OMuseu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) lançou o projeto Pesquisadoras no MAC, como parte de uma série de atividades que aproximam o Museu de universidades e cursos livres de artes visuais. O objetivo é dar maior visibilidade e trazer à discussão pública algumas pesquisas acadêmicas no campo da arte que são realizadas em instituições de ensino superior do Paraná.
Ampliando esses diálogos e rompendo fronteiras entre museu e academia, o setor Educativo do MAC-PR convidará três pesquisadoras para conversas abertas no Instagram@mac_parana, sempre com mediação do Educativo. A primeira convidada é a professora e pesquisadora acadêmica Keila Kern, que participa do bate-papo ao vivo no Instagram do MAC nesta quinta-feira (30), a partir das 15h.
Kern foi diretora do Centro de Área de Artes Visuais entre 2016 e 2018 e é professora adjunta de História da Arte com pesquisa em Arte Contemporânea: produção, recepção e distribuição. Sua tese "Marcel Broodthaers: Museu de Arte Moderna, Departamento das Águias. Agora em Português" recebeu Menção Honrosa do Prêmio Tese Destaque USP 2015, na área de Letras, Linguística e Artes.
AÇÕES FORMATIVAS -Segundo a diretora do MAC-PR, Ana Rocha, a idealização da proposta Pesquisadoras no MAC veio da equipe do setor Educativo do museu, como parte de uma intervenção dos estagiários na estrutura da programação. “Esse projeto é um resultado de uma participação ativa dos estagiários do museu na formulação da nossa programação, com liberdade de proporem ideias que contam com o suporte do MAC para tirá-las do papel”, afirma.
Para a diretora, a valorização do trabalho dos estagiários também perpassa o caráter formativo inerente ao museu. “Uma das propostas realizadas pela diretoria para nós estagiários foi a de desenvolvermos projetos de intervenção, e foi daí que nasceu essa ideia”, afirma a estagiária do setor Educativo, Marina Raimundini. “A liberdade e o suporte fornecidos pela diretoria do MAC foram essenciais para o desenvolvimento dessas ideias”.
As lives do projeto Pesquisadoras no MAC acontecerão até novembro. Confira a agenda:
30/09 - Educativo do MAC-PR convida Keila Kern.
20/10 - Educativo do MAC-PR convida Roberta Stubs.
16/11 - Educativo do MAC-PR convida Milla Jung.
SERVIÇO
Pesquisadoras no MAC: Keila Kern.
Quinta-feira (30) às 15h
Transmissão ao vivo pelo Instagram @mac_parana
GELMA: 6 anos GELMA completa seis anos e transforma a literatura maranhense em pesquisa, memória e compromisso com as novas gerações
RESENHAS MHL Elisa Lago (APB-MA): a poesia que nasce dos rabiscos e aprende a tornar-se vida
EXCLUSIVO Entrevista exclusiva com o Maestro Fernando Mouchrek em Curitiba-Paraná
Ceará vive Cultura Literatura cearense ocupa a cena com sertão, memória e poesia escrita por mulheres
ESPECIAIS O Supermercado também tem prateleiras de arte e literatura. Anote e confira!
LIVROS MATAM? O que você sabe ou deve saber sobre a nova tendência intelectual, “book core”? Mín. 15° Máx. 28°
Mín. 16° Máx. 28°
ChuvaMín. 15° Máx. 28°
Chuva
Coluna de RUY PALHANO Ruy Palhano: “A alma nossa de cada dia”
Convidados & Parceiros 120 Anos de Nascimento de Luiz Rêgo – Um educador a frente do seu tempo
Coluna SILVÂNIA TAMER, Literatura, arte e eventos Jorge Lobo lança obra sobre crimes em licitações em São Luis.
Colunista Socorro Guterres COMO UM CÃO: O ABSURDO JURÍDICO EM O PROCESSO