Quinta, 19 de Maio de 2022

Poucas nuvens

Curitiba - PR

Brasil Entrevistas

"A Europa trouxe mais cultura e desenvolvimento para o Brasil e para o Maranhão", diz Antonio Noberto

Entrevista exclusiva ao jornalista Mhario Lincoln

17/01/2022 às 15h24 Atualizada em 18/01/2022 às 16h10
Por: Mhario Lincoln Fonte: Antonio Noberto
Compartilhe:
Noberto e Mhario Lincoln
Noberto e Mhario Lincoln

Exclusivas do Mhario Lincoln

Ainda na capital do Maranhão, final de dezembro de 2021, conversei demoradamente com o historiólogo e escritor Antônio Noberto, nas dependências da AMEI – Associação Maranhense de Escritores Independentes, presidida por José Viegas, no Shopping São Luís.

Noberto é defensor árduo da influência francesa na história da fundação de São Luís do Maranhão. Neste encontro ele afirma que o Brasil foi também muito influenciado pela cultura europeia. Inclusive o Maranhão, que chegou a ser considerado o 4º estado na hierarquia brasileira de desenvolvimento urbano e cultural.

Na verdade, o que Noberto afirma tem base em outros momentos, porque a cultura europeia sempre foi uma das principais fornecedoras de elementos culturais para o Brasil. Foram os europeus que mais migraram para o país. Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos. Além da cultura popular dos países europeus, foi trazida também a cultura erudita, marca essencial das elites intelectuais e financeiras. Um pouco depois, miscigenaram-se as culturas indígena e africana, com muita intensidade.

Hoje, conclui-se que essa vastidão cultural se deve a vinda desses povos com fluxos bem variados. Por outro lado, a grande dimensão territorial influencia por razões, até mesmo climáticas e geográficas, pois há muitas diferenças entre si. Isto é, o Brasil é plural no que concerne a sua cultura.

O historiólogo Antonio Noberto fala - nesta primeira parte desta esclarecedora entrevista - abaixo reproduzida, exatamente dessas influências que levaram São Luís a possuir condições que o levaram a ser São Luís a 4ª cidade mais importante do país, perdendo para o Rio de Janeiro (capital do Brasil), Salvador (antiga capital), e Recife (transformada pelos holandeses, em importante conglomerado urbano). 

A ENTREVISTA

">

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias