Sábado, 27 de Novembro de 2021
20°

Alguma nebulosidade

Curitiba - PR

Blogs e Colunas ENTREVISTA especial

Mulher Babaçu convidou seu repórter Uimar Junior para entrevistar Itaércio Rocha

Tem um trabalho exuberante no Brasil. Mora em Curitiba-Paraná.

14/06/2021 às 11h45 Atualizada em 20/06/2021 às 10h01
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mulher Babaçu
Compartilhe:
capa
capa

UM GRANDE ARTISTA MARANHENSE

Itaércio Rocha é um artista multimídia. Passou pelo Laborarte, ninho artístico em São Luís, de onde saíram grandes talentos para o Mundo. Hoje, a Mulher Babaçu dedicará sua coluna inteira para homenagear esse artista nascido em Humberto de Campos (MA). 

Para entrevistá-lo numa LIVE, Uimar Junior se caracterizou de Catirina, essa figura emblemática do folclore, personagem principal do Rito do Bumba-Meu-Boi. 

"Vocês vão ouvir o que eu ouvi. Itércio Rocha confessou que somente um grande amor para fazê-lo sair de São Luís e ganhar o Mundo, fixando residência, depois, em Curitiba. Tá vendo piquenos que o amor ainda é capaz de mudar o Planeta. É o que eu sempre digo pra vocês", opina a Mulher Babaçu após assistir emocionadíssima ao vídeo que vem a seguir:

A ENTREVISTA EXCLUSIVA

"

QUEM É?

Multiartista e pesquisador em culturas populares, pós-graduado em Estudos Contemporâneos em Dança, pela Federal da Bahia e Faculdade Angel Vianna, graduado em Educação Artística, com habilitação em artes cênicas, pela Faculdades de Artes do Paraná. Atuou e dirigiu espetáculos junto ao grupo Mundaréu, em Curitiba de 1997 a 2014. Possui dois CDs solos e autorais “Chegadim” (2006) e “Caboclo” (2018), além dos Livros/Cds “Como é Bom Festa Junina II e III”, escreveu ainda o livro “Como Diz o Ditado” (parcerias com Mara Fontoura). Lançou também os CDs “Cancioneiro Popular” e “Encanto de Brincar”, junto ao Hospital Pequeno Príncipe em 2009 e 2013, respectivamente. Coordenou o Bloco Pré Carnavalesco Garibaldis e Sacis, em Curitiba, de 1999 a 2016. Em 2018, elaborou e executou o projeto Cirandas Brasileiras, também junto ao Hospital Pequeno Príncipe. Em 2019, concebeu e dirigiu o espetáculo “O quintal de D. Guilhermina”, com elenco e músicos do Rio de Janeiro. Em 2020, coordenou e fez a direção artística do projeto Brincanto, composto por oficinas, clips e um CD, tendo o Hospital Pequeno Príncipe como instituição beneficiada.

Vídeos de Itaércio.

1 - Uma homenagem a D. Teté: "Na festa de aniversário de Dona Teté no Maranhão em 2019!!!  No Araiá de Santo Antônio em São Luís / MA!!!".

">

2 - "Caboclo somos todos nós, este gene que invadiu o sangue das gentes desde o princípio; é memória cultural que nos faz desejosos das farinhas de mandioca, mate e açaí; nossa infinita disponibilidade para a fé, a festa e o trabalho; nossa imensa vontade de nos misturar, cultuar a natureza e amar". Performance inesquecível ao lado dos músicos Matheus Braga (Violão, guitarra e voz), Bruno Klammer - Odé (Bateria e voz) e Max do Carmo (baixo e guitarra).

"

3 - “Viva la vida! Viva, viva la vida!”. O bumba-boi entrou na dança. Clique pra ver: https://www.youtube.com/watch?v=iHhA6ynwRjE

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias