Domingo, 09 de Maio de 2021 01:39
[email protected]
Blogs e Colunas Colunistas

Mulher Babaçu revela alguns segredos de São Luís: o Cuscuz Ideal e a origem da Rua do Giz

Quantos segredos revelados.

11/04/2021 18h37 Atualizada há 3 semanas
1.472
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mulher Babaçu
capa
capa

O pregão do Cuscuz Ideal

De longe se ouve o brado, ou melhor, o pregão, na voz que ecoa pelas avenidas entre os paredões de concreto ou nas ruas e becos da cidade, em diversos bairros de São Luís. Os pregoeiros do Cuscuz Ideal fazem parte da “paisagem sonora” de São Luís há mais de 40 anos, quando os vendedores popularizaram este produto típico da culinária nordestina, originário da base alimentar indígena.

Por todos os cantos da cidade os vendedores do Cuscuz Ideal anunciam a iguaria, na forma de pregão, formato de anúncio criado no gogó e adaptado pelos ambulantes ao longo de décadas. Na São Luís antiga, éramos acordados pelos pregões dos vendedores de carvão de varinha, dos mercadores de frutas e verduras da Maioba, entre tantos outros criativos anúncios do povo. 

Pregoeiro Fábio Silva Junior

Sustenta a família vendendo cuscuz ideal há 16 anos. Compra por um valor x e revende por R$ 1.25, mas fala também que o preço varia dependendo da distância de cada bairro. Tem 3 filhos e nos conta no vídeo mais detalhes. Veja o vídeo abaixo:

"

A fábrica desta saborosa invenção gastronômica está instalada desde 1967, no bairro do Anil, nas proximidades da escola Cintra. Segundo Fábio, 20 vendedores percorrem as ruas da cidade todos os dias, exceto a tarde de domingo e nas segundas-feiras, dias de folgas. A maioria faz o percurso de bicicleta. Outros ainda vendem carregando a caixa na cabeça. Nos dias de chuva, não há quem resista a um café acompanhado de um cuscuz ideal fumaçando.

Pesquisa - Literatura Cuscuz Ideal, São Luís.

Entrevista com o pregoeiro Uimar Junior .

 Observações da Mulher Babaçu:

1 - Eita piquemos que eu adorei essa matéria do Cuscuz Ideal e eu adoooooooro [email protected] café de manhã e ainda merendar a tarde . Olha ludovicense chama ‘lanchar’ de ‘merendar’ e tu vai logo aprendendo quando tu chegares aqui, não "FICAR COM CARA DE NHÔ ZÉ"

 

Rua do Giz, em São Luís, é eleita uma das seis ruas mais bonitas do país.

O título foi concedido pela revista Casa Vogue, especializada em arquitetura e decoração. Um dos pontos turísticos mais bonitos da capital maranhense é uma das representações mais emblemáticas da história de São Luís.

Piquenos eu fiquei muito feliz . Leia o que o nosso historiador Antonio Noberto nos fala sobre ela:

Diz o historiólogo Noberto: "O nome da rua advém da ladeira do mesmo nome, antes de se tornar rua do Giz. A partir de 1865, por iniciativa do camarista e escritor Antonio Henriques Leal, a rua recebeu o nome de 28 de julho, em memória ao dia em que 'as forças portuguesas capitularam', nas palavras de Domingos Vieira Filho. 28 de julho de 1823 foi a data quando o Maranhão aderiu à Independência do Brasil.  Em outros tempos, a rua do Giz se comunicava com a avenida maranhense, na Praça Pedro II. O aterro de parte da rua, até a rua de Nazaré, quando desapareceu o Palácio dos Holandeses e o antigo Hotel Central. A rua, desde então, teve início na rua de Nazaré, canto do Arquivo Público do estado, onde existe a escadaria. E se prolonga em direção ao Largos das Mercês. No seu percurso, a rua abriga ao menos duas praças: da Abolição (na descida da rua Humberto de Campos) e a praça do Folclore, na esquina com a rua João Vital de Matos".

 A RUA

A rua do Giz é um cartão de visita da São Luís colonial. Com um conjunto arquitetônico e azulejar invejáveis, reúne forte representação da cidade. Grandes comércios, instituições foram sediadas nesta rua e várias autoridades e personalidades históricas moram ali, a exemplo do Comendador Antonio Meireles, Puçá de Côvado, famoso português que rivalizava frontalmente com Ana Jansen. O Banco do Maranhão também já funcionou nesta rua. A Casa França Maranhão, consulado e Aliança Francesa. Parte da novela da Cor do Pecado (TV Globo) foi gravada na rua Portugal, Beco Catarina Mina e Rua do Giz.

Veja vídeo sobre a Rua do Giz, feito pela Prefeitura de São Luís e emoldurada pela Mulher Babaçu:

"

AGORA ME DIGA PORQUE O NOME RUA DO GIZ.???

Duvido que tu sabe.???? Procurei para muita gente e também pesquisei bastante e nada. Eu fiquei passada ou melhor engomada. Bege. Mas, fui perguntar para o historiador e amigo Antonio Guimarães sobre essa dúvida. E ele disse que o nome da rua teria surgido porque no local havia uma argila branca escorregadia, que gerava uma espécie de pó. Durante o apogeu cultural de São Luís, a rua abrigou casas comerciais importantes que atraiam pessoas de todas as partes do Maranhão.  Então vamos ouvir:

 "

Grande parte das casas comerciais no apogeu de São Luís foram instaladas nessa rua. Ninguém tem e ninguém explicou em matéria nenhuma o porque do nome Rua do Giz, até a Mulher Babaçu cair em campo e descobrir.

Barcelos, Uimar Jr. e Cássia.

O mico do meu repórter Uimar Junior

Uimar me pediu pra "FICAR NA MOITA “(o mesmo que guardar segredo). Vou nada. Quem guarda segredo é caixão. Eu, não! Já ri muito e agora compartilho para rimos mais ainda.

Uimar Junior foi chamado para fazer o Busto Vivo de Gonçalves Dias, em uma das feiras do livro, em São Luís. Ficou uma semana recitando versos de Gonçalves Dias e contracenando com sua amada Ana Amélia (Cássia Cabral). No encerramento da feira o repórter Cacos Barcelos (da Rede Globo ) encerrou com uma palestra no Teatro João do Vale e Uimar foi chamado para fazer a abertura. Nos bastidores, os dois se encontraram, o busto chamou a atenção do jornalista global. Daí, pintou uma conversa interessante. Ficaram conversando um longo tempo e Uimar perguntou se ele conhecia a poesia Canção do Exilio. Uimar recitou. Ao terminar, o Cacos Barcelos descansou o braço no busto e respondeu que sabia poesias de Gonçalves Dias e recitou a longa e difícil "I -JUCA- PIRAMA". Disse toooooooda a poeeeeeesia. Eita laço que ele pegou kkkkkk. Tá vendo? Arrasou!

QUÉM É? Cláudio Barcellos de Barcellos, mais conhecido como Caco Barcellos, é um jornalista, repórter de televisão e escritor brasileiro, que se especializou em jornalismo investigativo, investigações, documentários e grandes reportagens sobre injustiça social e violência meu repórter ficou encantado com a simplicidade, educação e simpatia. 

CURIOSIDADE 01

Beckman.

A REVOLTA DE BECKMAN - Liberado por Manuel Beckman, em 1684, os comerciantes de São Luís se rebelaram contra a Companhia de Jesus, contrária à escravização indígena, uma vez que os próprios jesuítas exploravam os índios, e contra o monopólio da Companhia Geral do Comércio do Maranhão, que intermediava a venda da produção dos colonos por preços baixos e tabelados, além de descumprir o acordo de fornecer escravos africanos. O lider da revolta, Manuel Beckman, foi condenado a forca.

Monumento em lugar errado.

CURIOSIDADE 2

PRAÇA MANOEL BECKMAN - Na praça que leva seu nome, entre a Rua Parque 15 de Novembro e Av. Beira-Mar, foi plantada a Pirâmide de Beckman. O monumento é simples, talhado em mármore com a inscrição: "Aqui foi enforcado o Bequimão a 2 de novembro de 1685". No entanto, não ali precisamente ele foi executado, mas na antiga Praia do Armazém ou da Trindade .

Praça da Alegria/SLZ.MA

CURIOSIDADE 03

PRAÇA DA ALEGRIA  - Antes de ser rebatizada, a Praça da Alegria era o Largo da Forca Velha. Mas a mudança do nome, que vem a ser o contrário do que se vivia naquele lugar, não apaga o sofrimento vivido pelos escravos que ali eram enforcados.

 

Centro Histórico SLZ.MA.

Moro na cidade mais poéticado mundo .

São Luís /Amo/Curto/Compartilho/

(Foto: Google)

18 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
MULHER BABAÇU
Sobre MULHER BABAÇU
Coluna de curiosidades e cobranças públicas, assinada pelo performance Uimar Jr., sobre a vida maranhense.
Curitiba - PR
Atualizado às 01h37 - Fonte: Climatempo
13°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 18°

13° Sensação
9 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens
Terça (11/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias