Domingo, 09 de Maio de 2021 01:54
[email protected]
Blogs e Colunas Colunistas

Hoje, a estreia da TV Mulher Babaçu com uma convidada especial: a artista plástica Telma Lopes

Telma Lopes integrou a equipe de cenógrafos da Rede Globo por 20 anos.

02/05/2021 20h01 Atualizada há 4 dias
1.045
Por: Mhario Lincoln Fonte: Uimar Junior
capa
capa

TELMA LOPES UMA ARTISTA VISUAL INDO E VOLTANDO...

ESCOLA DE ARTE GUARÁ

                A Escolinha de Arte Guará, Paço do Lumiar-Ma, criada em 2018 por iniciativa da artista visual, Telma Lopes, vem realizando ações de ensino/aprendizagem com as mais diversas expressões artísticas (teatro, desenho, poesia, dança, artes visuais e literatura) sobre o tripé apreciação, produção e reflexão.

                 Com o objetivo de proporcionar ao seu público infanto-juvenil, prioritariamente formado por crianças e adolescentes de 04 a 12 anos, estímulo à leitura e escrita e a liberdade criativa através de uma experiência construtiva de aprendizado prático e contextualização sobre preservação ambiental, convivência solidária e direitos humanos.

              A escolinha vem se sustentando por meio de doações e parcerias voluntárias de artistas locais, arte-educadores e afins que colaboram com recursos humanos, pedagógicos, infraestrutura, equipamentos e financeiros.

                Um dos compromissos da EAG é ampliar parcerias, por isso convidamos você para conhecer nossa instituição e também ajudar a colorir vidas.

Nosso endereço: Rua da escolinha Guará s/n. - Vila dos Pescadores, Paço do Lumiar-Ma

 

Contato. E-mail - [email protected]

Whatssap - 98 982479409

Conta para depósito - Bco Caixa Poupança ag- 0027 - op 013 - Conta 00065537-5

Telma Maria Lopes Coelho.

 

REDE GLOBO DE TELEVISÃO .

Nascida na cidade balneária de São José de Ribamar, Telma Lopes por mais de 20 anos integrou a equipe de base da Fábrica de Cenários da Rede Globo, onde trabalhou com pintura artística para a composição de cenários de novelas, programas e minisséries as mais diversas. Agora aposentada, ela decidiu retornar ao Maranhão, pois quer dividir tudo o que aprendeu com os conterrâneos.

CIDADE MARAVILHOSA/ILHA DO AMOR.

A artista mudou-se para o Rio de Janeiro na década de 1990, quando decidiu estudar na Escola de Belas Artes. Em São Luís, ela já integrava o Departamento de Artes Plásticas do Laborarte, mas queria se aprofundar e alçar voos mais altos. Depois de desembarcar na Cidade Maravilhosa e, após muito estudo, teve seu currículo aprovado pela Rede Globo. Atualmente a artista tem realizado diversas interferências artísticas no Centro Histórico de São Luís com arte urbana com a técnica de colagem tendo como personagens da cultura maranhense como Nauro Machado, Maria Firmina dos Reis, Ferreira Gullar, Nelson Brito e Maria Aragão entre outros.

Veja abaixo a estreia da TV Mulher Babaçu, com Telma Lopes

 ">

Fachada do Museu.

VOCÊ CONHECE O MUSEU DE GASTRONOMIA MARANHENSE?

O Museu da Gastronomia Maranhense já se tornou um atrativo sólido para quem visita São Luís. O espaço possui um acervo rico em memórias que estão intrinsecamente ligadas com a população local.

Agora, a partir de 2021, vai contar com um espaço ‘instagramável’ - ambiente exclusivo para registros fotográficos e interação com o ambiente - e também com uma área especial para exposições temporárias com diversos temas da gastronomia. O local receberá empresas, artistas e outros interessados em expor produtos relacionados à gastronomia.

Mesa posta.

O Museu possui várias estações com conteúdos únicos e que exploram temas como praias e frutos do mar, a Feira da Praia Grande, equipamentos artesanais usados pela população maranhense e também representações de personagens característicos do estado, como os pregoeiros, que vendiam produtos pelas ruas do Centro Histórico da cidade. Com a área de exposição temporária, o público poderá também interagir com conteúdos atuais e que estão ligados à história do Maranhão.

Perfeito.

É importante destacar que esta área amplia a perspectiva de movimentação do Museu. Antes da pandemia eram realizadas oficinas de culinária de forma presencial no Centro de Culinária Típica, localizado no 3º andar do prédio. Atualmente, está sendo inaugurado um projeto intitulado ‘Sabores e Cores dos Chefs Maranhenses’, onde serão gravadas receitas com chefs locais e de grande renome para divulgação nas redes sociais como o YouTube, Instagram e Facebook. O objetivo é difundir a gastronomia maranhense e mostrar a todos o potencial que o Maranhão possui.

pratos típicos.

"Piquenos vocês querem me matar é.... Estou passando mal. Já pensou eu sentar nessa mesa: Sururu no Leite de Coco. Sarnambi, Caranguejo Toc, Toc, Siri cozido. Peixe Pedra com Arroz de cuxá, Torta de Camarão e Caldeirada ( Camarão cozido com ovos e batata), Casquinha de Caranguejo. hummmmm...e a sobremesa de creme de bacuri, buriti. Suco então nem se fala, graviola, murici, cupuaçu ...

Pára, pára ...que não sou de ferro. Eu adoro tudo do mar até o marinheiro...EU NÃO CONSIGO ASSISTIR DE CAMAROTE “Nossa a comida tá A FULOTE”. Pronto já acordei.

Mudanças

Os museus ao redor do mundo têm criado diversas ideias para inovar e São Luís não está fora dessa estatística. “Estamos trabalhando com uma série de mudanças que, com certeza, farão do Museu da Gastronomia Maranhense ainda mais único. A primeira dessas mudanças é oferecer as exposições temporárias e criar um espaço ‘instagramável’, que significa oferecer ao visitante um espaço exclusivo para tirar fotos e mostrar que não só visitou, como também interagiu com o ambiente, tornando a experiência ainda mais marcante”, anunciou o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos.

Panelas de alumínio.

Êpa, êpa, êpa, quem vai explicar as panelas de alumínio aí penduradas sou eu:  No começo do século XX as panelas de alumínio foram substituídas pelas de ferro. Era uma grande novidade para as donas de casa, tanto de São Luís quanto do interior. "Piquenos", elas disputavam entre as vizinhanças quem tinha a panela mais ariada e brilhante. Tinham prazer de colocá-las penduradas, bem expostas na cozinha. Kkkk. Quando ia visitar a vizinha, ia logo "curiá" as panelas, se estivessem mais limpas e ariadas que a dela, ela corria para casa para deixar a dela melhor. kkkkk. A disputa virava fuxico na vizinhança.

Esta ação integra uma série de trabalhos que estão sendo realizados pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur). O trabalho já iniciado em janeiro de 2021 tem como pauta principal a atualização do turismo local para nível internacional, buscando atrair turistas em potencial e movimentar a economia da cidade por meio da atividade turística, o que contribui com inúmeros setores da sociedade.

Siga o perfil oficial do turismo no Instagram, o @setursaoluis, para ficar atualizado sobre as novidades para a capital maranhense.

 ----------------------------------------------------

Fonte de Pesquisa

Curador do Museu ENOQUE SILVA.

03/04/2021 17h12

Por Redação Agência (SECOM)

Comentários improvisado Mulher Babaçu.

Fotos - Mulher Babaçu. B

Conheça mais o Museu da Gastronomia através dos links:

https://www.saoluis.ma.gov.br/setur/institucional 

-----------------------------

 

18 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
MULHER BABAÇU
Sobre MULHER BABAÇU
Coluna de curiosidades e cobranças públicas, assinada pelo performance Uimar Jr., sobre a vida maranhense.
Curitiba - PR
Atualizado às 01h37 - Fonte: Climatempo
13°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 18°

13° Sensação
9 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens
Terça (11/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias