Domingo, 25 de Julho de 2021 09:04
[email protected]
Internacional ENTREVISTAS

Maiêutica: os segredos de Bita do Barão, um dos mais poderosos Pais de Santo do Brasil

Entrevista concedida aos jornalistas Mhario Lincoln e José Salim.

06/07/2021 11h03 Atualizada há 3 semanas
668
Por: Mhario Lincoln Fonte: Divulgação
Crédito: Google
Crédito: Google

Uma das entrevistas exclusivas que fiz (ao lado de meu amigo, jornalista José Salim Rosa foi com um dos mais respeitados babalaorixás do Brasil: Bita do Barão, com tenda na cidade de Codó-MA. 

Ele praticava o Terecô, uma das denominações das religiões afro-brasileiras. Em pouco mais de 5 minutos ele conta duas revelações surpreendentes, só contadas (pelo que nós pesquisamos) nessa ocasião. Em vida - e em estado puro - se chamava Wilson Nonato de Sousa, porém, quando recebia seu guia, tornava-se uma figura carismática e incorporava Bita do Barão, cujo trabalho na cidade de Codó (MA) ganhou fama mundial e atraiu políticos e artistas. 

Ele morreu dia 18.04.2019, aos 86 anos, após ficar dez dias internado no 'Hospital São Paulo', em Teresina, devido a uma infecção pulmonar. 

Sua filha, Janaína e familiares, assinaram nota informando que "(...) por mais que um dia a morte chegue para o Mestre Bita, seu trabalho na terra nunca irá parar. Seus seguidores e sua filha Janaína dará continuidade a tudo que ele deixará aqui. Ao longo dos anos ele já a vinha preparando sua filha para permanece no seu lugar após sua partida. Salve o nosso mestre Bita do Barão".

Nessa rápida entrevista (5 minutos retirados de uma conversa que durou mais de 2 horas), Wilson Nonato de Sousa (Bita do Barão), nascido em Codó, no Maranhão, em 10 de julho de 1932, conta sobre o apelido Bita e porque incluiu sobrenome 'Barão de Guaré', numa homenagem aos orixás de sua tenda Rainha Iemanjá.

E mais: revela dois segredos que deixaram o forte Bita do Barão, abalado. Confira abaixo:

">

8 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 08h53 - Fonte: Climatempo
12°
Alguma nebulosidade

Mín. 10° Máx. 25°

12° Sensação
6 km/h Vento
71% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Terça (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias