Quarta, 16 de Junho de 2021 22:22
[email protected]
Blogs e Colunas Colunistas

Nesta edição de 30.05.2021, as notícias da sociedade em destaque: Revista Nacional de Orquídea Santos

Entretenimento.

30/05/2021 10h29 Atualizada há 2 semanas
109
Por: Mhario Lincoln Fonte: Orquídea Santos.
capa
capa

Capa: Diretor da FIEMA, Fernando Renner explica ações do SESI em Alcântara para o Ministro Pontes.

REVISTA NACIONAL ORQUÍDEA SANTOS (30.05.2021)

SESI Itinerante realiza mais de 2.700 atendimentos de saúde em Alcântara

Depois de atuar em abril no apoio a vacinação contra a Covid-19 na cidade de Alcântara, o Sistema FIEMA por meio do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA), finalizou nesta sexta (28) o SESI Itinerante. Trata-se de uma série de ações de saúde que aconteceram na sede do município e nas agrovilas de Alcântara (Peru, Cajueiro, Pepital). Foram realizados nessa semana, 2.782 atendimentos e mais de 1100 pessoas que foram beneficiadas com serviços oftalmológicos, odontológicos, alimentação e nutrição, oficina de sucos regionais circuito saúde com aferição de pressão e teste de glicemia, curso de informática, formação continuada para diretores, coordenadores e professores da rede municipal de educação, em várias habilidades e competências exigidas pela nova BNCC, além da distribuição de mais de 1500 máscaras de tecido. 

Toda essa iniciativa é uma contribuição do Sistema FIEMA por meio da Comissão de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA), realizada na cidade de Alcântara com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, o ministro da Educação, Milton Ribeiro e representantes do Ministério da Agricultura e Turismo.

Lima, Mendes e Pontes.

Diogo Lima, do SESI, Aluisio Mendes, deputado federal e o ministro astronauta Marcos Pontesem Alcântara.

A CDI-CEA tem a missão de formular, propor e monitorar o Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA). Toda a ação itinerante seguiu os protocolos de saúde e segurança de combate à covid-19.

"Essa é mais uma ação do Programa de Desenvolvimento integrado para Centro Espacial de Alcântara, o PDI - CEA, que está sendo coordenado pela CDI –ICEA. Um dos pilares do programa também são os atendimentos socioeconômico educativo para a população da região e o SESI e SENAI estão aqui nesse momento no povoado Cajueiro, fazendo esses atendimentos visando trazer alívio para essa população menos assistida. Esse é um pontapé inicial e acredito que haja uma articulação mais tarde com a prefeitura para que essas ações ocorram novamente", destaca o diretor da FIEMA e coordenador do GT-FIEMA "Pensar o Maranhão", Luiz Fernando Renner.

Fiema/Ministro Pontes.

Ministro Pontes ao lado do diretor da FIEMA, Fernando Renner, Diogo Lima e o deputado Aluísio Mendes.

"O SESI em nome do Sistema FIEMA está aqui em Alcântara, integrado as ações do CDI/CEA para realizar esses atendimentos. Essa é a demonstração do comprometimento da Agência Espacial Brasileira, do Governo Federal e das entidades maranhenses do setor empresarial com o desenvolvimento de Alcântara, preparando a cidade para as oportunidades que surgirão com o Centro de Lançamento", disse o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima que agradeceu o apoio logístico e de transporte do Centro de Lançamento de Alcântara. 

"Parabenizo a FIEMA por esse trabalho a todas as unidades que participam aqui também, Sesi, Senai, a todos aqueles que dedicam tempo para ajudar essas pessoas e eu sei que não é só aqui, tem feito esse trabalho em vários lugares, é uma ação de estrema mobilidade operacional. Eu tenho muita honra em dizer que fui aluno do SESI e fui aluno do SENAI então quando eu vejo isso aqui já me dá muito orgulho, a satisfação é dupla, primeiro em poder participar com vocês e segundo porque faço parte da família. Parabéns a todos!", destacou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

SESI/FIEMA.

Ministro Pontes ao lado do ministro da Educação e representantes do SESI e da FIEMA em Alcântara.

Presente a visita, o diretor do SENAI, Raimundo Arruda, destacou que a entidade está de mãos dadas com a Agência Espacial Brasileira, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Governo Municipal, com o objetivo em conjunto de buscar sustentabilidade para o município de Alcântara.

"O SENAI elaborou um portfólio à altura do que o município de Alcântara necessita, para que se possa promover não só a capacitação profissional como também serviço de tecnologia e inovação. Esse evento também é importante para a realização de parcerias, visando minimizar custos e melhorar a efetividade das nossas instituições.

Instrutoras/Senai.

O diretor do SENAI, Raimundo Arruda com o ministro Pontes, alunas e instrutora do curso de turbantes do SENAI.

Estamos conversando com o Reitor do IFMA, Carlos César, para que possamos desenvolver uma articulação conjunta no município de Alcântara, em benefício do nosso estado", finalizou o diretor do SENAI, Raimundo Arruda.

Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher: cuidados que vão além do corpo

Dia 28 de maio é o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher. Em tempos de pandemia mundial e de reclusão social, a maioria das mulheres acumularam mais funções no dia a dia, exercendo mais atividades e mais horas ativas de trabalho no home office, nos cuidados extras com a casa e com os filhos sem aulas presenciais.  Com toda a pressão psicológica que estamos vivendo, torna-se ainda mais importante o olhar atento e acolhedor para a saúde mental das mulheres.

Saulo Batista, coordenador do curso de Psicologia da Estácio, explica que os transtornos psicológicos são mais frequentes em mulheres, por conta da oscilação hormonal que acontece durante os ciclos menstruais, além da necessidade de exercer com perfeição diversos papéis, como a maternidade, carreira, casamento, entre outros. "Estudos mostram que os casos de depressão e tentativas de suicídio são de duas a três vezes maiores entre as mulheres do que em homens e os motivos são variados. Por isso, é importante procurar ajuda profissional e conhecer melhor o próprio corpo e ter hábitos saudáveis", avalia Batista.

O professor reforça que variações de humor são normais ao longo do mês, mas que situações tensas como uma pandemia, lockdown, preocupações no trabalho e com a família podem tirar o indivíduo do centro. "Por isso é importante ter atenção para a saúde mental e descobrir quais são os recursos de cada um para enfrentar os momentos difíceis. Cada pessoa, com sua história de vida única, vai lidar com as emoções de formas diferentes, por isso a necessidade de encontrar as formas de enfrentamento", pontua.

Reforço da Saúde Mental

A rotina diária deve manter o equilíbrio entre corpo e mente. Por isso, é importante avaliar como está a alimentação, o tempo dedicado para a atividade física, a qualidade do sono, o momento do dia de desacelerar e dar atenção ao que traz prazer.

Saulo Batista acredita que cultivar boas relações é fundamental, estar mais perto de quem se gosta, como os amigos e a família. A rede de apoio, formada por pessoas que nos transmitem segurança, é muito importante em momentos de vulnerabilidade. "É importante frisar que pensamentos negativos, desânimo, falta de energia são naturais e fazem parte da vida de todos. Não são sinônimos de adoecimento. O que é preciso ter cuidado é quando tudo isso perdura por muito tempo, nesse momento é importante procurar ajuda profissional", reforça.

Funcionamento do comércio na Ilha de São Luís no Dia de Corpus Christi

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que, no dia 03 de junho de 2021, o comércio na Ilha de São Luís poderá funcionar normalmente, apesar da data religiosa de Corpus Christi.

A Fecomércio-MA esclarece, ainda, que a data não é considerada feriado, não consta nas legislações municipal, estadual, tampouco federal e, portanto, o trabalho nesse dia é considerado normal.

Dia dos Namorados no Blue Tree São Luís

 O Blue Tree São Luís está com uma programação especial para a celebração do Dia dos Namorados  em 12 de junho. A atração da noite será a dupla composta por pai e filha: Bruna e Marcus Lussaray. Ambos são reconhecidos por seu talento musical e juntos se apresentam com músicas dos mais variados gêneros, como jazz, blue, nacionais e internacionais. A noite inclui, ainda,  promoverá um jantar à luz de velas assinado por Rilson Tiburtino. Vale destacar que todas as medidas sanitárias serão rigorosamente seguidas.

FOTOS & FATOS

Sandra Pereira.

A apresentadora de TV do 'Programa Inovação Em Foco' e colunista social, Sandra Pereira, de Florianópolis SC, foi eleita ano passado pela Evidency Eventos, Miss Turismo Brasil, categoria Sênior 2020/2021. – Sandra foi convidada pela proprietária  da  Evidency Eventos, Sany Jobim,  para ser jurada no Concurso Internacional  de Miss e Mister. O evento ocorrerá em São Paulo, no dia 17 de julho, dentro das normas de proteção.

 

Villa do Vinho Bistrô.

A aconchegante adega do restaurante Villa do Vinho Bistrô na Cohama tem sido disputadíssima nas celebrações intimistas em tempos de pandemia, a exemplos dos aniversários restritos aos familiares mais próximos. Quem aniversariou recentemente e comemorou com um jantar na Villa foi Danielle Vieira, sócia da InterMídia Comunicação Integrada. Ela se reuniu com o marido José Domingues, os filhos Matheus e Fabrício e a irmã Adriana Vieira para brindar mais um ano de vida e saúde. A mãe Maria Carmen e o irmão Mauro celebraram à distância, para se preservarem dos riscos da Covid19. Querida na imprensa e no meio empresarial, Danielle lamentou não poder reunir os amigos nessa data, mas ganhou bolo, flores e um lindo cenário temático para marcar com alegria e esperança a chegada dos seus bem vividos 50 anos. A Villa do Vinho já está liberada para eventos dentro das novas regras do Governo do Estado, e segue cumprindo com rigor os protocolos de higienização do ambiente, uso de máscara e álcool em gel além de distanciamento entre as mesas do bistrô. Na foto, a aniversariante Danielle Vieira com o marido José Domingues Neto e os filhos Matheus e Fabrício.

 

Revista Nacional.

* Jornalista da coluna "Bom Dia Sociedade", na empresa Jornal Pequeno, editora da REVISTA NACIONAL, no (www.facetubes.com.br) , apresentadora do Programa Social TV do Facetubes (Canal no Youtbe) e Assessora de Imprensa no Tribunal de Justiça do Maranhão. Matérias podem ser enviadas para: [email protected]

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ORQUÍDEA SANTOS
Sobre ORQUÍDEA SANTOS
Revista Nacional de Orquídea Santos. Jornalista profissional e apresentadora de TV. Assessora de Imprensa.
Curitiba - PR
Atualizado às 22h12 - Fonte: Climatempo
10°
Céu encoberto

Mín. Máx. 15°

° Sensação
13 km/h Vento
94% Umidade do ar
40% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 13°

Nublado
Sexta (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 13°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias