Sábado, 27 de Novembro de 2021
24°

Alguma nebulosidade

Curitiba - PR

Blogs e Colunas Mulher Babaçu

Repórter da Mulher Babaçu, Uimar Junior ganha mensagem-luz do incomensurável André Lace

"A cada momento surpreendo-me com novos livros, teses, dissertações sobre Machado e o Direito, Machado e as Mulheres, Machado e Negritude".

28/10/2021 às 13h55 Atualizada em 28/10/2021 às 14h40
Por: Mhario Lincoln Fonte: divulgação
Compartilhe:
André Luiz e Uimar Jr. (Montagem ML).
André Luiz e Uimar Jr. (Montagem ML).

Prezado Uimar, amigo do casal Andrea & Geny, que tivo o prazer e a honra de conhecer em Viterbo, automaticamente é meu amigo. Mas é exagero, no que me diz respeito, falar em intelectualidade. Li alguma coisa no passado, de fato, suficiente para perceber que, para ser intelectual teria de ter lido muito mais. A terrível pandemia, entretanto, fez-me descobrir Machado de Assis, de quem até agora - veja você! - só tinha lido pequeno conto, cujo tema era Capoeiragem. Agora, não, embora já com 83 anos, tirei até de letra o tal falso mistério da Capitu, além de achar que a história foi mesmo inspirada em altas traquinagens do Bruxo do Cosme Velho. Mas que o mulato, pobre, favelado, epilético foi e continua sendo um cracaço na literatura brasileira, ninguém ouse duvidar. A cada momento surpreendo-me com novos livros, teses,

Fora isso, por acaso ontem, retomei a academia, com uma série ultraleve, pois estou mesmo pura pelanca e sem fôlego algum. Urge reagir, cosmi dieta leve também. A parte triste é que, tirando o álcool em gel, terei que dar um tempo em alguns outros tipos de álcool, da boa cachaça ao bom uísque, passando por um sem-número de coquetéis, como íris-café, moscou mule, uma caipirinha do Osvaldo (que já foi melhor) e muito vinho (outro tópico que venho estudando). Quanto ao meu acervo razoável sobre a cultura popular carioca, afro-brasileira, jazz, mma e capoeira, tentei doar para três instituições potenciais, nenhuma delas pode se interessar. Acabei o oferecendo um psicólogo holandês, boa gente, bom capoeirista, pesquisador atento, que sempre que vinha ao Rio aparecia para entrevista e escanear textos e fotos. Resumindo,

Pandemia parece que está sendo domada, penso começar pequenas viagens de carro e, mais adiante, de avião, esse é o plano-sonho, quem sabe se o Maranhão não entra nesse radar?

Parabéns pela Galeria e pelo estatuismo, a seguir, o endereço do meu site, sobrando tempo, honre-me com sua navegação: http://www.andrelace.com.br/ 

Outras opiniões

Leopoldo Vaz - André Lace o conheci em 2004… desde então nos correspondemos. Autor de um capítulo do Atlas do esporte no Brasil www.atlasesportebrasil.org.br

Eloy Melonio - UIMAR, que maravilha de relacionamento afetivo e cultural. Tanta sinceridade no texto de seu amigo faz bem a qualquer um. Já me sinto amigo-irmão desse senhor.

Capa.

QUEM É:

André Luiz Lacé Lopes , nascido em 1938 no Paraná, vive há 72 anos na Cidade do Rio de Janeiro. Jornalista e administrador, estudou no famoso e saudoso Ginásio de Nova Friburgo (GNF), na Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP / FGV - Bacharel em Administração Pública) e na Universidade de Syracuse, em Nova Iorque (mestrado). Autor de seis livros (um com versão em francês) e mais de trezentos artigos e crônicas sobre Administração, Cultura Popular e Esporte em geral. Tem participado de várias coletâneas literárias, destacando-se a antologia “Contempoemidade” (Mirfax, São Paulo) e “Juegos Florales” (aBrace, Montevidéu). Alguns contos e poemas premiados.

Das diversas Apresentações que vem fazendo, destacam-se como dos livros “A oitava Dama” (Angelo Romero, Petrópolis, RJ), “O comedor de Jia” (Pedrinho dos Santos, Sergipe), “A Certeza das Incertezas” (André Freire , Portugal), “Discografia da Capoeiragem” (Jeroen Verheul, Holanda), Do Vale-Tudo Brasileiro ao “Mixed Martial Arts” (João Alberto Barreto, Tatame, 2014).Dentre suas experiências profissionais, foi redator e produtor da Rádio Roquette Pinto, superintendente administrativo do Clube de Regatas Flamengo, Diretor do Escritório de Assuntos da Juventude, na OEA, em Washington DC, assessor técnico do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), e professor universitário. Atualmente, além dos livros e artigos que publica, vem realizando palestras pelo Brasil e exterior, já tendo visitado, até agora, 29 países. “Por último, mas não menos importante ”: é Mestre de Capoeira. 

 

BÔNUS-VÍDEO ESPECIAL

As inesquecíveis desvinculados de Uimar Junior para a TV Artesanal / VídeoTV do Facetubes

"

Nota do Editor: este vídeo foi ao ar no dia 31 de janeiro de 2018. A "Louca da Sé", como era conhecida, veio a falecer meses depois. Mas ficou o exemplo  de Solidariedade Humana por parte do nosso imortal APB Uimar Junior. Ele mesmo descobriu o paradeiro e prestou assistência dentro do que lhe foi possível.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias