uma festa e tanto. Parabenizamos a família. Que Sarah parta para novos voos e que atinja o sucesso merecido. Na foto, a formanda com a irmã Karen Ferreira Rodrigues.

Mikaela Paim.

Imagine um grupo online e fechado somente para mulheres apreciadoras de Whisky? Mikaela Paim, única brasileira sommelière de vinhos, especialista em bebidas alcoólicas, água, chá, café, azeites, charutos e técnicas multissensoriais, com mais de 10 anos de carreira na área gastronômica lançou uma sala exclusiva na rede social Telegram sobre a bebida. Com a intenção de criar uma comunidade do universo feminino em torno de conhecimentos e dicas compartilhadas para criar vivências online, a empresária, natural de São Paulo, ainda recebe convidados e especialistas para transformar essa experiência ainda mais enriquecedora. Com apenas 4 dias no ar, esse grupo já teve adesão, inclusive, do público de São Luís do Maranhão e participação ativa de mulheres da nossa região.

Posse no TREMA

Em sessão solene realizada por videoconferência na tarde de terça, 23, o juiz Cristiano Simas de Souza tomou posse como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão para o biênio 2021-2023. O magistrado, que ocupou a vaga aberta em virtude da ascensão de José Gonçalo de Souza Filho ao cargo de desembargador do TJMA, foi empossado no cargo pelo presidente do Regional, desembargador Tyrone Silva. No mesmo dia, após encerrar a sessão plenária de julgamentos, o juiz Cristiano Simas recebeu das mãos do presidente a Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Arthur Quadros Collares Moreira, maior honraria da Justiça Eleitoral, concedida a ele durante a sessão de posse.

Madalena Nobre.

Parabenizo hoje a querida Madalena Nobre, apresentadora de TV e colunista social que aniversaria neste domingo (28). Desejo felicidades ao lado de sua família e muito sucesso!

Roberta Lima.

Já na quarta-feira (3 de março) a aniversariante é a Relações Públicas e Cerimonialista Roberta Lima. Desejo harmonia, paz e desejos realizados.

Isadora Marques.

Segundo a clínica médica do Hospital São Luís (HSLZ), Dra. Isadora Marques, a umidade favorece a maior transmissibilidade das infecções virais e também desencadeia os quadros de alergias respiratórias, as famosas rinites, devido à proliferação de ácaros e mofos. O mofo também pode causar doenças como a Micose Bronco pulmonar alérgica, onde os sintomas são parecidos com os de uma pneumonia mais branda. E em casos mais extremos, as pessoas podem até ir a óbito por causa de pneumonias graves. O contato crônico com o fungo pode ocasionar também anemia severa, predispondo as pessoas a infecções graves. Manter o ambiente sempre bem arejado, favorecendo a maior circulação do ar; trocar as colchas de cama com maior frequência para evitar a retenção de partículas de ácaro e poeira, manter banheiros bem arejados, assim como ter cuidado com papel de parede que pode acumular mofo são algumas dicas da médica para manter a saúde pulmonar.

A Dra. Isadora lembra ainda que, as alergias respiratórias são caracterizadas clinicamente por sintomas muito semelhantes aqueles relatados por pacientes que apresentam síndromes gripais, inclusive a Covid19, tais como tosse, coriza, dor de cabeça, obstrução nasal, congestão facial. Portanto, é muito importante seguir essas dicas em casa para tentar minimizar a ocorrência dessas alergias, e contribuir para a diminuição do acesso desnecessário aos pronto socorros e hospitais nesse momento de pandemia.

Willian Santos.

Sempre autêntico e carismático o apresentador e colunista social William Santos voltou neste sábado, 27 para a rádio com o Programa Top Show na Cidadania FM 106,3 das 11h às 12h com muitas novidades, promoções, entretenimentos, entrevistas e muitas músicas para alegrar o seu sábado. Você pode baixar o App da Rádio no seu celular e curtir toda a programação!

=====================

Orquídea Santos

* Jornalista da coluna "Bom Dia Sociedade", na empresa Jornal Pequeno, editora da REVISTA NACIONAL, no (www.facetubes.com.br) , apresentadora do Programa Social TV do Facetubes (Canal no Youtbe) e Assessora de Imprensa na empresa Tribunal de Justiça do Maranhão.Matérias podem ser enviadas para: [email protected]

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ORQUÍDEA SANTOS
Sobre ORQUÍDEA SANTOS
Revista Nacional de Orquídea Santos. Jornalista profissional e apresentadora de TV. Assessora de Imprensa.
Curitiba - PR
Atualizado às 00h53 - Fonte: Climatempo
15°
Chuvisco

Mín. 12° Máx. 21°

15° Sensação
7 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Sábado (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias