Sábado, 20 de Abril de 2024 02:51
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Blogs e Colunas Colunistas

A Mulher Babaçu desvenda alguns mistérios com relação ao primeiro reduto de São Luís

Com conviados especiais

06/06/2021 18h00 Atualizada há 3 anos
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mulher Babaçu
capa
capa

COLUNA DA MULHER BABAÇU

06.06.2021

 ASSISTA O VÍDEO, ANTES DE LER E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

">

 

BICICLETÁRIO.

Bicicletário.

A grande Surpresa:

O repórter Uimar Jr., da TV MULHER BABAÇU, fica surpreso ao ouvir depoimento de um transeunte que encosta sua bicicleta na ‘coisa’ construída em plena praça João Lisboa, no centro de São Luís.

Tem gente que até hoje pergunta o que é aquilo que colocaram em plena praça. Seria uma obra de Arte Moderna? Então, a Mulher Babaçu mandou seu repórter averiguar. Outro dia tinha até roupas estendidas< mas afinal, o que realmente é? Veja o vídeo abaixo.

" 

 

Foto memória.

Foto memória.

Personagem Raimundo (Uimar Junior) e Ana Rosa (Nila Bittencourt) com texto performático. Palestra do Salgado Maranhão em uma dessas edições do Café Literário organizado pela nossa querida Ceres Fernandes. Nauro Machado, Arlete Nogueira e  o professor Alberico Carneiro. Boa memória onde tínhamos um belo projeto.

Ana Rosa também nutre sentimentos por Raimundo e o casal resolve fugir. Na hora da fuga, eles são surpreendidos por Padre Diogo e mediante a confusão, Raimundo é morto por Luís Dias, seu rival. Ana, que estava grávida de Raimundo, fica em choque com a morte de seu amado e acaba abortando a criança. Para quem leu “O Mulato”, de Aluísio Azevedo deve se lembrar muito bem dessa cena. Aliás, a performance foi uma produção performática -Cia Beto Bittencourt, na pessoa da amada Joana Bitencourt, da Academia Poética Brasileira.

 

Foto do Forte de Santo Antonio da Barra na Ponta D'áreia.

CONSIDERAÇÕES SOBRE OS FORTES SARDINHA E SANTO ANTONIO DA BARRA

*Com informações publicadas pela Academia Ludovicense de Letras

Mulher Babaçu a matéria que você me pediu para pesquisar sobre o FORTE SARDINHA me deixou todo baratinado, piquena. Primeiro pensava que era a mesma coisa, mas não. Para explicar melhor essa dúvida eu procurei o historiólogo Antonio Noberto. Turismólogo, pesquisador, escritor e Membro fundador da Academia Ludovicense de Letras e Curador do Museu da França Equinocial de São Luís.

O QUE DIZ NOBERTO: De acordo com Antonio Noberto, a Praça Botafogo, ao lado do Conjunto Basa, no bairro São Francisco, foi palco da primeira construção europeia no Maranhão que se tem conhecimento. Foi ali que, no final dos anos mil e quinhentos, os primeiros moradores franceses instalaram um forte com quatro peças de artilharia para proteção de um reduto gaulês que fazia a ligação entre o Amazonas e os portos franceses da Bretanha e da Normandia. O reduto francês, protegido pela artilharia do Forte, que dava suporte às atividades no Porto de Jeviré e a feitoria, instalados na Ponta da Areia. Ele também guarnecia Uçaguaba/Miganville, no Vinhais Velho, acessível pela entrada da Ilha, que se dava pelo Rio Maioba ou Cutim, atual Rio Anil.

O EMPREENDIMENTO GAULÊS: o historiólogo também teceu comentários sobre o empreendimento gaulês no norte do Brasil e a necessidade da população valorizar a presença estrangeira dos idos coloniais, pois nesse período, “enquanto o estrangeiro esteve nestas terras disputando o território com os portugueses não houve a dizimação do índio e muito menos a escravização do africano”. Somente quando o estrangeiro foi vencido, expulso e marginalizado é que os portugueses ficaram livres para dizimar, escravizar e implantar a cultura do privilégio”, destacou Antonio Noberto. Segundo ele, hoje acontece algo parecido, vez que “a implantação da atual precarização no Brasil está sendo precedida da desvalorização dos modelos estrangeiros, seja de franceses, holandeses e de vários outros que trouxeram para cá o tesouro da educação, do conhecimento e da ética”, finalizou.

Encontrar o local onde existiu o Forte Sardinha foi um desafio feito por Rubem Almeida em 1955, que falou para seus alunos pesquisarem o local onde existiu o forte para ali implantar um memorial dizendo que, nele, São Luís passou de mãos francesas para mãos portuguesas.

 ONDE COMEÇOU SÃO LUÍS? 

Então deixa eu entender melhor. O Forte Sardinha é o reduto que deu origem a São Luís e não o Forte de Santo Antonio da Barra como se pensava antes. É isso mesmo piqueno? Fala aí turismólogo amigo Antonio Noberto:

"

 

Caption

Você sabe mesmo o que é CORPUS CHRISTI

 Na quinta-feira passada, dia 05.06 foi o feriado de Corpus Christi. Mas vocês sabem, pequenos, qual é o seu significado? Como tem muita gente que não sabe, vou dar a dica. Anota aí:

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento católico em que os fiéis recebem na missa uma partícula para ele ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo. E para mim como católica, é. Duas poetas se inspiraram na data para fazerem suas quadras poéticas:

Corpus Christi solidário

Em algum lugar do mundo

Não se importe com o lendário

Pratique amor bem a fundo

(Beth Iacomini/MG)

 

Pratique amor bem a fundo

como Cristo nos ensina

ser solidário no mundo...

deve ser a nossa sina!

(Dilercy Adler/MA)

 

O QUE É CAPOTERAPIA?

(Fotos do vídeo: Jonhatan Bertholdo)

O Prof. Roberto Soares vai nos explicar direitinho tudo no vídeo que gravou. O que admiro no professor além da criação da capoterapia é essa reinvenção de como continuar trabalhando dentro dessa pandemia sem que os componentes ficassem de praticar. Vamos ouvir o professor:

"

24 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Karollyne FreitasHá 3 anos Paramaribo- SurinameEu tive a honra de conhecer, aprender um pouquinho, ver e participar e sei como os benefícios da capoterapia é gigantesco não somente aos idosos, aos jovens também. Trabalho muito maravilhoso, sucesso sempre Mestre Roberto!
Karla CarvalhoHá 3 anos São Luís MaranhãoConheço, o trabalho do Professor Roberto. Mto bom, esse projeto é além de acolhedor, íntegra os familiares e idosos as atividades físicas, tornando-os ativos, onde faz um resgate maravilhosooooo, entre as manifestações culturais e a as atividade física.
Florizaldo dos Santos M. Costa / Mestre BaéHá 3 anos São Luís-MaA capoteraoia é um novo geito de valorizar a vida de firma saudável oferecendo um verdadeiro bem estar social que enriquece a cada dia seu tempo dando mais mobilidade ao corpo humano .( Mestre Baé )
Daniela RaposoHá 3 anos São LuísÓtima matéria!!!!
Lorenna AlvesHá 3 anos São Luís - MAO capoterapeuta Roberto é sempre muito preciso... Ótimo profissional
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mulher Babaçu
Sobre Mulher Babaçu
Personagem criado pelo ator e estatuísta Uimar Junior para contar histórias populares e folclóricas do Maranhão.
Curitiba, PR
Atualizado às 00h05
13°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 24°

12° Sensação
2.06 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/04)

Mín. 12° Máx. 26°

Tempo limpo
Amanhã (22/04)

Mín. 14° Máx. 27°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias