Domingo, 09 de Maio de 2021 00:34
[email protected]
Blogs e Colunas Colunistas

Revista Nacional de Orquídea Santos, edição de 12.04.2021. Matérias de Sociedade

Entretenimento.

12/04/2021 17h58 Atualizada há 4 semanas
206
Por: Mhario Lincoln Fonte: Orquídea Santos.
capa
capa

CAPA: VALORIZAÇÃO DOS JORNALISTAS

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão desembargador Lourival Serejo, destacou a importância do trabalho dos jornalistas para a sociedade, noticiando com clareza nos veículos de comunicação, os principais acontecimentos que afetam a vida da população, mostrando a essencialidade da imprensa para a democracia. A manifestação do desembargador Lourival Serejo foi feita no Dia do Jornalista, na abertura da sessão plenária do Tribunal de Justiça na última quarta-feira (7).

 

Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil

O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Maranhão, Raimundo Arruda participou nesta quinta (8), de forma virtual, do lançamento da Campanha 2021 de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil em Feiras e Mercados de São Luís, promovida pelo Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão, por meio do Serviço de Fiscalização Coordenação de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil.  

Arruda destacou em sua fala que o SENAI-MA está de mãos dadas com a Procuradoria Regional do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão para dizer NÃO ao trabalho infantil e SIM à Educação Profissional e Tecnológica de qualidade.  

O diretor do SENAI ressaltou que o Programa de Aprendizagem Industrial é uma ferramenta na erradicação do trabalho infantil, sendo consolidado por meio do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Procuradoria Regional do Trabalho, a Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão e o SENAI-MA. 

A supervisora pedagógica do SENAI CEPT Distrito Industrial, Alessandra Brito Costa abordou a aprendizagem profissional como alternativa segura e qualificada para inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho. 

O diretor do SENAI agradeceu o Superintendente Regional do Trabalho no Maranhão, Álvaro Veloso, conselheiro do SENAI, Maurel Selares - Procurador Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região, Virgínia de Azevedo Neves e Lea Cristina da Costa, ambas da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e Adolescente e Timóteo Cantanhede - Auditor do Trabalho e Coordenador da Aprendizagem no Maranhão pela excelente iniciativa. 

Justiça do Trabalho no Maranhão precisa de peritos médicos

A Justiça do Trabalho no Maranhão disponibilizou, em setembro de 2020, o Sistema Eletrônico de Assistência Jurídica AJ/JT, que é destinado ao cadastro e gerenciamento de peritos, órgãos técnicos ou científicos, tradutores e intérpretes e ao pagamento dos profissionais nos casos dos processos que envolvam assistência judiciária gratuita. O sistema AJ/JT foi instituído pela Resolução 247/2019, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Entretanto, de acordo com o servidor José Barros de Oliveira Júnior, diretor de secretaria da 1ª Vara do Trabalho de São Luís e gestor negocial do sistema, poucos peritos médicos se cadastraram no AJ/JT, inclusive a maioria dos peritos médicos que atuam nas Varas do Trabalho no Maranhão ainda não efetuou o cadastro. Segundo Júnior, a situação é preocupante porque o sistema PJe (Sistema de Processo Judicial Eletrônico) só permite a nomeação de peritos que estejam cadastrados no sistema AJ/JT. Então, se não houver perito suficiente não há como atender às demandas processuais.

CADASTRO

O cadastro somente pode ser feito pelo profissional. O sistema pode ser acessado no site do TRT-MA, no endereço www.trt16.jus.br, no menu superior do site, em Serviços/Para o Cidadão e o Advogado/Serviços Judiciais/Assistência Judiciária AJ/JT (Peritos, Tradutores e Intérpretes). Os profissionais cadastrados irão fornecer serviços de perícia, tradução e interpretação nos processos que tramitam, em primeiro e segundo graus, na Justiça do Trabalho da 16ª Região. Podem se inscrever pessoas físicas especializadas e legalmente habilitadas com as atividades anteriormente citadas. Para o cadastro é obrigatório a apresentação, entre outros, do documento oficial de identificação com foto (frente e verso), comprovante de endereço em nome do profissional, emitido há, no máximo, 3 (três) meses da data da inscrição, ou declaração de domicílio do interessado; Certidão Negativa do Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa, emitida pelo CNJ. O interessado deve apresentar ainda documentos que comprovem a escolaridade exigida para o exercício da especialidade e demais documentos relacionados ao registro profissional. A aprovação ou não do cadastro fica sob responsabilidade de equipe nomeada pela administração do TRT-MA, que irá averiguar as informações e documentação disponibilizadas pelo profissional no ato da inscrição. O resultado ou validação do cadastro deve ocorrer em 30 dias, a contar da finalização do cadastro completo do interessado. 

Mais informações pelo telefone (98) 2109-9500 e/ou e-mail [email protected]

Lise Novaes.

 A médica Lise Novais tem realizado um atendimento com bastante eficiência além de muito atenciosa na UPA do Araçagi. Lise está na linha de frente no combate à Covid-19 e só tem recebido elogios pela maneira como acompanha seus pacientes. Parabéns pelo excelente trabalho!

Silveira & Brissac Adv.

Silveira & Brissac Advocacia, compostos pelos sócios Dr Harley Brissac e Dra Lina Rosa Silveira, neste primeiro trimestre de 2021 completou 6 anos de fundação. Localizado no Office Tower, jardim Renascença, é classificado como um escritório Full Service, onde o cliente encontra soluções de seus problemas em um só lugar. Além de ter uma gestão de contencioso em massa, tem como principal característica a entrega de resultados de acordo com os interesses de seus clientes. Sem dúvida é uma logística inovadora de um escritório de advocacia do Estado do Maranhão.

Ana Lídia.

A Procuradora de Justiça do Estado do Maranhão, Ana Lídia Moraes faz aniversário na próxima sexta-feira (16). Desejamos felicidades!

Oculum.

Os franqueados da rede de óticas de luxo Oculum, Igor Revoredo e Diego Silva, acabam de abrir a franquia da marca no Shopping da Ilha, na entrada da praça de alimentação. Entre os diferenciais da rede além de um poderoso mix de grifes ópticas nacionais e internacionais, destaque para o alto nível de serviços, incluindo um conceito de pós-venda diferenciado. Em respeito ao momento delicado da atual pandemia, não teve coquetel de inauguração, mas estão todos convidados para conhecer a Oculum no Shopping da Ilha, com atendimento exclusivo e adoção de rigorosos protocolos sanitários. O músico Rafa Marques (filho de Bel Marques) é cliente da badalada Oculum em Salvador.

 

Sharlene Serra
Cartaz.

Parabéns Sharlene Serra

Em São Luís do Maranhão: 06 de abril  é dia Municipal da literatura Inclusiva. A data é referente ao dia de nascimento da escritora Sharlene Serra que vem se destacando cada vez mais na literatura e por ter sido na sua cidade, a pioneira no que se refere a inclusão, a vereadora Concita Pinto instituiu no calendário o dia 6 de Abril , como o dia Municipal da Literatura inclusiva lei 6.398/18 a data reforça importância desta literatura quanto ao acesso da informação à todos e também aos valores sobre respeito conscientização empatia e amor ao próximo.

A escritora Sharlene Serra é membro da Academia Poética  Brasileira, entidade nacional de literatura arte e música.  É vice-presidente da AJEB-  Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil coordenadoria do Maranhão e de outras instituições literárias, possui 07 publicações e esta presente em várias antologias poéticas,  foi premiada em Recife com troféu estrela literária, em Búzios como melhor livro de inclusão.

Fábio Nahuz.

Registramos o aniversário, segunda, 12, do presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon), engenheiro Fábio Nahuz. Muita saúde e paz.

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ORQUÍDEA SANTOS
Sobre ORQUÍDEA SANTOS
Revista Nacional de Orquídea Santos. Jornalista profissional e apresentadora de TV. Assessora de Imprensa.
Curitiba - PR
Atualizado às 00h15 - Fonte: Climatempo
12°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 18°

12° Sensação
9 km/h Vento
100% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens
Terça (11/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias