Domingo, 09 de Maio de 2021 01:21
[email protected]
Blogs e Colunas Colunistas

Mulher Babaçu mostra mais uma maranhense que também deveria ser reverenciada todos os dias

Entretenimento.

25/04/2021 18h11 Atualizada há 2 semanas
996
Por: Mhario Lincoln Fonte: Uimar Junior
capa
capa

A força de LILAH LISBOA

Sua paixão pela música, em especial ao piano, formou todo uma geração.

Lilah Lisboa (1898 – 1979)

Filha de um português com uma brasileira, Lilah Lisboa nasceu em São Luís e sempre teve uma educação de esmero. Dava aulas particulares de piano em casa, mas também usava seu tempo para lecionar aulas de música no Liceu Maranhense, na Escola Técnica e no Colégio São Luís.

Raul Deveza em S.Luís-Ma.

SCAM - SOCIEDADE DE CULTURA ARTISTICA DO MARANHÃO

A fotografia antiga foi tirada na ocasião da estadia do pintor Raul Deveza(1891-1952). Raul Deveza foi um grande pintor carioca que veio para Maranhão onde ministrou aulas de pinturas ao ar livre como também fez diversas pinturas retratando as belezas de São Luís e Alcântara. A vinda do Raul Deveza foi promovida pela SCAM(Sociedade de Cultura Artística do Maranhão). A SCAM promovia programas de concertos e eventos de música erudita e "folclórica" como também promovia peças teatrais e exposições de pintura. A SCAM tinha como presidente uma liderança feminina: Lilah Lisboa.

Lilah Lisboa considerada uma das pianistas mais talentosas do Maranhão, chegou a ser elogiada pelo grande maestro Villa Lobos, ela tentou movimentar a cena artística do Maranhão com a SCAM, congregando a classe artística e empresarial para promover a vinda de artistas internacionais e artistas de outros cantos do nosso país para o Maranhão. A SCAM acabou com a ida da Lilah para o Rio de Janeiro, a sociedade já sofria muitas dificuldades com a debandada dos artistas maranhenses para outros centros e além de outras dificuldades que geraram muitos desgastes para a Lilah Lisboa.

À título de curiosidade: a antiga fotografia foi tirada em 1951, no antigo solar de Emílio Lisboa, pai de Lilah Lisboa. Emílio Lisboa foi um rico comerciante português que prosperou no Maranhão e fez moradia em um imenso solar localizado na Rua da Estrela, atual Escola de Música do Estado do Maranhão - Lilah Lisboa(@escolademusicadoma).

Imagens: Revista do Maranhão - via acervo @fmrb.ma /Acervo da Página São Luís de Antes e Depois.

OS 120 ANOS DE LILAH LISBOA

"

Em 27 de fevereiro de 2018 foi comemorado os 120 anos de Lilah Lisboa de Araújo. Sua paixão pela música, em especial ao piano, formou todo uma geração. Vamos assistir a matéria da Tv Brasil onde exalta todo seu talento e história de vida. Por isso, Piquenos, estou emocionada. Mais uma grande mulher talentosa, inteligente, empreendedora da nossa cultura. Tem que ser reverenciada todo dia. Orgulho de ser maranhense. VIVA, VIVA, LILAH LISBOA.

DIA DE VACINA 

O meu repórter, Uimar Junior, sábado passado, dia 23, foi tomar a primeira dose da vacina. O piqueno estava tão emocionado declarando sua alegria e ao mesmo tempo sua tristeza: "Hoje foi o dia da minha primeira vacinação. Acho que temos que comemorar. Ao mesmo tempo me dar uma tristeza por muitos não terem chegado a vacina.  Muitos amigos, parentes", desabafou... Veja o vídeo postado por ele nas redes sociais, vestido à caráter.

">

VÍDEOS E POESIA DE RAFAEL MARQUES

O nosso amigo Rafael Marques apaixonado por nossa ilha me mandou uma bela poesia e um vídeo:

SÃO LUÍS A PARNAÍBA

Do Golfão Maranhense ao Delta do Rio Parnaíba bem na divisa que nos une...

Como o cajueiro e o seu poeta

Duas lindas caboclas nordestinas do litoral: a Tupinambá ludovicense e a Tremembé parnaibana

A capital do Meio Norte é Patrimônio da Humanidade. A outra, Patrimônio Nacional.

Boeiras como são, Bumba meu boi do Maranhão e do Piauí

para louvar São João com o Batalhão da Maioba e o Rei da Boiada

Muitas histórias do Porto das Barcas à Praia Grande...

Encantos praianos do Calhau e da Pedra do Sal

Pontes Simplício Dias e São Francisco,

Cheiro de mangue no Anil e no Igaraçu

E na hora da refeição, muita caranguejada

Uma com Cajuína e a outra, com Jesus!

(Rafael dos Santos Marques)

 Para ver a matéria na íntegra, siga o link do facebook: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=4216683391676637&id=100000050538642&sfnsn=wiwspmo

 

Capa.

O LIVRO DE TATIANA ROCHA CRUZ

Dialogando com Paulo Freire

A presente obra propõe-se a refletir sobre a importância do processo de formação continuada de coordenadores pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista a melhoria das práticas formativas com base no pensamento freireano. O contínuo e incessante processo de aprimoramento dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) professores sinaliza a necessidade de preocupação para com a ampliação e a ressignificação dos seus saberes. Assinala-se que, ainda na atualidade, há amplo contingente de docentes que trabalham com os conteúdos apenas na perspectiva da transmissão, aplicando-os sem contextualizá-los e sem questioná-los. Este livro revela a importância da problematização em relação ao fazer pedagógico, incluindo a relação com os conteúdos, de modo que sejam aprofundados e considerados nos diversos contextos culturais e trabalhados na esfera formativa de modo mais abrangente, permitindo a abertura ao diálogo, o redimensionamento da relação espaço-tempo e, sobretudo, a consideração de cada educando como pessoa em sua inteireza, a partir de sua história de vida. Daí porque um programa de formação de professores se configurará mais significativo ao promover a participação efetiva de cada profissional no processo de construção de suas práticas, tomando como ponto de partida a reflexão sobre seu fazer. O legado do educador Paulo Freire tem como central a dignidade da pessoa humana e, para tanto, incita a que professores, coordenadores pedagógicos, gestores e demais atores do campo educacional, incluindo a esfera das políticas públicas, estabeleçam o movimento reflexivo em relação à prática, a ponto de gerar a conscientização e a assunção desses enquanto agentes transformadores não só para ressignificar o espaço escolar, mas também para reinventar o espaço social, de modo a torná-lo mais justo, democrático e solidário.

">

Tatiana.

QUEM É TATIANA?

Maranhense de São Luís. Mestra em educação e currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Desenvolve estudos e pesquisas sobre o pensamento de Paulo Freire , os quais foram ampliados na Cátedra  Paulo Freire (2015- 2017). Participa da Rede Freireana de Pesquisadores . Desenvolve , na condição de formadora , a Formação Continuada de Coordenadores/as Pedagógicos /as na Rede Municipal de Educação de São Luís do Maranhão. Integra a Superintendência de Modalidades e Diversidades Educacional , da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão Desenvolve estudos sobre: formação de professores/as pedagógicas/as, educação de jovens e adultos , currículo, avaliação, gestão escolar e educação básica .E é membro do FÓRUM MUNICIPAL de Educação de Jovens e adultos de São Luís.

Performista Uimar Jr.

Serviço:Venda Livraria Amei - São Luís Shopping . Fez doações para o acervo da Biblioteca Benedito Leite e esta semana estará doando para a Biblioteca Municipal José Sarney .

Durante o lançamento festivo em São Luís do Maranhão, numa festa muito bonita e prestigiada, Tatiana Cruz teve a participação aplaudida e reverenciada do tio, Uimar Jr, que preparou uma performance exclusiva para o dia especial.

MARIANA LUZ

Eita piquenos que a matéria anterior da Mariana Luz foi só sucesso. Coincidência. Na mesma semana chegou o livro e já está a venda nas livrarias. Agradeço ao apoio de todos os comentários , que foram muiiiiitos. Beijos de Leite Babaçu . Vejam o link a seguir: https://www.ameilivraria.com/product-page/mariana-luz-murm%C3%BArios-e-outros-poemas

 

11 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
MULHER BABAÇU
Sobre MULHER BABAÇU
Coluna de curiosidades e cobranças públicas, assinada pelo performance Uimar Jr., sobre a vida maranhense.
Curitiba - PR
Atualizado às 01h16 - Fonte: Climatempo
12°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 18°

12° Sensação
6 km/h Vento
100% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens
Terça (11/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias