Domingo, 09 de Maio de 2021 01:51
[email protected]
Blogs e Colunas Colunistas

Revista Nacional, edição de 19 de abril de 2021: a grande discussão sobre as vacinas

Entretenimento.

19/04/2021 13h19 Atualizada há 3 semanas
432
Por: Mhario Lincoln Fonte: Orquídea Santos.
capa
capa

REVISTA NACIONAL DE ORQUÍDEA SANTOS

19.04.21

A Palavra da Dra. Ana Carla C. Melo e Silva, Infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas/SP.

Todos vem acompanhando com mais ou menos atenção a questão de possíveis eventos tromboembólicos (considerados extremamente raros) notificados em vários países da Europa e com “potencial” relação causal, mas ainda “não estabelecida causalidade” com a vacina contra COVID19 da AstraZeneca (vacina de Oxford). Após extensa e detalhada avaliação da situação os órgãos internacionais - Agência de Medicamentos da Europa e Organização Mundial da Saúde e nacional - Anvisa, “mantiveram a recomendação de continuidade da vacinação com a vacina da AstraZeneca” por considerar os eventos reportados (que continuam em acompanhamento e investigação) serem extremamente raros, sendo os “benefícios da imunização superiores aos riscos”. 

Além de trabalhar diretamente com vacinação contra covid19 (vacina Coronavac - Instituto Butantan),  sou voluntária do estudo da vacina de Oxford na Unifesp e recebi minha 2ª dose da vacina no dia 05/04.

E por ser voluntária recebi o comunicado oficial da Anvisa que compartilho para que as pessoas que já tenham sido vacinadas (com 1º ou as duas doses) ou tenham parentes e amigos já vacinados com a vacina de Oxford, estejam cientes das ações contínuas que estão sendo feitas visando a segurança dos vacinados e trabalhando em prol do direito de vacinação e essencial importância dela para alcançarmos a imunidade coletiva. 

Estamos com cerca de 1.5 milhão de pessoas que não voltaram para tomar sua 2ª dose da vacina contra COVID19 no Brasil, enquanto se compreende que não temos outro caminho senão a vacinação em massa! Muitas dessas pessoas podem não ter retornado por desinformação de que a vacinação contra COVID19 com as vacinas que temos disponíveis no momento tem esquema vacinal com 2 doses, às vezes não estão sabendo sobre o intervalo entre essas duas doses - Coronavac a 2ª dose com intervalo de 28 dias e a de Oxford com intervalo de 120 dias.

Se for do seu conhecimento  pessoas que não foram tomar sua 2ª dose da sua vacina - CORONAVAC ou OXFORD contra COVID19, oriente, informe, esclareça essas pessoas sobre a EXTREMA importância desse ato, por sua causa “individualmente” e pelo BENEFÍCIO COLETIVO DE SAÚDE, SOCIAL e ECONÔMICO de se completar o esquema de imunização contra COVID19! Pensamento e atitude COLETIVOS!

Outra informação de essencial importância é que a proteção esperada só estará completa com as duas doses e ao receber a 2ª dose essa proteção desenvolvida pelo nosso organismo a partir da vacina estará formada em média após 14 dias da 2ª dose. Sabemos que essas vacinas irão prevenir de adoecermos com as formas moderadas e graves, hospitalização e morte. Contudo, ainda podemos nos infectar e desenvolver forma leve ou até ficarmos “assintomáticos”, mas nessas condições podemos transmitir o vírus. Por isso, é de fundamental importância a população estar consciente de que deve continuar com as medidas protetivas: uso de máscaras, distanciamento social, higienização das mãos constante e não aglomerar. Sabemos que só atingiremos a imunidade coletiva quando alcançarmos uma cobertura vacinal em torno de 70-80%. As nossas armas continuem sendo: vacinação em massa (que está ainda lenta) + medidas protetivas + acreditar na ciência!

Funcionamento do comércio da Ilha de São Luís no feriado de Tiradentes

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio lojista da Grande Ilha de São Luís tem autorização para funcionar no dia 21 de abril (quarta-feira), feriado nacional de Tiradentes.

De acordo com decisão firmada entre a Fecomércio-MA, os sindicatos empresariais filiados e os sindicatos que representam os comerciários, por meio das Convenções Coletivas de Trabalho, os estabelecimentos comerciais situados em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais poderão abrir as portas nesse dia das 9h às 18h, enquanto as lojas situadas nos Shopping Centers poderão funcionar das 10h às 21h.

FIEMA oferece suas instalações para a vacinação contra covid-19  

Sem previsão de fim para a pandemia da covid-19, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) vai mobilizar espaços em suas sedes regionais em seis municípios do Maranhão, para agilizar as ações de vacinação contra o coronavírus.   

A FIEMA ofereceu gratuitamente as prefeituras de São Luís, Bacabal, Imperatriz, Balsas, Açailândia e Rosário suas instalações para funcionarem como postos de vacinação.    

Segundo o Ministério da Saúde mais de 28 mil maranhenses que já tomaram a primeira dose da vacina contra covid-19, deixaram de tomar a segunda dose no prazo estipulado. No Maranhão, mais de 810 mil já tomaram a primeira dose da vacina.   

Além de ser o setor com maior impacto sobre os rumos da economia, a indústria é, também, o segmento que mais tem se mobilizado para ajudar o país a vencer a batalha contra a covid-19.   

"Ampliar a vacinação é o caminho certo para retomarmos a normalidade da atividade econômica em busca de maior desenvolvimento", afirma Edilson Baldez, presidente da FIEMA.    

RESPIRADORES – A FIEMA também colocou à disposição das prefeituras, o serviço de manutenção e restauração dos respiradores feito pelo Senai. Municípios maranhenses já receberam equipamentos recuperados pelo SENAI.   

O Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI mantêm um laboratório com uma equipe de especialistas para atender a demanda. Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento dos pacientes que apresentam sintomas graves a Covid-19, pois a Síndrome Respiratória Grave é um dos efeitos mais severos da doença. 

Karla Sarney.

A vereadora Karla Sarney durante toda sua campanha política abordou dentre suas principais propostas, o desenvolvimento do turismo, tanto a nível local como estadual. Durante este momento de pandemia, em que muitas empresas e trabalhadores foram duramente afetados, foi procurada por alguns representantes da área e pelo presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado do Maranhão (ABAV-MA), para que atuasse na busca de uma medida de socorro a este setor, neste contexto foi editada a Medida Provisória do Governo do Estado que criou o Auxilio Emergencial para o Setor do Turismo. Diante desta iniciativa a Vereadora buscou juntamente ao Secretário de Turismo do Estado, Catulé Júnior que tem tido uma excelente gestão à frente desta pasta e o Secretário Chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares que também se mostrou sensível a causa, a inclusão das Agências de Viagens no auxílio emergencial de turismo. Karla Sarney deu entrada a sua solicitação e prontamente foi atendida. Agora, as Agências de Viagens passarão também a receber o benefício. "Essa é uma excelente notícia! O governador do estado já deferiu a minha solicitação para o Turismo e esse auxilio vai ajudar bastante essa classe que está sofrendo por ter perdido sua renda devido à pandemia. E claro, que a paralização desses profissionais foi pelo bem de todos, pois cuidar da saúde é muito importante. Agora é só esperar o edital que será lançado nos próximos dias", afirma a vereadora.

Fábio Santos.

Paulista de Mogi das Cruzes, hoje Fábio Santos é um dos grandes nomes ligados à administração de benefícios e planos de saúde. CEO da Union Life que atua no território nacional, Fábio entrou na área aos 15 anos de idade. "Nós criamos um modelo de negócio, com gerenciamento diferenciado. Contamos com 300 profissionais em todo o Brasil" orgulha -se. Sobre a Union Life: A Union Life é uma empresa de administração de benefícios 100% nacional, composta por equipes que trabalham no desenvolvimento de programas que visam aperfeiçoar resultados clínicos e financeiros mais efetivos. Possui hospitais credenciados no Brasil em localidades como Palmas, no Tocantins (TO). Hoje a empresa tem a missão de se transformar na mais eficiente administradora de benefícios do Brasil, oferecendo acesso aos melhores planos de saúde, odontológicos e benefícios múltiplos a seus segurados.

Atualmente  a Union Life tem entre seus parceiros Bradesco Saúde, Porto Seguro, Sul América, Amil, Unimed, HapVida Odonto, entre outros.

Raquel Souza.

A gerente da rede do laboratório Cedro, Raquel Souza, tem exercido importante função nesse momento de grande demanda de solicitação de exames devido a pandemia. A eficácia de seu trabalho tem facilitado resultados rápidos e precisos.

G. Bogéa.

Destaque hoje para o editor do JP Turismo e membro do Conselho Ética e Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Seccional do Maranhão (Abrajet-MA), Gutemberg Bogéa, aniversariante desta segunda-feira, 19. Parabéns!

Palmeira.

A colunista social de João Pessoa (PB), Messina Palmeira está fazendo aniversário hoje. Desejamos muitas felicidades e bênçãos!

OCULUM SÃO LUÍS NO SHOPPING DA ILHA

Quem chegou para oferecer o melhor da moda óptica com grifes nacionais e importadas foi a Oculum São Luís. Essa é a proposta da nova franquia da rede Oculum, que abriu sua 31ª loja no Shopping da Ilha, na entrada da praça de alimentação no piso L3.

Com 23 anos de marcado a marca se consolidou no segmento premium não apenas pelo mix de luxo de armações e óculos de sol que comercializa, mas também pelo serviço diferenciado que preza pelo encantamento e satisfação máxima de cada cliente. A marca está presente em diversas cidades do país, em plena expansão nacional.

Os irmãos.

Os sócios e franqueados Igor Revoredo e Diego Silva não pouparam esforços para trazer a São Luís o que há de mais moderno em equipamentos ópticos, além de formar uma equipe de consultores locais treinados para oferecer o alto padrão de atendimento que é marca registrada das lojas da rede, presentes em diversas capitais do país.

Caption

A apresentadora Paulinha Lobão com um sofisticado modelo de óculos de sol by Oculum.

Rede Oculum.

Patrícia Kelly Braga e a filha Pietra e Guga Fernandes com o  consultor de estilo da rede Oculum 

 

 

Para alegrar um pouco, vale reprisar esta evento:

"

 

O.Santos.

* Jornalista da coluna "Bom Dia Sociedade", na empresa Jornal Pequeno, editora da REVISTA NACIONAL, no (www.facetubes.com.br) , apresentadora do Programa Social TV do Facetubes (Canal no Youtbe) e Assessora de Imprensa na empresa Tribunal de Justiça do Maranhão.Matérias podem ser enviadas para: [email protected]

 

 

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ORQUÍDEA SANTOS
Sobre ORQUÍDEA SANTOS
Revista Nacional de Orquídea Santos. Jornalista profissional e apresentadora de TV. Assessora de Imprensa.
Curitiba - PR
Atualizado às 01h37 - Fonte: Climatempo
13°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 18°

13° Sensação
9 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens
Terça (11/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias