Domingo, 19 de Setembro de 2021 02:34
[email protected]
Blogs e Colunas Colunistas

EXCLUSIVO: Mulher Babaçu convida a maranhense Fátima Melo - San Francisco/EUA - para entrevista

Muita coisa interessante. Sabia que a estátua de Rodin está em San Francisco, não no Louvre, em Paris?

01/09/2021 19h56 Atualizada há 5 dias
1.429
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mulher Babaçu
Uimar e Fátima.
Uimar e Fátima.

Entrevista Exclusiva/Direto de San Francisco, na Califórnia

A convite da Mulher Babaçu, o ator performista Uimar Junior se vestiu de Pássaro Rangedor para entrevistar uma das maranhenses ilustres que reside há muito tempo em San Francisco na Califórnia, seguindo o programa de trazer a esta coluna figuras ilustres que moram fora de seu estado de origem. No assunto, o Mundo da Diversidade em San Francisco, na Califórnia. Fátima fala muitas coisas interessantes. Inclusive confidencia uma coisa que muitas pessoas não sabiam: a estátua "O Pensador", de Auguste Rodin, a original, não está no Museu do Louvre, em Paris, como se pensava. Mas, em um local privilegiado na cidade de San Francisco. Essas e outras histórias Fátima conta com experiência de quem já mora por lá há muito tempo. Lá, também, foi criada a famosa Bandeira do Arco-íris, símbolo dos movilentos de liberdade e respeito, sexuais.

Quem é Fátima Melo?

Maria de Fátima Pereira de Melo de Faria nasceu no dia 04/01/1954 em São Luís-MA. Sempre estudou em escolas públicas e somente em uma escola privada quando concorreu e foi selecionada para uma bolsa de estudos. Os dois Cursos Superiores(Direito e Hotelaria) foram feitos na Universidade Federal do Maranhão. O sonho de morar na América veio desde seus 15 anos quando iniciou o Curso de Inglês e, na época, fez o teste de intercâmbio cultural para vir morar por seis meses com uma família Americana. Infelizmente seus pais não puderam arcar com os custos da viagem.

Fátima Melo.

Aos 17 anos, participou do I Festival de Música Popular do Maranhão com a música “Passeata”, de sua autoria. Ficou entre as 15 classificadas e teve a honra de receber nos bastidores do palco o poeta Bandeira Tribuzi que veio lhe parabenizar. No mesmo Festival, o poeta apresentou sua música “Louvação a São Luís”, que mais tarde tornou-se o Hino oficial da cidade. Aos 18 anos decidiu fazer o primeiro curso de pára-quedismo realizado em São Luís, o que deixou sua mãe desesperada e seu pai, mente aberta, morto de feliz. Trabalhou na atividade jurídica bancária por 25 anos, e ao mesmo tempo mantinha seu Escritório de Advocacia. Foi Diretora Social do Iate Clube de São Luís por 2 mandatos, quando decidiu realizar eventos voluntários em prol de entidades filantrópicas, tais como a Escola de Cegos e, posteriormente, para a Associação Lar de Maria que assiste as crianças filhos de hansenianos. Os anuais Chás de Amizade, com renda voltada para essas entidades, tornaram-se famosos. 

Casou, divorciou, teve 2 filhos e só então, aos 48 anos, o sonho de morar na América foi realizado. Pediu as contas do Banco, fechou seu escritório e, em outubro de 2003, foi se aventurar em San Francisco, Califórnia, sozinha, com a cara e a coragem. Cansada de escritórios e burocracias, decidiu trabalhar com crianças, o que muito aliviou sua solidão. Na América, casou e, três anos depois, ficou viúva e adquiriu a cidadania Americana. Também em Faculdade Pública, fez na América o Curso de Pedagogia voltado para a defesa da criança, Child Development Advocacy, que, juntamente com boas referências das famílias Americanas,  abriram as portas para excelentes trabalhos na área infantil. Bom humor, solidariedade, humildade, respeito e amor ao próximo, são suas marcas registradas.

Caption

Pássaro Rangedor

A história do Pássaro Rangedor, criado pelo performer Uimar Junior é cheia de atos de coragem. Esse personagem foi idealizado por Uimar para defender os locais ameaçados de destruição natural, como, por exemplo, em 2011, quando a área ecológica do Rangedor foi separada para a construção da Assembléia Legislativa do Maranhão, fato que gerou muitos protestos na Ilha de São Luís.

"Foi realmente um paradoxo, pois eles mesmos (os deputados), decretaram uma Lei de Defesa da Reserva do Rangedor e, agora, desfizeram tudo, aprovando a construção de centenas de metros quadrados de cimento armado para a construção desse Gigante Branco", disse, à época, o artista Uimar Junior.

Ao longo dos anos o Pássaro Rangedor tem feito outros protestos, o que reforça a ideologia do artista e os objetivos desse personagem, cuja coreografia (veja no vídeo abaixo,  na íntegra da entrevista com Fátima Melo), foi inspirada no voo de aves nativas.

A Cidade de São Luís e muito de seus moradores agradecem demais às ações como essa, disponibilizadas pelo ator Uimar Junior. Tanto que o Pássaro Rangedor (foto) é símbolo da luta em defesa da biodiversidade de São Luís, dos biomas, dos manguezais e de toda a Fauna e Flora, na maioria, ainda ameaçadas pela modernidade incosciente, que tem devastado boa parte do que resta das florestas e dos locais que são relicários e muitos animais, em cujo estuário, se multiplicam.

A ação do Pássaro Rangedor, por isso, é um símbolo dessa luta e assim continuará "enquanto vida eu tiver, defenderei com unhas e dentes a fauna e a flora de minha cidade", diz o ator Uimar Junior.

ENTREVISTA/VÍDEO

">

 

38 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mulher Babaçu
Sobre Mulher Babaçu
Coluna de curiosidades e cobranças públicas, assinada pelo performance Uimar Jr., sobre a vida maranhense.
Curitiba - PR
Atualizado às 02h30 - Fonte: Climatempo
16°
Nevoeiro

Mín. 15° Máx. 27°

16° Sensação
6 km/h Vento
100% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Terça (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias