Quinta, 15 de Abril de 2021 02:09
[email protected]
Blogs e Colunas Colunistas

Edição atualizada da Revista Nacional, da jornalista Orquídea Santos: 8 de março

colunistas convidadas.

06/03/2021 20h20 Atualizada há 1 mês
212
Por: Mhario Lincoln Fonte: Orquídea Santos.
capa
capa

CAPA: Chama-se simplesmente Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo. Humilde. Desbravadora. Sábia e Humana. Assim é essa maranhense dedicada há anos em busca de suavizar o sofrimento de doentes, especialmente daqueles que não conseguem pagar por tratamentos especiais. E foi pesquisando, se dedicando dia e noite que conseguiu uma grande proeza:  isolou o princípio ativo de uma planta maranhense chamada de cabacinha. E, hoje, até na China, esse medicamento tem curado sinusite, rinite alérgica e adenoide.  Outra planta, a Chanana, essa florzinha amarela, tem uma substância energética que melhora o sistema imunológico. Ela está sendo usada no Hospital ‘Aldenora Bello’ no tratamento do câncer. Mas, no todo, são mais de 60 tinturas que a professora Terezinha lançou.  Há uma grande utilização da Chanana em doentes de AIDs. Esse tratamento não cura, mas melhora os níveis de leucócitos no sangue. Enquanto ainda em atividade Terezinha acompanhou 30 portadores da AIDS, que tomavam a tintura da Chanana e apresentaram melhoras nas complicações de outros medicamentos como o AZT. O mais importante, segundo estudos, é que a Chanana não apresentou efeitos colaterais, pois, segundo a professora Terezinha, a dosagem indicada pelo herbário que trabalha, elimina eventuais prejuízos para a saúde. Por isso e por tudo isso, sem dúvida,  Terezinha Rêgo representa e muito a força da mulher do Maranhão.

 

FIEMA/ Alcântara MA.

Durante os dias 2 e 3 de março, uma equipe de técnicos das entidades empresariais que compõem o Grupo de Trabalho da FIEMA, "Pensar o Maranhão" realizaram uma visita técnica à Alcântara. O objetivo foi conhecer "in loco" as potencialidades da cidade e da região e alinhar a contribuição desses atores da iniciativa privada na construção do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI/CEA). A participação da iniciativa privada visa inserir a sociedade maranhense no CEA, via projetos e ações direcionadas ao desenvolvimento social, econômico e de infraestrutura da região. A inclusão das contribuições das entidades empresariais e do poder público maranhense no PDI/CEA foi um dos pleitos do Grupo de Trabalho da FIEMA, "Pensar o Maranhão".  

Desembargadores TRE-MA.

Desembargadores Joaquim Figueiredo e Angela Salazar assumem como presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. "Não pretendo dirigir um Tribunal segmentado, nem composto de grupos. A união, a lealdade, o respeito mútuo e a concórdia ditarão o nosso comportamento". Essas foram algumas das palavras proferidas pelo desembargador Joaquim Figueiredo, eleito por aclamação, dia 1º de março), presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, enquanto a desembargadora Angela Salazar, assumiu a Corregedoria. Acompanharam a sessão solene ministro, entre outras autoridades dos poderes executivo, judiciário e legislativo, imprensa e familiares dos empossados. Em razão da pandemia causada pela covid-19, a sessão solene foi realizada por videoconferência com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-MA do Youtube.

Composição do TRE

A Corte está composta pelos desembargadores Joaquim Figueiredo (presidente) e Ângela Salazar (vice-presidente e corregedora). Pelo juiz federal Ronaldo Desterro e pelos dois juízes de direito Lavínia Coelho e Cristiano Simas. Os advogados Luis Fernando Xavier e Gilson Ramalho - que são membros substitutos – estão na interinidade dos cargos enquanto os efetivos não são nomeados. O procurador regional eleitoral é Juraci Guimarães Júnior.

EXPOSIÇÃO

Sergio, Silvânia e o artista.
O artista e Vinícius Bogéa.

Quatro anos depois da sua última exposição individual, em 2017, Ednilson retorna com a exposição 'Encantos da Natureza' no Espaço de Arte Silvânia Tamer (São Luís Shopping). São 24 obras inéditas pintadas com acrílica sobre tela, inspiradas em paisagens, flora e fauna do litoral maranhense, em especial na cidade de Santo Amaro e na praia do Mangue Seco, no município de Raposa, local do seu ateliê.  "O trabalho de Ednilson tem amadurecido ao longo dos anos, o artista desconstrói as figuras até o limite do perceptível, dando um colorido vibrante e adicionando elementos significativos. Ele começou com a arte figurativa e aos poucos foi transformando em algo muito próximo do abstracionismo, levando o observador a interagir e a fazer reflexão positiva e meritória sobre sua obra" - Silvania Tamer, marchand e representante do artista.  A exposição ficará até o final de abril.

Turismo.

A especialista e guia de turismo de Sergipe, tia Lu, a convite do produtor mineiro Gustavo Kangussu, foi responsável pela pré-produção e acompanhamento dos roteiros turísticos que Aracaju irá destacar na Webserie da Unidas, agora em março, com o  projeto "Vamos Juntos pelo Brasil", pelas capitais do nordeste. Na foto ao lado de tia Lu, a influence Rachel Apolônio e Gustavo Kangussu, sendo recepcionados pelo empresário Max e sua amada Sheila Raquel no Duna Beach Club.

Romualdo e Rafiza.
Professores e alunos.

II Turma do curso "Descomplicando a Toxina Botulínica" 

Foi realizado, com sucesso, nos dias 26 e 27 de fevereiro no instituto FACE, a II Turma do curso "Descomplicando a Toxina Botulínica". O objetivo foi capacitar profissionais da saúde a atuarem com toxina botulínica (botox) com finalidade estética e funcional. O curso foi administrado pelos professores Romualdo Lemos e Rafiza Félix. Nova turma acontece nos dias 3 e 4 de abril. Inscrições abertas!

FOTOS

1 - Ribamar Pinheiro.
2 - APAE/São Luís.

(1) - O aniversariante desta segunda-feira (8) é o fotógrafo Ribamar Pinheiro. Para quem não sabe, ele está usando novas técnicas de restauração em que as fotos podem resistir ainda mais ao tempo. Parabéns e vida longa!!!

 

(2) - A APAE de São Luís completa nessa quarta-feira (10), 50 anos de atividades em prol das pessoas com deficiência, além de muitos outros relevantes serviços de saúde como o Teste do Pezinho e a Reabilitação Pós-Covid. Com a oferta de serviços nas áreas de Assistência Social, Saúde, Educação (Escolarização, Educação e Qualificação Profissional e Inclusão no Mercado de Trabalho), Reabilitação, Arte e Cultura, a instituição promove uma verdadeira transformação na qualidade de vida dos alunos e seus familiares. Devido à pandemia, as ações alusivas ao aniversário foram adiadas. Para esse dia 10, o presidente Vanderlaan Rolim convida a todos para a missa em ação de graças, a ser transmitida pelo YouTube da APAE de São Luís (apaesaoluis), às 10h. Na foto, o presidente da APAE, Vanderlaan Rolim com membros da Diretoria e dos Conselhos Administrativo e Fiscal da instituição.

Raimundo Lídio.

O Prefeito de Paulino Neves, Raimundo Lídio, que forma o quarteto do Delta das Américas, quer que a região, juntamente com os Lençóis Maranhenses, eleja um representante para a ALEMA em 2022.  O pleito é uma reivindicação  histórica dos maranhenses que residem em Barreirinhas, Santa Quitéria, Belágua, Santana do Maranhão, Santo Amaro e Primeira Cruz. Em Paulino Neves, cidade governada por Raimundo Lídio, a população já se vê animada com a possibilidade do Delta/Lençóis protagonizar no cenário eleitoral do ano que vem uma participação genuína e legítima sem semelhança na conjuntura política maranhense atual, pautada, frequentemente, por projetos isolados, individuais e solitários.   

 

Orquídea Santos.

* Jornalista da coluna "Bom Dia Sociedade", na empresa Jornal Pequeno, editora da REVISTA NACIONAL, no (www.facetubes.com.br) , apresentadora do Programa Social TV do Facetubes (Canal no Youtbe) e Assessora de Imprensa na empresa Tribunal de Justiça do Maranhão.Matérias podem ser enviadas para: [email protected]

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ORQUÍDEA SANTOS
Sobre ORQUÍDEA SANTOS
Revista Nacional de Orquídea Santos. Jornalista profissional e apresentadora de TV. Assessora de Imprensa.
Curitiba - PR
Atualizado às 01h54 - Fonte: Climatempo
15°
Chuvisco

Mín. 12° Máx. 21°

15° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Sábado (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias